A Pratica Budista do Professor e Aluno

Por: Ricardo Chioro – Riath

(Texto inspirado pelos Mestres Ascensos)

A pratica budista ocorre de duas maneiras que são:

 

1-O estudo do Budismo

No estudo estão lições sobre as virtudes psicológicas, caminho pelo qual o budista deve traçar.

São orientações para seguir no caminho do bem e conquistar o autoconhecimento.

É muito importante principalmente para professores que estudem muito.

 

2-Meditar para Aprender a Incorporar o que é o Aprendizado

É necessário meditar e refletir sobre os ensinamentos.

Eles precisam ser praticados na vida diária.

Também é indispensável para um professor também fazer isso.

 

Chagdud Tulku Rinpoche afirma que precisamos pesquisar em fontes externas se um mestre é realmente bom, para isso ele precisa ter estudado muito e meditado para entender o que aprendeu. Pois pode ser prejudicial um mal professor.

Alem disso é muito importante que os professores tenham um bom coração, pois deve se importar com os objetivos do seu aluno, e ajudá-lo a consegui-lo.

Os professores ao não saberem dar uma resposta para seus alunos deve encaminhá-lo para que outro professor responda.

Tudo isso são ensinamentos de Chagdud.

Porem não é só necessário que um professor seja bom, mas um aluno também para que tenha interesse em mudar, se transformar.

Pessoas boas, não todas, procuram conseguir o autoconhecimento, então é indispensável o interesse e empenho do aluno em aprender.

Pessoas boas gostam da espiritualidade.

Você valoriza sua luz? Sua espiritualidade?

Valorize-se sem buscar ser melhor ou pior do que ninguém, evolua para si próprio.

Querer ser mais que os outros é orgulho e vaidade, nos desarmonizamos quando fazendo isso, é muito importante a humildade.

Não busque ser melhor ou pior do que ninguém, tanto essas duas atitudes para o Budismo são orgulhos.

O que importa é o que está dentro de si, não o que está fora.

 

Bibliografia

Chagdud Tulku Rinpoche. Portões da Prática Budista, Rigdizin, 2013