Umbanda – O Iluminado que vem te Ajudar

Por: Ricardo Chioro

As vezes as pessoas leem sobre Buda, Madre Tersa de Calcutá, São Francisco, Ramatis e entre muitos outros e pensam:

-Que seres humanos maravilhosos! Queria que fossem meus mestres!

Todos eles foram mestres, lideres, ajudavam, aconselhavam e etc. Podemos pensar que nunca vamos ser orientados por seres assim, engano nosso, na Umbanda somos aconselhados por iluminados, podemos conversar com eles, receber seu amor, carinho, ajuda e aconselhamento.

Muitas vezes se valoriza mais Buda, Madre Teresa, entre muitos outros iluminados famosos, não tanto como o que nos aconselha no centro, terreiro ou templo, só que eles são iguais, esses Mestres Ascensos conhecidos pela história não são superiores aos mentores da Umbanda, eles apenas foram famosos, tiveram uma missão com o coletivo, mas também uma com o individual de diversos discípulos, os mentores umbandistas também são assim.

Muitas vezes se confunde no Espiritualismo fama com espiritualidade, só que fama é uma condição externa e não interna, espiritualidade é uma condição interna.

Buda se tornou um iluminado na vida em que deixou ensinamentos e formou sua crença, só que na Umbanda existem espíritos muito mais elevados ainda que isso, já estando no nirvana há mais tempo, inclusive existem os que já não tem mais corpos astrais, somente corpos mentais, mas mesmo assim se projetam e nos ajudam.

Essa etapa de não ter mais corpo astral é como o nirvana do nirvana, são os iluminados dos iluminados. Na etapa humana, reencarnaria, o fim dela é a ascensão, já na ascensão a próxima etapa é a perda do corpo astral.

Não querendo competir dizendo que a Umbanda é melhor do que o Budismo, de jeito nenhum.

No Budismo inclusive existem seres mais espiritualizados do que Buda que reencarnaram e atuaram naquela religião, muitos, apesar de Buda ser o mais cultuado, não que isso seja errado também.

No Budismo assim como na Umbanda espíritos santos ajudam nos templos os frequentadores, isso ocorre em diversas crenças, inclusive a católica.

Não queremos estimular das pessoas desvalorizarem os Mestres da Luz que tem seus corpos astrais, isso é muito errado, um mentor ser Ascenso é uma coisa maravilhosa, não devemos estimular de criar uma competição de qual entidade é mais evoluída, isso sim é errado, é coisa do ego.

É uma coisa muito maravilhosa termos um Ascenso para cuidar da gente, mas temos muito mais que um.

O que queremos dizer é que somos orientados por seres iguais a Buda, Madre Teresa, Lao-Tsé, Confúcio e etc. e o que pretendemos com esse texto é que você veja da mesmo forma os iluminados famosos como os que te auxiliam, que estão junto com você.

Quando você lê um livro do Ramatis, não é ele que está junto de você e seus problemas, mas as entidades que você encontra na religião.

Não veja os santos famosos como melhores do que os que estão com você, pois eles não são, também não são piores, são iguais.

Valorize o que você tem, o que está com você.

Não queremos que você desvalorize também esses Mestres Ascensos que tem missão com o coletivo, eles também ajudam vocês quando vocês leem, estudam e praticam seus ensinamentos, todos ajudam, reconheça todos e os vejam como iguais.