O Zen, Atenção Plena e os Diferentes Tipos de Budismos

Por: Ryath

(Texto inspirado pelos Mestres da Luz)

Um dos objetivos do Budismo é estarmos em atenção plena, que é uma das oito vias para atingir o samadhi, a iluminação.

O Zen tem suas próprias praticas que são diferentes dos outros tipos de Budismos.

As oito vias são o caminho proposto pelo Buda para atingir o objetivo do Budismo, que é a iluminação, porém Buda não inventou as práticas do Zen, eles foram formadas posteriormente a morte de Sidarta.

Sidarta Gautama é o nome do Buda, fundador do Budismo.

O que é interessante é que a forma de atingir o objetivo do samadhi no Zen é através de praticas que não são foram introduzidas por Sidarta, mas que funcionam e são um meio de atingir o Nirvana.

Cada escola budista vai ter práticas próprias para atingir o objetivo do Budismo, mas que não foram introduzidas por Gautama, elas vem de outras culturas que se misturaram aos ensinamentos de Sidarta.

Buda não era o único a criar métodos para atingir o samadhi, elas sempre existiram em outras culturas e religiões, inclusive nas ocidentais, então cada contribuição para criar a escola Zen, ou Tibetana, ou Terra Pura fazem delas religiões diferentes, culturamente ricas e com métodos próprios que funcionam.

Justamente para atingir o objetivo do Buda, que é a Atenção Plena, uma das oito vias propostas para atingir a iluminação, contam com práticas que não são originais de Sidarta, foram descobertas por outras personalidades da história da humanidade, o que é muito interessante.

Então de Acordo com o Zen para conseguirmos atingir a Atenção Plena se consegue com a prática do Zazen, que é única do Zen, é a meditação sentada.

Já em outras escolas budistas se consegue a Atenção Plena com outras técnicas de meditação próprias de suas linhagens.

Eu acho muito legal isso, como a soma de culturas e religiões formam métodos próprios para atingir o mesmo objetivo, assim podemos enxergar as diferenças entre os tipos de Budismos.

Não existe uma técnica melhor, nem uma religião superior, a melhor é a que nos faz melhor, e para cada pessoa é uma.

Textos para se Iluminar - Budismo - Buda - Dharma Cristão - Misticismo - Mandalas - Meditação - Todas Religiões são Verdadeiras - Ciência, Religião, Provas e Evidencias - Dharma na Umbanda - Sutras

  Novidades no Site                      Livro de Visitas