A Diferença da Umbanda com as Outras Crenças

Por: Ricardo Chioro

Logo quando comecei a freqüentar a Umbanda, quando estava conversando com o Senhor da Luz Prateada, uma entidade umbandista, ele disse:

-Você sabe a diferença da sua crença para a católica?

Eu respondi:

-Não.

Então ele me esclareceu:

-A diferença é que na sua crença o santo vem falar com você.

Isso porque os católicos estão sempre rezando para os Santos.

Na minha opinião foi um pouco humorística a resposta, o jeito que ele falou achei engraçado, sem tirar a verdade do esclarecimento do Senhor da Luz Prateada, pois sim, conversamos com os Santos na Umbanda.

Os Mestres da Luz muitas vezes são bem humorados, em especial o Senhor da Luz Prateada, o humor é algo elevado, e ele é um Santo.

Aprendendo no núcleo de Umbanda que freqüento tive o conhecimento de que a Umbanda é como as outras crenças, a diferença é que conversamos com as entidades, temos um esclarecimento delas sobre nossa situação.

Certas pessoas precisam da Umbanda porque a conversa com os espíritos desperta a fé, algumas pessoas necessitam da conversa para despertar a crença porque passaram coisas na vida que precisam da comunicação acreditar.

Imagine a seguinte situação: pessoas que foram abaladas suas crenças por ateus, descrentes e pessoas frustradas, conversando recuperam a fé porque as entidades podem falar o que pensamos e que passou na nossa vida sem o médium que comunica tenha como saber.

A Umbanda que conheci nunca se colocou melhor que as outras crenças, nos templos de religiões diferentes têm entidades cuidando de nós, assim como na Umbanda, a diferença é que podemos nos comunicar com espíritos na fé mediúnica.

A Umbanda é igual as outras religiões, não é melhor e nem pior, o diferencial é a comunicação.

Quando estamos com algum problema ou precisamos de alguma ajuda podemos rezar e pedir em um local religioso, espíritos vão trabalhar por nós.

Porém na Umbanda temos um respaldo no sentido de saber se podemos obter o que desejamos, porque muitas vezes para obter o almejado precisamos adquirir mais autoconhecimento, pois as coisas na nossa vida acontecem para aprendermos, evolução é aprendizado.

Nossos sonhos assim como o termino de um mal em nossa vida dependem quase sempre do nosso despertar, e ele tem um tempo para acontecer, é o tempo da consciência.

Conheci diversas pessoas que obtiveram o que desejavam tanto freqüentando missas católicas como a Umbanda.

Claro que a Umbanda é preparada para atender pessoas que estão em sofrimento, esse é outro ponto, além de realizar curas espirituais.

Os espíritos nas religiões trabalham para trazer espiritualidade e ajudar as pessoas.