FLEXIBILIDADE

Por: Ricardo Chioro

(Parte deste texto é canalizado pelos Mestres Ascensos)

Vamos dar um exemplo do que é inflexibilidade:

Você marca com alguma pessoa na sua casa as 10:00 hs, e a pessoa chega as 10:12 hs.

Você não aceita que a pessoa chegue 12 min de diferença do combinado. Acha que combinou as 10, que tem que ser as 10, não existe flexibilidade para aceitar a diferença no atraso.

Quis usar o exemplo de esperar em casa, pois a pessoa não teve que ficar esperando, sem fazer nada, o que pode aborrecer, e só tivesse a aceitação na diferença de horário.

Claro que a inflexibilidade de cada pessoa pode estar em algumas áreas da vida, e não todas, por exemplo: no trabalho, no horário, na religião, no esporte e etc.

Inflexibilidade é não ser flexível para aceitar as coisas exatamente como o combinado, como as normas exatamente pedem, podendo aceitar o diferente, tendo compreensão ou aceitação do diferente.

Lembrando que o psicológico é complexo, e para ter compreensão é necessário ter conhecimento.

Antigamente, por volta do ano de 1900, e 1940 as pessoas eram muito inflexíveis.

O Catolicismo e os pais eram muito autoritário, por conseqüência criavam pessoas inflexíveis.

Pais autoritários geram filhos inflexíveis.

Pessoas que acreditam no Misticismo ou Espiritismo, também é normal apresentaram alguma inflexibilidade na sua fé.

Quanto a inflexibilidade moral: achamos que o outro deve seguir rigidamente a nossa moral, mas nos esquecemos que o psiquismo é muito complexo e a moral inclui muitas coisas, as vezes o outro tem qualidade morais que nós não temos, que nós nem imaginamos se tratar de uma qualidade espiritual.

O moralismo atua muito na inflexibilidade moral, e a personalidade é muito complexa, cada pessoa tem uma região moral mais desenvolvida e outra menos na sua personalidade, dependendo de seus signos (horóscopos ocidental e oriental), seus orixás, suas vivencias e sua evolução.

Permitir o outro ter seu grau de evolução é natural, cada um tem seu grau, que começou dos níveis mais baixos e foi aumentando.

A propósito, a verdadeira e elevada moral é flexível.

Muitas vezes uma moral errada, leva a inflexibilidade.

Agora falando da fé: as vezes achamos que todos devem seguir a nossa crença, fazer as nossas praticas.

É inflexibilidade, pois não se pensa em permitir o outro seguir o que ele quer, ser flexível para o outro aceitar o que ele acha bom.

Isso se dá por pensarmos que nossa crença é melhor que a do outro, então tentamos empurrar o outro para nossa crença, mas isso é uma ilusão, a crença do outro também é boa.

Cada pessoa tem uma necessidade de ir para uma religião, e as vezes é outra religião que ir ajudá-lo a evoluir melhor.

Trabalhamos na flexibilidade dentro do misticismo e espiritismo nos textos: Flexibilidade no Espiritualismo, Equilíbrio entre corpo e espírito, Não Devemos Praticar o Radicalismo Religioso, Não Precisa ser Pobre para ser Iluminado ou Espiritualizado, Respeitar o Nível de Entendimento do Outro sobre a Espiritualidade, Respeitar a Pessoa Buscar a Caridade e Espiritualidade por Ela, e não pelos Outros, Porque não devemos condenar uma pessoa pelo seu Karma e Respeitar os Defeitos e o Jeito dos Outros.

A Flexibilidade é uma característica que precisamos ter para atingir a iluminação, é uma virtude.

Adquirir flexibilidade é evoluir espiritualmente.

Flexibilidade é uma característica da luz.