|
NÃO SER PRECONCEITUOSO TRAZ ESPIRITUALIDADE 2 Por: Ricardo Chioro (Parte deste texto é canalizada dos Mestres Ascensos)
No primeiro texto abordamos como não ser preconceituoso traz espiritualidade, agora vamos falar mais de preconceitos encobertos, que muitas vezes não percebemos serem preconceitos, afim de podermos mudar. Sabemos que todos nós temos defeitos, e pela convivência com os outros podemos aprender coisas erradas, como criticar os outros por motivos superficiais e preconceituosos. Devemos nos livrar de preconceitos que fazem agente criticar, principalmente quando fazemos na frente do criticado, fazendo ele se sentir mal e abaixando sua auto-estima. Sabemos que pessoas que lêem textos como este, são pessoas boas, que querem melhorar como seres humanos, evoluir, se autoconhecer, tudo isso são sinônimos que querem dizer a mesma coisa. Pessoas boas que buscam esse tipo de coisa. Pessoas boas tem muitas qualidades, pois são seres da luz, mas também não deixam de ter alguns defeitos, pois é natural, são humanos. Você valoriza sua espiritualidade? Os defeitos, na grande maioria das vezes nos seres de luz, não são suas culpas, são coisas que a vida traz.
Preconceitos com pessoas acima do peso
Existem pessoas que fazem criticas a essas pessoas, quando as vêem na rua, criticam quando vem sentar perto delas em transportes públicos e etc. São maneiras ruins de ver alguém que está nesta condição. É buscarmos o humanismo de vermos que ninguém está acima do peso porque quer e que ela sofre por isso.
Preconceitos com drogados
Existem pessoas que enxergam os drogados como marginais e pessoas ruins. Mas não são pessoas ruins, são pessoas com um problema muito sério. Existem viciados bons e maus. Mas o vicio é um problema que pode fazer até mesmo uma boa pessoa roubar e viver na rua, e traz muito sofrimento.
Preconceito com alcoólatras
O mesmo preconceito com o drogado. São pessoas com um problema sério, que prejudica muito a vida, não são pessoas ruins. Tem pessoas ruins e boas viciadas em álcool. Muitas vezes o alcoólatra é agressivo por causa do álcool, e não porque seja mau.
Preconceito com pessoas que tem ligação com quem fez o mal
Preconceito com filhos de políticos que roubam o povo, por exemplo. Não foi o filho do político que roubou o povo, foi o político, ele pode ser uma boa pessoa, mesmo que o pai, e ou a mãe, não sejam. Os tibetanos tem muito preconceito com os chineses, pois a China, invadiu e domina o Tibet. Mas, veja bem: um chinês não invadiu a China, foi o governo que fez, ele não fez nada contra o povo do Tibet, foi o governo e as pessoas que apóiam o governo, um chinês pode não ter nada a ver com isso. O indiano, comumente tem preconceito contra o povo branco, pois foi invadida por ele, e causou muito sofrimento. Mas o que o um branco que nasceu hoje, fez contra a Índia? R: Provavelmente nada.
Preconceito com Garotas de Programa
Chamá-las de vagabunda é um preconceito, pois não são vagabundas, quando está frio, elas ficam com pouca roupa para mostrar o corpo, tem medo de pegar uma doença, tem medo que alguém ataque elas, tentam seduzir o cliente e tem que fingir estar gostando do sexo. Muitas vezes trabalham mais de oito horas por dia. São pessoas que fogem do modelo que é imposto do que é correto à mulher fazer, modelo religioso e social, mas não vamos falar mal dela por causa disso. Lembrem de Jesus que respeitou a prostituda, mesmo em uma época de menos aceitação que a nossa.
Preconceito a pessoas que roubam porque estão passando necessidade
Existem pessoas que roubam porque estão em uma situação muito difícil, passando fome, precisando de remédios, com pessoas da família muito doentes e etc. Nem todo ladrão é uma má pessoa. As vezes um desespero muito grande leva a pessoa a roubar, o que implica em sofrimento excessivo. Veja a situação difícil que está essa pessoa. Existem pessoas que também roubam e não é por nessecidade, sem nessesariamente serem maus, mas porque foram criados para fazer isso. (mais sobre isso no texto: Levando a Flexibilidade para Outro Nível)
Preconceito contra Ciganos
Preconceito muito comum, as pessoas geralmente vêem os ciganos como materialistas, ladrões e até pessoas desonestas, sem perceber que isso é preconceito. Os ciganos são um povo diferente e merecem nosso respeito.
Muitas vezes em nome de uma moral se condena pessoas que estão em sofrimento, mas sobretudo isso não é uma moral verdadeira. Humanismo e compaixão vão fazer enxergamos a pessoa que está um uma situação difícil com olhos de amor e pena. As vezes em nome de uma moral procuramos agir de forma certa, e pessoas boas procuram agir de forma certa, mas nem tudo o que parece é. Falamos isso no sentido de procuramos fazermos o certo, quando esse certo na verdade pode ferir o outro, então ele é na verdade errado. Espiritualidade são humanismo, amor e compaixão. Muitas vezes a critica esconde sentimentos de frustração e raiva (que na maioria das vezes não percebemos) com coisas que aconteceram na vida, e acabam descarregando na critica e com o preconceito, e se pararem de criticar e jogar a frustração em alguém próximo a você, também não é bom, pois temos que jogar a frustração em alguma coisa, e não em alguém, veja nossos textos: Como lidar com Frustração, Agressividade, Raiva e Mágoa e Como lidar com Raiva. Para saber mais sobre preconceito e poder atingir mais a espiritualidade, veja o texto: Não ser Preconceituoso traz Espiritualidade
|