Dificuldades que Podem Aparecer na Prática de Meditação

Por: Ryath

(Inspirado e intuído pelos Mestres Ascensos)

A principio a meditação pode ser mais difícil pela agitação que estamos acostumados no dia a dia, o stress, as pressões, a agitação mental se tornam dificuldades, mas é preciso paciência e determinação.

A principio pode começar sem pressa, sem auto-exigencia, pois com as dificuldades você pode se frustrar e ficar irritado, isso atrapalha mais ainda entrarmos em um estado de harmonia.

Pessoas que querem se mostrar muito evoluídas passam a imagem de que entram em estado meditativo muito rápido e fácil. Na maioria das vezes quem faz isso quer demonstrar superioridade e que é melhor que você, causando muitas vezes sentimento de inferioridade, que pode nem notar, mas nos desestimula.

Isso na maioria das vezes é mentira, não meditam tão fácil, nem os monges tibetanos que passam a vida praticamente em meditação não conseguem fazer viagem astral tão rápido, o tempo é superior a 20 min.

Desconfie de quem se mostra muito, além do que para conseguir meditar não é necessário uma questão de evolução, existem iluminados que pelo stress, agitação que estão acostumados, inclusive para ajudar os outros não conseguem entrar em estado Alfa de consciência, necessário para a meditação.

Você pode a principio começar a meditar por três minutos por dia somente, ficar muito tempo em meditação pode ser difícil, mas começando por três minutos é mais fácil, depois gradativamente vai aumentando o tempo. Dando certo aumente 1 min. por semana.

Paciência é importante, muitos já gostariam de começar de cara e conseguir entrar em estado alterado de consciência, mas existe um tempo necessário de aprendizado. 

Procure criar uma rotina que não esqueça de praticar, um horário livre que você tenha no decorrer do dia, tem gente que prefere de manhã, acham que é mais fácil, mas pode dar sono também se fizermos muito cedo.

Não pense na dificuldade de conseguir, apenas vá e faça.

O local da prática pode ser tanto sentado em uma cadeira, sentado no chão ou na cama, faça o que conseguir mais facilmente,eu prefiro deitado no conforto da cama, mas tem pessoas que dormem, no começo eu peguei no sonos umas três vezes, mas depois aprendi como fazer para não dormir, é como se na nossa cabeça houvesse dois caminhos, um leva ao sono, outro leva a meditação.

É normal achar que está fazendo a prática errado em algum momento, mas é apenas a mente mentindo, podem surgir resistências mentais, é comum em diversos processos de autoconheimento.

Não se preocupe com o erro, apenas continue.

Valorize cada pequena vitória que consegue com a prática, pois evoluir no aprendizado também é uma transformação que traz progresso a consciência.

Antes de começar o exercício procure se perceber, como você está, se está cansado? Disposto? Feliz? Triste? Ansioso? Depressivo? Angustiado? Alegre? Animado? Disposto? Concentrado?

Veja como você está indo praticar, mas depois de perceber volte toda sua concentração a prática, se isso te atrapalhar, não faça.

Textos para se Iluminar - Budismo - Buda - Dharma Cristão - Misticismo - Mandalas - Meditação - Todas Religiões são Verdadeiras - Ciência, Religião, Provas e Evidencias - Dharma na Umbanda - Sutras

  Novidades no Site                      Livro de Visitas