Deus Thoth, Nabú, Oghma e Oxossi são a Mesma Divindade - Sincretismo

Por: Ryath

(Inspirado e intuído pelos Mestres Ascensos)

Em todas as religiões do passado em suas mitologias ou parábolas escondiam a realidade espiritual, mas à medida que tempo avança está avançando não é só a ciência e a tecnologia, como o conhecimento e a religião.

Tanto a Umbanda como a antiga religião egípcia cultuavam o conhecimento na divindade do Deus Thoth ou Oxossi, que são o mesmo ser magnânimo que rege a aprendizagem e tudo ligada a ela, inclusive o autoconhecimento que é uma forma de obter informações, no caso as de si mesmo.

A mitologia humaniza, nomeia e conta uma história puramente representativa para que as pessoas pudessem cultuar as forças espirituais sem as revelar, pois pessoas mal intencionadas poderem deturpar a religião, então é uma forma de segurança a representatividade.

Tanto as descrições de Oxossi como de Thoth os revelam como seres que regem o conhecimento.

Oxossi envia energias o tempo todo que inspira e incentiva o conhecimento em toda criação de Deus, mas sem forçar ninguém a vivenciá-lo, somente caso haja o desejo é uma energia que estimula e sustenta todos que buscam o conhecimento.

O conhecimento ocorre em todas as áreas humanos as ajudando no progresso, pois um orixá ou divindade não atua sozinho, mas junto com outros, então as divindades da evolução atuam junto com o conhecimento dependendo do trabalho que vão exercer, o autoconhecimento é um deles, ocorre com aquisição de uma informação sobre nós mesmos que conduz a uma evolução com diversas melhoras.

Evoluir é sair de um nível e ir para outro melhor, em todos os sentidos.

A Umbanda ensina que Oxossi é caçador de conhecimento, assim atua na vida dos seres inteligentes como os humanos.

Oxossi é o Orixá da comunicação porque atua na informação, assim como Thoth é o Deus da é o Deus da escrita pelo mesmo motivo.

O culto a uma divindade do conhecimento não é única dessas duas crenças, mas sim de diversas com mitologias, humanizações e nomes diferentes.

Cada cultura desenvolveu sua forma de representação baseados no que viram (pela vidência, intuição ou desdobramento) desses seres magnânimos, então alguns ressaltam umas propriedades e regências, e outros, outras propriedades e regências diferentes.

O Deus Nabu é a divindade masculina da escrita, linguagem, eloqüência e sabedoria, é o mesmo ser que Oxossi e Thoth.

Oghma também é o mesmo ser, suas descrições batem como senhor do conhecimento.

Oghma é uma divindade celta.

Na antiga religião grega o Deus do conhecimento é Asclépio.

Na Umbanda o reino de Oxossi é as matas, assim como as deidades latinas, Líder (Deus da plantação e fecundação) e como Picumno (Divindade da agricultura), da religião celta Cernunnos (guardião das arvores e florestas), Humbaba que é da Babilônia (guardiã da floresta), da mitologia romana o Fauno (pai da agricultura) e da romana Dionísio (Senhor da Floresta).

Os Deus do conhecimento visto por diversas sociedades também são comuns em suas semelhanças serem deidades da cura, das escrita e de outras formas de comunicação.

Textos para se Iluminar - Budismo - Buda - Dharma Cristão - Misticismo - Mandalas - Meditação - Todas Religiões são Verdadeiras - Ciência, Religião, Provas e Evidencias - Dharma na Umbanda - Sutras

  Novidades no Site                      Livro de Visitas