Os Cinco Yamas da Yoga

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Yama é um código de ética na Yoga que tem cinco princípios básicos:

 

Ahisma: é a não violência tão praticada por Gandhi que lutou pelo povo indiano, mas quando a luta se tornou violenta, Ele parou por causa deste principio, disse que a luta tem que ser pacifica.

Ahisma é respeitar a si mesmo e ao outro, não causar violência nem conosco nem aos outros, também não é só nas atitudes físicas e comportamentos que se deve praticar esse principio, mas até mesmo com os próprios pensamentos.

 

Satya: é a verdade, tanto é importante buscarmos a verdade como a mantermos nos nossos pensamentos e nos ocuparmos dela.

Asteya: é não roubar, manter-se honesto, não tirar do outro o que ele conquistou e nem invejá-lo. Esse principio nos leva ao desapego.

Brahmacharya: é manter o controle sobre os impulsos sexuais, não tem haver com abstinência, mas é não ir a extremos como a compulsão que vai drenar as energias prejudicando o treinamento espiritual ou outras áreas da vida.

Sexo é bom e saudável, mas é importante ter equilíbrio de forma que ele não atrapalhe a vida.

Aparigraha: É não se sentir com posse sobre as coisas ou pessoas, que causa muito ciúmes e pode fazer o praticante ter atos indevidos como maltratar a(o) parceira(o).

Se prega que deve viver com pouco na índia, não ter posses, mas vemos tantos casos de exploração por parte de lideres que se aproveitam para tomar o dinheiro dos fiéis, e deixá-los com pouco, ainda fazendo eles trabalharem para os lideres vendendo produtos de sua crença, aumentando mais ainda o lucro.

Existe muito a exploração por parte da religião na Índia.

 

Textos para se Iluminar - Budismo - Buda - Dharma Cristão - Misticismo - Mandalas - Meditação - Todas Religiões são Verdadeiras - Ciência, Religião, Provas e Evidencias - Dharma na Umbanda - Sutras

  Novidades no Site                      Livro de Visitas