Os Cinco Agregados do Budismo - Skandhas

Por: Ricardo Chioro – Riath

(Texto inspirado pelos Mestres da Luz)

De acordo com o Budismo os seres humanos são formados por esses cinco agregados, tem o nome de skandhas.

São eles: forma, percepções, formações mentais, percepção e consciência.

O Budismo ensina que tudo contem os cinco agregado, tudo o que existe, na natureza, no cosmos, nos animais e humanos.

 

1-Rupa – Forma

É o nosso corpo com todos os sentidos sensoriais e o sistema nervoso.

Existe uma meditação que é ter plena atenção ao corpo, que pode trazer o relaxamento total, é pensar em cada parte do corpo, uma por vez ao expirar e inspirar.

Essa pratica também em cada parte que você se concentra ao expirar e inspirar, você sorri para cada parte que se concentrar.

Cuide bem do seu corpo com carinho e amor. Muitos acreditam que o Budismo não importa com auto-estima, mas cuidar do corpo com amor também é uma forma de auto-estima.

Outra parte de ter estima por si mesmo é cuidar bem do nosso psicológico, gostar dele e o tratar bem.

 

2-Vedana – Sensações

Existem muitas sensações que o ser humano pode sentir.

Também existe uma meditação para observar as sensações e as identificarmos. 

Existem três tipos de sensações: as agradáveis, desagradáveis e neutras, todas elas tem um tempo de permanência.

Também se usa a pratica de sorrir para cada sensação na meditação da vedana.

A pratica serve para entramos e aprendermos sobre cada sensação, ter carinho por elas e também sendo uma parte nossa aprendermos a ter estima.

 

3-Samjana – Percepções

As percepções também existem por um tempo, um início, meio e final.

Cada percepção é finita, mas nunca acaba, cada percepção que termina, logo ou imediatamente são surgindo outras.

Os julgamentos que fazemos para o que percebemos podem conduzir ao erro, mas também a qualidade da razão pode levarmos a compreensão.

No processo de autoconhecimento perdemos ilusões.

As ilusões podem levar a pensamentos sofríveis.

O Budismo oferece um questionamento para acabar com as ilusões que é se fazer a pergunta: Será que tenho certeza do que percebi?

Fazer essa pergunta freqüentemente nos leva a investigarmos os fatos, podendo nos levar ao real conhecimento do que captamos.

Nossos preconceitos, apegos, orgulho, vaidade, inveja, raiva, ódio, ciúmes, inveja, medo, hábitos, cobiça negativa e etc. nos levam ao engano, más interpretações das percepções.

Nesses escritos podemos observar uma Psicologia Budista com ensinamentos muito interessantes.

As percepções corretas nos levam a nos sentirmos bem, já as que nos enganamos trazem sofrimentos.

 

4-Samskara – Formações Mentais

Pensamentos e emoções são formações mentais.

A mente forma pensamentos e imagens mentais, já a emoção são formações emocionais. Tudo isso faz parte do nosso psicológico e da Psicologia Budista.

O Budismo Vijnanavada enumera 51 categorias de formações mentais.

 

A pratica budista leva a consciência das manifestações psicológicas, assim como das formações mentais que mudam o tempo todo, isso é impermanecia, um dos conceitos principais que Buda ensinou.

 

5-Vijnana – Consciência

É a consciência que está abaixo de tudo o que é verdadeiro em nós – o que somos.

É a base das formações mentais, que tanto produzem quanto armazenam os conteúdos psicológicos.

É sobretudo a capacidade de criar, germinar a alegria, amor, paz, compreensão, ciúme, esquecimento, lembrança, medo, desespero e etc.

O que surgir na mente, seja feito por nós mesmos ou pelos outras vai gerar uma formação mental.

O ensinamento do quinto agregado nos leva vermos a importância do que se forma na nossa mente, pois pode nos conduzir ao positivo e negativo.

É importante sempre trabalharmos o autoconhecimento e a conscientização de nossas atitudes mentais e físicas, elas inevitavelmente trarão o resultado de nossas ações, se vamos obter sofrimento ou felicidade.

O bem nos leva a felicidade, o mal ao sofrimento. Tudo isso surge na consciência, o quinto agregado.

 

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