O que é Equilíbrio

Por: Ricardo Chioro

Equilíbrio é o estado de positividade mental e emocional, e não estar negativo nesses dois sentidos.

Equilíbrio é estar com pensamentos e sentimentos bons, isso é estar com vibração boa, elevada.

O equilíbrio traz autoconhecimento.

Por isso é importante cultivarmos o bem em nós, diversas religiões ensinam isso, cada uma com a sua linguagem e o seu enfoque.

O humor também traz um estado positivo, assim como musica, filmes, séries e desenhos. São coisas pequenas geralmente perto do ensinamento religioso, em que procuramos manter as virtudes psicológicas, também chamadas de virtudes morais.

Virtudes psicológicas são: generosidade, honestidade, fidelidade, flexibilidade, respeitabilidade, paciência, humildade, bondade, simplicidade, perdão, caridade e etc.

Os atos não virtuosos são: orgulho, preguiça, avareza, inveja, rigidez, ira, falsidade, desonestidade, gula, infidelidade, desrespeitabilidade e etc.

Claro que as pessoas boas também praticam atos que não são virtuosos, e devemos ter flexibilidade para aceitarmos os erros dos outros e até mesmos as pessoas de baixa espiritualidade, respeitar o que eles são, isso é flexibilidade e aceitar como as coisas são, como o mundo funciona.

Mas a religião também pode ter ensinamentos errados, como se abster de sexo, deixando a mente em um estado negativo pelo incomodo da abstinência.

Mas e se por exemplo a pessoa tiver compulsão sexual, isso já um desequilíbrio e é importante buscar um tratamento psicológico.

Um viciado em drogas também ficar pior pela ausência de drogas, é uma coisa que deve passar porque a droga traz um desequilíbrio grande para a vida, então a abstinência só ajuda. E é algo que tem que passar para ter uma vida mais equilibrada.

A droga tira a pessoa do equilíbrio muitas vezes em períodos curtos, mas nesse tipo de vicio a pessoa evolui com queima de karma, pois traz sofrimentos.

Mas agora falando de praticas espirituais que levam ao sofrimento, elas não trazem equilíbrio e sim perturbação, sofrimento, deixa o psicológico pior, ruim, ou seja desequilibram.

Muitas pessoas são levadas a essas praticas pelo fanatismo, orgulho, vaidade e colocam acima do seu bem estar isso.

Buda fez praticas que faziam mal ao seu corpo e traziam muito sofrimento, ele disse praticas assim não levam a iluminação após perceber isso.

Agora voltando a falar de entretenimento, os jornais por exemplo deixam a mente e o emocional piores dando tantas noticias ruins. Isso nos faz ter pensamentos e sentimentos ruins.

As novelas, depende, geralmente eles equilibram mais, mas tem a parte ruim, que é o vilão o tempo todo ficar aprontando, separando os casais, sem eles perceberem, o que dá muita raiva, diferente dos desenhos e séries de super heróis em que o vilão sempre é se dá mal no final.

Os desenhos de super heróis trabalham coisas muito boas como um elevado altruísmo em que arriscam a vida pelo outro. Isso nos equilibra.

Amor é um estado positivo de vibração elevada, conduz ao equilíbrio.

Para deixar a mente positiva é importante não ficar reclamando, se vitimizando, dando enfoque as coisas ruins, valorizar as boas, inclusive a você mesmo, não assistir muitos jornais, procurar outros tipos de programas, quando o vilão nas novelas aprontar muito mudar de canal, assistir outras coisas, não alimentar o ego, não nutrir preconceitos, perdoar e etc.

Nossa seção Textos para se Iluminar diversos artigos para se manter equilibrado e ter autoconhecimento.

Textos complementares: Equilíbrio entre corpo e espírito, Respeitar os Defeitos e o Jeito dos Outros, Humor: Uma Coisa Elevada, da Luz e Equilibradora, Espiritualidade com TV, Musica e Cinema, Não Precisa Sofrer para Evoluir Espiritualmente, Auto-Aceitação e Felicidade, Auto-Estima, entre outros.