O que é Desapego

Por: Ricardo Chioro - Riath

(Inspirado e intuído pelos Mestres Ascensos)

Desapego não é se livrar de pessoas ou bens materiais, mas sim saber abrir mão deles se for preciso, é deixar a espontaneidade seguir seu rumo.

É uma história real: Existiam duas irmãs, uma era uma iluminada e a outra má pessoa.

As duas irmãs e o namorado da iluminada foram viajar juntos com toda família, então a irmã ruim começou a dar em cima do namorado da Mestra Ascena.

O namorado tinha dinheiro, por isso a maldosa o queria, mas a situação levou à iluminada conversar com o seu namorado e falar que se ele e sua irmã quisessem ficar juntos ela abriria a mão, disse que deixaria os dois serem felizes.

O namorado da Mestra Ascena ficou achando que sua namorada não gostava dele, ficou nervoso, ela abriria mão de ficar com ele, mas na verdade ele não sabia que o grau de espiritualidade de sua namorada que era gigante, ela abriria mão do que mais gostava porque achou que seu namorado e irmã poderiam querer ficar juntos.

Ela não percebeu a maldade da irmã.

Ela o amava tanto que o deixaria, perderia o que tinha de melhor em sua vida porque achava que seu namorado e irmã poderiam querer ficar juntos.

Mas o namorado nunca gostou de sua irmã, ele sabia quem era ela e sempre manteve distancia.

Desapego não é abandonar um amor ou bens materiais que te façam bem, mas é conseguir deixá-los ir caso haja algum motivo, como algo que acredite que fará bem ao outro.

Desapego não é se livrar de qualquer coisa, mas abrir mão só se fizer necessidade ou bem a alguém, ouve um mal julgamento na história que contamos por parte da mulher que era plena e acreditava que seu namorado e irmã seriam mais felizes juntos, o que não era verdade.  

Desapego é a capacidade de abrir mão de situações, bens materiais e pessoas, mas só se tiver algum motivo, caso o contrário é permanecer com o bem material, a pessoa ou situação, não é abrir mão de tudo sem necessidade.

Estar apegado e não conseguir abrir a mão, por isso é mais fácil com pessoas plenas, pois elas já são muito felizes sem precisar de muita coisa, abrem mão pelo bem maior, além do bem querer que tem pelo outro.

Em termos de bens materiais precisamos de dinheiro para nos divertir, comer, manter a casa, trabalho e a vida, isso não é materialismo, inclusive sem dinheiro não existem recursos para poder ajudar o outro.

O apego existe pelo medo da perda, não consegue deixar ir seja o que for, então ficamos grudados.

Guardar roupas que não servem mais, relacionamentos que não estão fazendo bem, objetos que não tem mais utilidade e etc.

Para deixarmos o apego é necessário desenvolver o autoconhecimento.

Desapego não significa não ter ciúmes, não se importar com o outro, pelo contrário, é por se importar mais que é capaz de abrir mão de tudo pelo outro, mesmo que isso faça sofrer.

Desapego não é desinteresse, não dar importância, não ligar, ser superior, desapego é um ato de amor, é abrir mão pelo bem ao outro, ou melhor, pelo que considera bem ao outro. 

Desapego não é não se importar ou não gostar, é o contrario, é a força do amor querendo o bem do outro.

Pessoas materialistas são muito apegadas ao dinheiro, já os espiritualizados podem se apegar a um desenho, série, pessoa e etc. mas quando atingir um nível maior espiritual vai amar tanto os outros que é capaz de abrir mão do que ame muito pelo bem do amado.

Não existe um porque acabar com um bom relacionamento, isso seria trevas.

Para ler mais veja: Esclarecendo sobre o Desapego e O Desapego dos Iluminados não é Frieza.

Textos para se Iluminar - Budismo - Buda - Dharma Cristão - Misticismo - Mandalas - Meditação - Todas Religiões são Verdadeiras - Ciência, Religião, Provas e Evidencias - Dharma na Umbanda - Sutras

  Novidades no Site                      Livro de Visitas