A Dificuldade em Aceitar o Próprio Ego

Por: Ricardo Chioro

Sinônimos de ego são *influencia egoica e *liga, usaremos eles para que não aja muita repetição, sempre com uma estrelinha no começo da palavra (*) para não precisarmos ter que decorar.

No espiritualismo é comum mostrar o ego como o contrario da espiritualidade, como sendo o vilão, o que não deve ser praticado.

Essa visão sobre o ego dificulta aceitarmos ele em nossa personalidade, uma vez que todos somos dotados dele.

É importante para o autoconhecimento e até para diminuir a *influencia egoica, a reconhecermos em nós mesmos.

Autoconhecimento é espiritualidade.

Precisamos sim não sermos estimulados pelo ego, mas acima de tudo para isso precisamos reconhecer a *liga na gente, faz parte do trabalho interno.

O ego sendo mal falado, existe uma dificuldade em aceitar que ele existe na gente, coisa importante.

As pessoas vão colocando para si mesmas que são muito iluminadas, tem muitas luz, cada vez mais fazendo isso, e para que isso seja aceito em suas mentes vão colocando que as coisas que são de natureza mais baixa espiritualmente não existem nelas mesmas, cada vez mais negando.

Fazendo isso acabam atrapalhando muito o autoconhecimento, pois estabelecem “verdades” para si mesmas, e não vão se enxergar como são de verdade, além do que fazer isso é coisa do ego, e a *liga na parte espiritual atrapalha demais a evolução espiritual, pois essa parte tem que estar desvinculada a questões religiosos ou da alma para evoluímos bem.

Não que a pessoa não possa ser muito evoluída, mas essa informação não tem como ter, então fique aberto para se ver como você é, com seus defeitos, sua *liga, suas limitações e etc.

É como dizemos sempre: os Mestres Ascensos também tem influencia do ego, Chico Xavier que era um desses mestres tinha vaidade, no filme sobre sua vida mostra isso.

Existem pessoas que acreditam que na iluminação as pessoas se tornam perfeitas, só que não é assim, o iluminado ainda tem muito para evoluir.

Usam até o termo aperfeiçoamento para definir autoconhecimento, como a pessoa se tornando cada vez mais perfeita.

Com isso muita gente nega seus defeitos, seu ego, seus erros para se achar mais perfeita, uma pessoa muito iluminada, e acaba deixando o humanismo.

Humanismo é saber que é humano, tem erros, defeitos e ego.

Claro que não é para você se sentir mal com isso, se faz isso, pois se estamos escrevendo para muita gente ler é porque é comum.

Mas não é porque é comum que seja bom, certo ou saudável.

O melhor para o seu autoconhecimento é abandonar de querer se achar muito iluminado, de ficar negando coisas que são importantes para seu autoconhecimento, mas sim lutar para ser um iluminado, se aceitando como é e desvinculando o seu ego da parte espiritual.

Você pode ser um iluminado, atingir o nirvana, mas para isso precisa primeiro desvincular seu ego da parte espiritual.

Querer se achar um iluminado, não te torna um, mas lutar para conseguir isso sim.

Acompanhem nossos Textos para se iluminar, diversas orientações para seu autoconhecimento.