O que são Bodisativas

Por: Ricardo Chioro – Riath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Bodisativas são seres iluminados que se precisarem se sacrificar pelo bem da comum, eles o fazem.

Bodi significa iluminação, e sativas significa ser, então é ser iluminado.

Para o ideal do Budismo Mahayana é que o ser se torne um Bodisativa.

É um ser poderia estar rodeado apenas de seres iluminados, mas ele vai aonde for necessário para ajudar outros seres a atingirem o Nirvana.

Os Bodisatvas justamente são heróis que são movidos pela compaixão, atingem o Nirvana para beneficiar os seres.

A compaixão é uma característica do amor, e um Bodisatva é alguém que tem muito amor pelo outro. 

As características dos Bodisatvas são:

Realização da generosidade, da moralidade, da paz, da energia constante, da concentração, da sabedoria, e de quando ela brota quando é pedida, e que nunca se desliga, podendo ir a todos os lugares, é um ser livre cheio de amor e que traz muitos ensinamentos.

Bodisatva retorna ao reino humano não por uma necessidade pessoal, mas sim para ajudar os outros.

Reverendo Genshô elucida que os iluminados que estamos abordando nesse texto não precisam ser budistas, podem ser de muitas tradições espirituais ocidentais ou orientais, as ações ou modo de ser que explicamos neste texto pode vir de qualquer ser humano espontaneamente, não existe a regra de ter que estudar para conhecer o conceito, é algo que naturalmente já pode fazer parte de alguém.  

Claro que conhecendo o conceito podemos moldar a nós mesmos com o autoconhecimento para sermos alguém que se colocaria se colocaria em sofrimento para ajudar, mas também existem pessoas que nascem assim, são espontaneamente assim.

Diversas tradições espirituais têm caminhos de iluminação, não só a Budista como muitas outras, essa informação pode nos ajudar a ter mais aceitação por outras crenças, pois elas também ajudam na iluminação.

Um Buda certa vez disse que a pessoa que acha sua religião melhor do que a dos outros está certa, mas complementa dizendo que é a melhor somente para si mesmo.

Cada tradição tem seus ensinamentos e praticas para atingir a iluminação, não é uma coisa exclusivamente budista, então vamos olhar com bons olhos outras crenças, não em tudo, pois qualquer religião tem seus erros e acertos, não devemos cobrar a perfeição de uma crença, mas sim procurar nos melhorarmos a nós mesmos.

Uma característica da compaixão é ver a dor do outro como a sua, isso move a pessoa a assistência ao outro.

Um exemplo que reverendo Genshô usa são os médicos sem fronteiras, eles vão para lugares ruins e até mesmo perigosos para curar os necessitados, não são pessoas ligadas necessariamente a uma religião, mas a ajudar os outros por atuações em outras áreas como: saúde, jurídica, lei como policiais e fiscais, entre qualquer uma.

Textos para se Iluminar - Budismo - Buda - Dharma Cristão - Misticismo - Mandalas - Meditação - Todas Religiões são Verdadeiras - Ciência, Religião, Provas e Evidencias - Dharma na Umbanda - Sutras

  Novidades no Site                      Livro de Visitas