Sincretismo da Umbanda com o Thor da Marvel

Por: Ricardo Chioro (texto inspirado espiritualmente)

Diversas forças espirituais vivas receberam humanizações, nomes e mitologias em diferentes culturas e religiões.

As divindades (forças espirituais vivas) apresentadas por uma crença são as mesmas de outras apesar de nomes, humanizações e mitologias diferentes.

Antigamente havia uma necessidade de esconder conhecimentos espirituais sob a forma de mitos, humanizações, parábolas, representações para proteger o conhecimento verdadeiro de pessoas mal intencionadas, então cada forma de culto criou suas próprias mitologias, formas humanas e parábolas e etc.

Os personagens do filme Thor da Marvel foram feitos baseados em divindades da crença Nórdica, assim feito com base em forças cósmicas.

Cada divindade nórdica é um Orixá de Umbanda, pois são as mesmas forças, consciências.

 

Thor

 

É o Orixá Xangô, força responsável pelo equilíbrio de toda criação divina, não só ele como Egunitá também.

 

Haindal

 

Creio que muitos simpatizem com ele, é a energia masculina do amor presente em toda criação de Deus.

Haindal é o Orixá Oxumaré.

 

Odin

 

Muitos podem pensar que se trata do próprio Deus por se chamar o pai de todos, mas segundo estudos Umbandistas não é, se trata na verdade do Orixá da Lei, Ogum.

Odin, Ogum rege as ações e reações da criação de Deus.

 

Valquíria

 

Existe uma personagem do universo Thor da Marvel que ainda não foi retratada nos cinemas, quem sabe ainda vai ser, é a Valquíria, ela é a Orixá feminina da Lei, Iansã, rege as ações e reações em toda criação junto com Odin, Ogum.

 

Ficaram faltando os Deuses Frandal, Sif, Frigga, Volstag, Loki e Hogun, dos quadrinho e filmes do Thor que são sei quais Orixás são.