ASTROLOGIA VOCACIONAL

Por: Camila Colaneri 

Neste artigo falarei mais especificamente como a Astrologia pode auxiliar no encontro da satisfação pessoal ligada à profissão.

O mapa astral (ou mandala astrológica) é o retrato do céu na hora, local e dia em que você nasceu. Partindo do pressuposto que você capta as energias do Cosmos na sua primeira respiração aqui na Terra, e ainda, partindo do pressuposto que você é parte de um contexto universal, e que portanto o que está em cima está embaixo e vice-versa, essas energias cósmicas atuam na nossa dinâmica de vida, auxiliando e nos guiando nesta jornada.

Costumo dizer que o mapa astral funciona como um guia de ruas. Você pode se virar sem ele numa cidade como São Paulo, mas terá muito mais dificuldade em se orientar do que se consultar o guia e achar a rua que pretende ir. O mapa astral tem uma função semelhante, ou seja, você pode passar sua vida inteira sem consultar um astrólogo e viverá normalmente, porém ao ler o seu mapa astral, o astrólogo o auxiliará para que você guie sua vida com mais precisão, entrando na sintonia das energias que você veio trabalhar nesta vida e sem tanta necessidade de remar contra a maré. O astrólogo não é o salvador da pátria, mas um auxiliador na sua jornada, fazendo um diagnóstico do que você trouxe de benefícios e que devem ser potencializados e o que você traz como desafios e precisa tomar consciência para trabalhar em seu favor.

Seguindo essa premissa, além das várias áreas da Astrologia, temos a Astrologia Vocacional. Neste caso, ao ler o seu mapa, o astrólogo irá se concentrar nas áreas voltadas à profissão, ou seja, verá quais as áreas de atuação que lhe são mais favoráveis, como você lida com suas finanças, com o trabalho rotineiro, quais podem ser os seus ideais profissionais, o que lhe dá satisfação pessoal, enfim, pode orientá-lo.

O mapa vocacional é um excelente instrumento para a escolha da profissão na hora fatídica do vestibular, quando o adolescente está com mil opções e pouca maturidade para escolher a profissão. Fora a pressão familiar, dos amigos, da sociedade.

Vestibulandos, aqui vai uma dica: não se desesperem. Nem sempre a primeira escolha é a mais certa e mesmo que vocês tenham feito uma opção que condiga com suas afinidades, mesmo assim não é uma escolha para o resto da vida. A vida é dinâmica e nós, como humanos e em evolução, mudamos de opinião e de visão ao longo dos anos. Portanto, não levem essa fase com tanto pesar. Façam sua opção com seriedade e saibam que a faculdade é mais uma etapa na vida de vocês, sendo que outras tantas virão. É claro que se você, de cara, já faz um curso superior que o agrada, seu caminho ficará mais suave; porém, a vida é cheia de surpresas e mudanças e a escolha do curso é mais uma etapa e não “a” etapa definitiva.

E você que já passou dessa fase, está trabalhando e, mesmo assim, não está feliz. A primeira pergunta que você deve se fazer é se realmente não está feliz na sua profissão ou no local onde trabalha. Isso dá uma grande diferença, pois, às vezes, o problema é menor do que aparenta ser. Se for só uma questão de local é mais fácil de resolver. Se for, porém, algo ligado à satisfação de vida, aí sim opções mais profundas terão que ser feitas. Outras vezes você também pode estar passando por um momento astrológico mais tenso e não necessariamente um problema de fundo mais psicológico.

Dessa forma, a análise do seu mapa astral pode dar muitas dicas e ajudá-lo nestas questões conturbadas. Um exemplo simples (é claro que precisamos olhar o contexto inteiro do mapa), mas que mostra como funciona o que estou falando: num mapa que tem muito elemento Ar, a pessoa tende a privilegiar o mental, a lógica, o raciocínio. É bem provável que se esta pessoa fizer uma faculdade mais técnica ela se sentirá mais confortável, como a Engenharia, a Computação, Administração. Um pessoa com as Casas profissionais em Água (o mapa é dividido em 12 áreas de atuação chamadas Casas), demonstrará a tendência a trabalhar numa área mais assistencial, como a Medicina, Enfermagem, Psicologia. Esses são exemplos muito simples, mas que já demonstram como a orientação pode ser feita. Ou ainda, a pessoa está com um trânsito de Plutão ou Urano numa Casa profissional; neste caso ela sentirá vontade de mudar de profissão ou largar tudo e ir para outro lugar.

Assim, percebemos que a Astrologia pode ser de grande valia nestes momentos de decisão que tanto nos angustiam, seja para direcionar ou para clarear os acontecimentos.

Camila Colaneri é astróloga, taróloga e psicanalista. Faz Mapas, Sinastria, Astrologia Vocacional, Infantil, Cármica e Eletiva. Mais informações sobre seus trabalhos, clicando aqui, e aqui, para conhecer seus produtos.