ESCLARECIMENTO IMPORTANTES SOBRE O BUDISMO

Por: Ricardo Chioro

(Parte deste texto é canalizada dos Mestres Ascensos)

1- Os Desejos

Os mais importantes ensinamentos budistas são as Quatro Nobres Verdades.

A primeira nobre verdade é a existência do sofrimento; a segunda é que a causa dele são os três venenos: o desejo, a ignorância e a aversão; e terceira nobre verdade é que o sofrimento acaba quando eliminamos os três venenos. Não vamos falar da quarta Nobre Verdade, para este texto bastam as três.

Fala-se muito na extinção dos desejos no Budismo, mas é muito importante que esses desejos não compreendem bem o que entendemos sobre desejos na língua portuguesa. Isso ocorre por causa da tradução das palavras “tanha”, “mana” e “ditthi” na língua Pali que significa desejos.  

Os desejos impulsionam todas as ações da vida, por exemplo: A pessoa trabalha, mas existe um propósito nesse trabalhar; que é ganhar dinheiro ou sustentar a família, ou fazer algo com esse dinheiro; o comer: comemos pelo desejo de comer; a fome, isso nos impulsiona a cometer este ato; tomamos banho pelo desejo de ficarmos limpos.

Muitas das coisas que fazemos por obrigação também englobam desejos, o de não levar uma bronca, ou a de ser um bom filho, ou até mesmo de evitar problemas.

Na língua portuguesa, fazer o bem é impulsionado pelo desejo de querer ver os outros bem ou de ajudar e etc. E o que impulsiona a iluminação é o desejo de atingí-la.

O Budismo visa atingir a iluminação e não só visa isso como diz que para atingí-la é preciso querer, pois quem não quer não atinge.

Se fosse assim então o Budismo exterminaria a si mesmo, pois o que ele oferece são praticas para atingir a iluminação e se ele manda abandonar o desejo de se iluminar, para que uma pessoa permaneceria no Budismo?

E pior, eliminando todos os desejos o que impulsionaria a pessoa a fazer qualquer coisa? A vida perderia a graça e o movimento.

É importante que se entenda que tanha, mana e ditthi significam somente os desejos ruins, os desejos de dominar os outros; de ter o poder, de cobiça por coisas materiais, do ego; de orgulho; ser o melhor, desejos de excessos e etc.

Então o que geralmente compreendemos sobre desejos, que é o que impulsiona a pessoa a fazer qualquer coisa não compreende a tradução completa dos os desejos que devemos eliminar.

Desejos de se iluminar, de amar sinceramente, de ter alegrias, de ser feliz, de estar bem, de fazer o bem e etc. são bons desejos, não devem ser eliminados.

Os desejos sobre coisas materiais, orgulho, entre outros são maus desejos e devem ser eliminados.

O Monje Genshô esclareceu-me em um e-mail, no qual pedi sua ajuda para escrever este texto, que os desejos maus são os desejos apegados, os desejos de fazer o bem e se iluminar, não são apegados e por isso são bons.

Na verdade a transformação interior do autoconhecimento muda os desejos maus em desejos bons. Tem uma frase de Sidarta Gautama, o Buda, que é assim: Só o conhecimento de si traz a iluminação.

Existem ainda as pessoas espiritualistas que dizem que existe uma diferença entre desejos e vontade; que a vontade vem da alma e os desejos do corpo. Então atingir o Nirvana e praticar a bondade não seria desejos e sim seria vontade que vem da alma.

É preciso entender que os desejos ruins vem dos defeitos da personalidade e os bons desejos de sua parte iluminada.

Por isso digo que para crescer na luz você pode procurar os defeitos de sua personalidade e mudar para não tê-los mais. Procurar suas qualidades, e se modificar para gostar de si mesmo e se valorizar e enxergar os outros e mudar para lidar com eles da melhor forma possível. Diversas práticas Budistas como meditação, mantras, mandalas, entre outras levam a estas consciências e modificações, mas você também pode buscá-las em si, isso faria muito bem para seu crescimento interno.

Quem deu as bases para a construção deste texto foi o Monje e Reverendo Genshô.

Muito obrigado Genshô!

Só para terminar, quando dizem que devemos eliminar os desejos, com essa frase pensamos em se tratar de todos os desejos, mas não é.

 

2- Viver o Presente

Esse é um esclarecimento que tive graças ao meu amigo Inharoi Michel. Obrigado Michel.

Quando lemos no Budismo que devemos viver o presente, muitas vezes entendemos que não devemos deixar que nossa mente permeie o passado e tampouco o futuro, que devemos nos ater somente no presente.

Mas isso também é uma tradução não muito bem explicada, pois quando dizem que devemos viver o presente, significa viver o absoluto.

É importante ter sonhos e realizá-los. E ter sonhos muitas vezes é se ater no futuro, pois o sonho ainda não aconteceu, só quando o sonho chega no presente é que podemos vive-lo.

Se Sidarta Gautama não sonhasse em ser um Buda, jamais o seria, ele buscou realizar esse sonho.

Muitos sonhos para serem realizados precisam do crescimento interior, inclusive quando o sonho é esse crescimento e então é altamente produtivo sonhar. Mas como diz Inharoi, só se lutarmos para realizá-lo e também se o sonho não prejudicar ninguém e for bom para você e os outros. O Budismo ensina a não fazer o mal e fazer o bem.

Mas não é bom deixar que traumas e pensamentos tristes do passado, estraguem o nosso presente, é preciso se desprender de pensamentos tristes e negativos, que só nos levam para baixo. Para a felicidade é muito bom encher a mente somente de coisas positivas e boas; de coisas iluminadas e equilibradas.

Para isso também é bom não deixar que as incertezas do futuro não tirem nossa felicidade, a não ser que estejamos passando por algum problema que precisamos resolvê-lo; é sobretudo muito importante ter fé e que nesses momentos ruins principalmente, a fé nos ajude a estarmos bem.

Os Budas nos incentivam muito a realizarmos nossos sonhos e para realizá-los é importante acreditar e fazer acontecer.

"É muito importante ter sonhos, sem perder a esperança de um dia realizá-los". (Dalai Lama)

"O desejo sincero e profundo do coração é sempre realizado; em minha própria vida tenho sempre verificado a certeza disto". (Gandhi)

Mais textos sobre esclarecimentos do Budismo: Esclarecimentos Importantes sobre o Budismo, Esclarecimentos Importantes sobre o Budismo 2, Esclarecimentos Importantes sobre o Budismo 3 e Amor não é Apego.

 

3 - Ajude a propagar esses ensinamentos

O que estamos debatendo neste texto não é um ponto bem esclarecido sobre o Budismo e poucas pessoas tem conhecimento sobre ele, por isso é muito importante sua divulgação, pois assim as pessoas entenderam que não devem eliminar seus desejos bons e podem sonhar.

Envie este texto para seus conhecidos budistas por e-mail ou pelo orkut ou fale oralmente o que expusemos aqui.

Ajude a divulgar este texto em sites, revistas e jornais budistas. O autor permite a utilização deste texto em outros meios de comunicação, desde que seja colocada a autoria.

E eu só a agradecer se você fizer isso.