O Espiritualismo de Giordano Bruno – Religião e o Universo

Por: Ricardo Chioro – Riath

(Texto inspirado pelos Mestres da Luz)

Bruno tinha idéias muito interessantes sobre nós, Deus, o infinito e o universo. Ele viveu de 1548 a 1600 D. C.

Segundo Bruno os seres possuíam uma alma cósmica que é a mente de Deus em cada ser vivo. Todas as criaturas teriam Deus dentro de si, porém haveria distinção entre os seres vivos, inclusive de um humano para outro pela forma como os seres se apresentam.

A natureza e todos os seres humanos seriam dotados de Deus.

No pensamento de Giordano Deus é infinito, mas o universo não estaria todo acabado por causa da infinitude de Deus.

Na época em que viveu Bruno a idéia era que o centro do universo era a terra, e o Sol e as estrela giravam em torno de nosso planeta.

Giordano ensinava que em cada estrela teria um planeta girando em sua volta, assim existiriam diversos planetas. 

Outro fato interessante da filosofia desse pensador que é tema de nosso texto é que o universo estaria cheio de ar ou o espírito que se movia sempre, estaria preenchido de algo e não seria vazio.

O pensamento de bruno esbarrou em diversos conceitos que hoje existem no Misticismo e na ciência, não totalmente, mas chegou muito próximo a verdade.

Diversas religiões místicas dizem que existe Deus dentro de nós, que ele deu um parte divina e é isso que tem vida em nós, que é nossa existência.

Também que existem outros planetas além do nosso, que não estamos sozinhos no universo e que Deus é infinito, nunca tem fim.

As idéias desse filosofo da era medieval teve uma metade verdadeira do conhecimento ciêntifico e religioso que temos hoje em dia.

Na minha opinião o filosofo deste texto era um médium que captou algumas coisas verdadeiras sobre o mundo, talvez tenha servido de preparo para a visão espiritual que temos hoje, esta talvez tenha sido sua missão.

Bruno foi condenado na inquisição por suas idéias que divergiam do Catolicismo, foi condenado a morte pela fogueira.

O Catolicismo na inquisição tentou acabar com os pensamentos religiosos diferentes da igreja criando uma hegemonia, justamente na era medieval que foi conhecida como idade das trevas.

 

Bibliografia

https://www.todamateria.com.br/giordano-bruno/ 


Textos para se Iluminar - Budismo - Buda - Dharma Cristão - Misticismo - Mandalas - Meditação - Todas Religiões são Verdadeiras - Ciência, Religião, Provas e Evidencias - Dharma na Umbanda - Sutras

  Novidades no Site                      Livro de Visitas