Treinamento Budista sobre a Mudança

Por: Ryath

(Inspirado e intuído pelos Mestres Ascensos)

Faz parte do Budismo ensinar que tudo muda o tempo todo, isso pode causar incomodo ou sofrimento, pois as pessoas querem ser sempre iguais, tem medo da transformação.

Faz parte do treino lidar com esse sofrimento e buscar a transcendência, o desprendimento de nós mesmos vai ensinar que não importa, vamos parar de querer ser sempre iguais e não se incomodar mais com isso.

A mudança não é algo negativo, trabalhando o autoconhecimento só mudamos o que é ruim, o que é bom aumenta, isso são duas formas de ver que tudo muda, pois o autoconhecimento traz a transformação de forma positiva.

O autoconhecimento não é a única fonte de mudança, mudamos alguns gostos, hábitos com o passar do tempo que não são tem haver com a tomada de consciência.

As vezes enjoamos de certas coisas, isso é mudança.

A aceitação de mudarmos é uma forma de treinamento.

Quando chega a velhice que é uma mudança que traz consigo o sofrimento, estar menos bonito, menos vigoroso, com algumas dificuldades físicas ou mentais, isso afeta a vaidade, uma maior dificuldade de ação por causa da degeneração do corpo. Se incomodar com isso são forma de apego, e nem o Nirvana necessariamente acaba com todo esse tipo de dor, melhora muito, mas nem sempre o dissolve completamente, pois o iluminado gosta de ajudar, fazer o bem, a velhice atrapalha essas ações, as torna mais lentas e as vezes impossíveis de realizar.

A velhice é natural da vida, hoje se dá muita importância a juventude, ao vigor e a beleza, são as valores do mundo agora, não levam em conta com as coisas positivas da velhice como a sabedoria, por exemplo.

Nossa sociedade valoriza apenas a juventude, não nos prepara para a velhice.

A vida nunca acaba, mas sempre muda.

O Budismo ensina a aceitação da idade, da perda da beleza, da degeneração, tentando fazer com que isso não nos incomode.

Claro de existem diversos tipos de sofrimento em todas as idades, apenas usamos um de exemplo, mas através do desenvolvimento do autoconhecimento junto com uma educação de desprendimento e aceitação são métodos em lidar com a mente e o emocional, desenvolver essas qualidades que vão nos tirar de diversos tipos de sofrimento. 

Textos para se Iluminar - Budismo - Buda - Dharma Cristão - Misticismo - Mandalas - Meditação - Todas Religiões são Verdadeiras - Ciência, Religião, Provas e Evidencias - Dharma na Umbanda - Sutras

  Novidades no Site                      Livro de Visitas