Orixá Exu

Por: Ryath

(Inspirado pelos Mestres Ascensos)

É o Orixá que atua vitalizando e desvitalizando os seres vivos.

Tem o poder de vitalizar ou desvitalizar qualquer uma das sete qualidades divinas, que são: Fé, Amor, Conhecimento, Lei, Justiça, Evolução e Criação, são as qualidades dos principais Orixás.

Exu é uma divindade fálica, estamos acostumados com a sexualidade ser mal vista pelas religiões cristã e judaica.

O Cristianismo tem origem no Judaísmo, Jesus era judeu.

O Cristianismo absorveu diversas crenças e informações judaicas como a repressão sexual.

O Falo era um objeto de proteção em diversas crenças antigas, as pessoas colocavam a imagem de um falo em sua casa para obter proteção.

O Orixá Exu também atua protegendo, além de ser o mensageiro dos outros Orixás.

Além do falo, o tridente também é um símbolo desse Orixá, que pode fazer os cristãos o ver como algo ruim associado ao diabo.

A verdade é que o Catolicismo atuou quase sempre como uma religião dominante, buscando exercer o poder, e o tridente era um símbolo muito usado no paganismo, não era visto como algo mau, mas sim algo divino.

O Catolicismo que inventou que o tridente era um objeto do demônio, assim eles criavam repudio na Europa do Paganismo, pois queriam poder e hegemonia.

Com a Inquisição o Cristianismo criou repudio ao tridente, demonizou o Paganismo e queimou muitos pagãos na fogueira. Muitas pessoas boas e justas morreram no fogueira, mas também as más. Tanto sofrimento causado.

Até hoje em dia as pessoas repudiam o Paganismo que com filmes de terror como Atividade Paranormal as Bruxas pagãs fazem o mal, são as vilãs e estão por trás do mistério do filme.

Anterior ao Cristianismo o tridente era muito bem visto, assim como o falo em outras culturas.

Hoje com o preconceito ao sexo e ao tridente acabam sendo figuras muito mal vistas, e com dificuldade diversas pessoas entram na Umbanda e tem preconceito contra isso, é a herança que deixaram nos tempos de hoje.

Os filmes de terror mostrando pagãos como servos do diabo ajudam a manter esses preconceitos.

Mas divindades respeitadas onde o preconceito é muito menor com Shiva, Netuno e Poseidon também tem o tridente, e aparecem em suas imagens, será que eles fazem o sincretismo com o Orixá Exu?

O preconceito aos Orixás se originou com o preconceito aos negros, antigamente o que era dos negros era mal visto.

O tridente significa a trindade divina, entre outras simbologias também ligadas ao 3.

Exu atua em todos os campos da espiritualidade.

Textos para se Iluminar - Budismo - Buda - Dharma Cristão - Misticismo - Mandalas - Meditação - Todas Religiões são Verdadeiras - Ciência, Religião, Provas e Evidencias - Dharma na Umbanda - Sutras

  Novidades no Site                      Livro de Visitas