Espiritismo e Cristianismo

Por: Ricardo Chioro - Ryath

O Espiritismo ensina que o fenômeno mediúnico sempre existiu, mas apenas que a religião espírita sistematizou e codificou o conhecimento que veio dos espíritos através dos médiuns.

Allan Kardec é quem fez a codificação espirita, para isso ele usou três médiuns, todas essas quatro pessoas viveram na França, um pais que era totalmente cristão, tanto Católico como Evangélico, eram as duas religiões do país.

O Espiritismo é Cristão.

Dai podemos fazer a seguinte reflexão:

A mediunidade sempre existiu, desde muitos milênios atrás até os dias hoje, porém em culturas e religiões onde não eram cristãos os espíritos não abordavam a religião criada por Jesus como a verdade.

Por exemplo: Na Grécia se usava a mediunidade como oráculos, o Cristianismo não era a realidade informada pelos espíritos em suas manifestações.

Outro exemplo: Hoje em dia em países orientais onde não houve a influência do Cristianismo como Tibet e China, existem o Budismo Tibetano e o Taoísmo como religiões dominantes, existe a mediunidade nessas religiões, para elas Jesus não é o centro do mundo espiritual na terra, para essas crenças e diversos conceitos do Cristianismo não são a realidade verdadeira, ou seja: não são cristãs.

Além do Budismo Tibetano e Taoísmo, no Hinduismo Jesus também não é o centro do mundo espiritual na terra. No Hinduísmo existe muito a paranormalidade onde se pode trazer informações espirituais, além da viagem astral muito praticada na Índia que oferece contato com pessoas que já morreram e podem passar conhecimentos.

Tribos indígenas também trabalham a mediunidade com o Pajé ou Xamã, eles também não falam sobre Cristo ser centro espiritual terrestre.

Se repararmos em toda historia da humanidade passada quase todas as culturas e religiões não eram cristãs que praticavam a mediunidade.

É que atualmente o Cristianismo está muito grande e influencia quase o mundo todo, então é difícil imaginar um Espiritualismo que não receba influencia da religião cristã, mas no passado a realidade não era essa. Se pensarmos que as datas que o mundo seguem faz parte da crença que tem como livro principal a Bíblia podemos constatar essa realidade.

O espirito para fazer a comunicação tem que passar as informações ou comandos pela cabeça do médium, a mente tem defesas para proteger o que existe nela e considera certo e bom.

Essas defesas foram descobertas por Freud, não na esfera da mediunidade, mas existem na nossa mente uma proteção para não aceitarmos conteúdos que provoquem alguma perturbação ou que nos pareça errado.

Assim se alguém recebe uma educação religiosa considerada como verdadeira a mente tem proteções para não aceitar conteúdos diferentes que considera errado, se essa pessoa for um médium o espirito que faz a comunição com ele não consegue passar conteúdos que vão contra essa visão que aprendeu e considera correto.

O espirito que tenta passar um conteúdo contrario a crença do médium é reprimido na hora.

O Cristianismo é a verdade para os médiuns que são Cristãos, além do que as pessoas que fazem a comunicação com os espíritos na religião de Kardec recebem uma doutrinação e frequentam cursos.

Isso não quer dizer que a mediunidade é falsa, irreal ou coisa do tipo, diversas revelações feitas por espíritos na mediunidade podem ser confirmados como informações sobre nossas vidas, isso quando acaontessem revelações pessoais.

Porém no Esoterismo e Umbanda existe influencia do Cristianismo.

O Esoterismo e a Umbanda além de conhecimentos de metafisica englobam diversas religiões como Cristianismo, Budismo, Taoísmo, Hinduismo, entre outros, então existe a influencia sim a influencia Cristã.

Se o que falamos abala sua fé veja nossa seção: Ciência, Religião, Provas e Evidencias - http://an.locaweb.com.br/Webindependente/esoterismo/todasasreligioessaoverdadeiras/index.htm - Nessa seção apresentamos provas ou evidencias sobre mediunidade e outros fenômenos religiosos.

No próprio Espiritismo existem pesquisas que evidenciam ou até podemos dizer que provam o fenômeno mediúnico, mas não tudo o que o Espiritismo diz, o erro que ocorre na mediunidade já foi observado pelo próprio Allan Kardec, como explicamos acima de forma psicológica. 

Existem inclusive diferenças entre a realidade espiritual mostrada por Kardec e por Chico Xaviér, então os erros ocorrem mesmo.

Muitos espiritas querem dizer que o Espiritismo é uma ciência e não uma religião, só que são poucas coisas que podemos dizer que são comprovadas, pois para isso precisa de muita pesquisa, muitos fatos dependem da fé.

Provar tudo o que é dito ou escrito é muito difícil, o que se consegue são provas de algumas coisas que mostram que o fenômeno é verdadeiro.

Certa vez ouvi um padre dizer que o Espiritismo não é cristão porque não segue a Bíblia, grande engano desse sacerdote porque os assuntos do Espiritismo são todos centrados no Cristianismo, e tem interpretações para a Bíblia e Jesus é sempre falado, para essa crença ele é o centro do mundo espiritual na terra, o administrador do nosso planeta.

É claro que nem tudo no Kardecismo vem das crenças já estabelecidas, na verdade a religião de Kardec trouxe diversas revelações que muitas vezes se misturam com uma realidade já estabelecida do Catolicismo e Protestantismo, pois a própria mediunidade não é a manifestação pura do espirito, mas uma mistura do desencarnado com o médium.

É interessante observarmos que em uma crença existe uma influencia das anteriores que a precederam, a religião evangélica é uma reforma do Catolicismo, absorvendo muito do que existia nele e refutando algumas coisas, no Espiritismo ocorreu o mesmo, ouve a discordância de muitas coisas, mas também uma influencia inconsciente.

Acho muito interessante isso: como o Cristianismo se desenvolveu através de 2000 anos.

Também não podemos dizer de forma nenhuma que o Espiritismo não seja cristão.

Também não podemos invalidar a religião formada por Jesus, nós que acreditamos em reencarnação sabemos que ouve manipulação, não por Cristo, mas por pessoas interesseiras na história, e que esses conhecimentos podem ter sido absorvidos pelo Espiritismo sem má intenção.

Alguns poucos espiritas tentam reflexões sobre a influencia católica e evangélica em suas crenças, mas nunca vi darem muita atenção para isso que se trata na verdade de intuição.

Muitas pessoas podem pensar que Kardec tendo uma missão muito importante não deveria ter trazido conhecimentos errados, mas considerando Jesus mais importante ainda também não, mas é sabido inclusive pelo Espiritismo que existem coisas erradas no Cristianismo.

Mas o importante é que o Espiritismo assim como outros Espiritualismos trazem autoconhecimento e ajudam as pessoas.