Parar de Falar Palavras que Firam os Outros

Por: Ricardo Chioro

No Budismo em seu caminho indicado que vai trazer a iluminação, um caminho para o bem e que traz autoconhecimento existem alguns vias para se seguir, uma delas se chama: a fala correta.

A fala correta não é apenas falar coisas boas, do bem, mas também se abster de falar o mal.

A famosa Monja Coen em um vídeo enviado pelo facebook fala com brilhantismo para não dizermos coisas que as pessoas não querem ouvir, coisas que vão causar perturbações, que podem machucar ou ferir, e ainda ousa e passa a informação que isso trata de fazer tortura mental.

Saber que se trata de tortura mental é o que o vai fazer muita gente parar com essas atitudes.

A Monja Coen ensina as pessoas serem boas e não fazerem o mal, porém pessoas espiritualizadas, boas podem fazer tortura mental, mas é importante evoluir e parar, pensar no sofrimento dos seres.

Existem pessoas que tem mania de ficar falando coisas que machucam as pessoas, elas logo descobrem o que é difícil de alguém ouvir e começam a dizer também.

Existem pessoas que se sentem mal com diversas coisas na vida, outros esfregam isso em suas caras. Agora pergunto: não é uma coisa ruim isso? Não é um grande desrespeito? Quando alguém faz isso com você não acha ruim?

Dizer coisas que para o outro é difícil, muito ruim de escutar é uma forma de tortura-lo.

Dizer coisas que ferem é fruto de jogar as próprias raivas e problemas em cima do outro, mas o que o outro tem a ver com nossas raivas e problemas? Porque ele tem que sofrer por isso? É uma coisa justa?

Muitas vezes além da frustração também é fruto de sadismo, por incrível que pareça uma pessoa espiritualizada pode fazer isso, mas é muito importante que mude.

Quem pratica estas ações comumente não percebe que está jogando suas raivas e sendo sádica, porque é inconsciente, não conhecemos nossos defeitos, tomar consciência delas é autoconhecimento.

Se você tem ações negativas com os outros, você não acha que essas ações podem voltar para você? Isso não é karma?

Mas voltando a falar de raiva, não devemos jogar ela em cima de outros, porém precisamos joga-la em algum lugar, a melhor solução para isso que não machuca ninguém é uma solução terapêutica espiritual dada por médicos espirituais e mestres da luz, coloque toda sua raiva em um pedaço de papel e jogue-o fora.

Descarregue sua raiva escrevendo em um pedaço de papel, colocando ela para toda fora, assim se sentirá melhor, porem nunca reprimi-la, isso também é ruim.

As vezes é um pouco difícil jogar a raiva desse jeito estando acostumados a fazer de outra forma, mas vá praticando até conseguir.