A Diferença Entre Materialismo e Necessitar do Material para Sobreviver

Por: Ricardo Chioro

Existe uma idéia errada de se desprender de forma total do material, só que isso não é possível porque vivemos em um mundo material do qual precisamos para sobreviver, e não só para sobreviver como nos realizar, que pode ser algo espiritual, depende do que buscamos.

Agente precisa comer para sobreviver, de abrigo, atividade física, até mesmo de lazer para nossa saúde emocional, para tudo isso precisamos lidar com o dinheiro, e não é materialismo ou errado fazer estas coisas, são necessidades próprias que precisam ser satisfeitas, até mesmo no plano espiritual vamos precisar de algumas destas coisas

Necessitar do material não significa materialismo.

Materialismo é dar mais valor, achar o material mais importante que o espiritual.

O Espiritual ser mais importante não significa que o material também seja necessário, inclusive para os propósitos espirituais, por exemplo: precisamos de dinheiro para uma terapia para desenvolver autoconhecimento, cursos que ensinam coisas espirituais como reiki, cura pranica, meditação, trabalhar energeticamente e poder ajudar os outros ou a nós mesmos, livro espiritualistas, pagar computador, luz e internet para poder ler artigos e ver coisas espirituais. Tudo isso desperta nossa consciência.

Outras formas de fins espirituais com o uso material: para ajudar os outros.

Uma pessoa precisa de dinheiro para comprar alimento para um mendigo, ajudar uma entidade beneficente ou ainda para manter uma entidade.

Uma pessoa que tem uma entidade beneficente precisa de dinheiro para ter o local que vai prestar auxilio, pagar luz, água e tudo que necessitar para manter este local, ou ainda uma pessoa que tem local religioso precisa de dinheiro para o local e tudo mais que necessitar, então precisamos do dinheiro para realizações inclusive espirituais, estamos num mundo material e precisamos usá-lo.

Algumas pessoas abordam o material como se tivéssemos que nos desprender completamente dele, sendo impossível, agente está no mundo material para vivermos uma experiência neste lugar, precisamos disto, isso trará nossa evolução.

Algumas pessoas acham que se desprender do material é viver no mato e meditar o dia todo, só que com isso não está ajudando as pessoas, mas sim utilizar o material para dar comida a quem tem fome, um abrigo a quem tem frio, amparo e ajuda, isso sim faz o bem.

Tem pessoas que acham que não devem nem mesmo comer comida do mundo material, mas viver de luz, Buda praticou isso, sofreu muito, ficou esquelético e disse que isso não levava a iluminação, então comeu para ficar forte e poder atingir o nirvana. Ele se utilizou do mundo. Precisamos disso, nos utilizarmos do mundo, seja para nosso bem ou do próximo, não é materialismo isso, materialismo é viver para o ego.

Busque diversão, preencher necessidade sem esquecer o material, buscando seu autoconhecimento e se desejar o nirvana.

Atitudes radicais não facilitam a evolução, pelo contrário, dificultam.

A radicalidade é um estado emocional denso, sofrível, não é equilíbrio, a evolução vem melhor quando estamos leves, bem e equilibrados.