Meditação Andando Aproveitando o Momento Presente

Por: Ricardo Chioro - Riath

(Inspirado e Intuído pelos Mestres Ascensos)

A meditação é muito associada ao silencio, a inatividade física, ou exercícios mentais, mas ela pode ser praticada até mesmo andando.

No livro chamado “Meditação Andando” do Mestre Thich Nhanh é ensinado a ficar centrado no momento presente, e não ficar pensando no passado ou futuro, mas concentrado no agora, no que você está fazendo, isso não quer dizer que devemos nunca pensar nos nossos sonhos, o próprio Dalai Lama ensina que devemos ter esperança de realizarmos nossos sonhos.

Quando se diz que é para vivermos o momento presente, isto é vivermos o absoluto, na concentração, mas que não devemos jogar no lixo nossos sonhos e vontades, pois eles dão sentido e movimento a vida, quem não tem mais sonhos não deseja viver.

Viver o presente não é nunca jogar fora os sonhos, mas é estar vivendo com atenção e desfrutando cada minuto.

O desprendimento não é jogar fora coisas importantes, positivas da nossa vida, é apenas conseguir ficar bem sem muita coisa do ego ou material, mas nem por isso você tem jogar fora o que tem, nada disso, é uma capacidade apenas que ajuda a não sofrermos por determinadas coisas.

Imagine você deixar de ter vontade de meditar, de se autoconhecer, ou de estar com alguém que gosta, ou de praticar amor, compaixão, alegria? São coisas ótimas, são coisas da luz, não são o que devemos jogar fora porque melhoram muito a nossa vida.

Afetividade e autoconhecimento são capacidades nossas espirituais positivas, fazem bem a nossa mente e sentimentos, são coisas totalmente boas.

É muito importante estarmos cientes da importância de cada segundo vivido no presente.

A pratica de meditar andando é fazer esta ação estando em paz, feliz, e com gratidão.

Não tenha um objetivo no caminhar, apenas o faça.

Procure estar ciente de sua respiração, sinta o ar entrar e sair, conte cada passo andando em que você inspira e expira.

Fique sem controlar nada, apenas perceba e sinta seu andar como estamos escrevendo.

Você pode sentir andando até mesmo na sua casa em trajetórias muito curtas, como ira da sala ao quarto, ou da sala ao banheiro.

Desfrute o momento presente.

Existem muitos estudos científicos comprovando que a meditação faz muito bem ao psicológico, mas também ao corpo físico.

A pratica leva a fazer o psicológico desenvolver, a melhorara a memória e ter mudanças mentais, emocionais e no comportamento, fruto do autoconhecimento e tranqüilidade, mas é muito importante fazer a pratica um pouco todos os dias.

Textos para se Iluminar - Budismo - Buda - Dharma Cristão - Misticismo - Mandalas - Meditação - Todas Religiões são Verdadeiras - Ciência, Religião, Provas e Evidencias - Dharma na Umbanda - Sutras

  Novidades no Site                      Livro de Visitas