A Filosofia de Plotino

Por: Ricardo Chioro – Riath

(Texto inspirado pelos Mestres da Luz)

Plotino (nasceu em 204 e morreu em 270) foi um seguidor da nove escola Platônica (escola baseada nos ensinamentos filosofo Platão).

Plotino foi um místico que ensinava que o Deus cristão vai além de tudo: transcende a morte, a substância, o ser,  e é infinito e espiritual, criou e mantêm tudo o que existe ilimitadamente.

Para Plotino Deus é o Uno, que tudo o que existe sai dele, porém que não conseguimos entende-lo.

Outra coisa que é muito interessante na filosofia de Plotino é: Deus se auto-criou, e transcende a si mesmo, Ele existe Nele e para Ele, tem toda liberdade de gerar o que quer.

A medida que as coisas se distanciam de Deus vão perdendo a identidade.

O ser quando se torna menos sentimental se distancia de Deus, porém quando aumenta à emoção positiva ela se torna cada vez mais próxima do criador, indo também de encontro com a felicidade, com isso se torna cada vez mais autentica, ela mesma.

O ser que está distante de Deus, só vê o seu lado, é egoísta e não se doa, não se importa com o bem.

Em primeiro lugar de tudo o que existe está o Uno, o intelecto em segundo e a alma em terceiro, em quarto está o mundo físico que é composto de matéria.

A matéria para Plotino assim como o mestre de sua escola Platão é algo negativo.

Deus está em primeiro, em patamar superior, já o mundo físico está muito mais abaixo. A matéria para Plotino era o não ser, e é privada de todo bem.

A negatividade da matéria é porque ela é privada do bem, pois ela não tem positividade.

No inicio a alma cria a matéria e em seguida dá forma a ela e a ilumina.

O mundo segundo a filosofia que falamos neste site é criado e formado pela alma.

A consciência é a capacidade de encontrar o conhecimento dentro de si mesmo, assim se encontram as mais altas revelações e suas origens, que é o Uno.

A busca pelo conhecimento é se voltar para si mesmo, para dentro, isso nos aproxima de Deus, nos leva até Ele.

Para Plotino para ocorrer isso esse caminho que leva ao criador devemos nos tornar independentes de identidade corporal, e adquirir sabedoria, consciência, equilíbrio nos desejos, coragem e justiça, para isso é necessário amor, musica e filosofia.

Na antiguidade Sócrates e Platão que são filósofos ensinavam o autoconhecimento e as virtudes moral que citamos no parágrafo de cima.

Plotino ensinava que a beleza deve ser buscada junto ao caminho do bem, junto a ele. A alma só enchergará beleza se ela for bela. 

Ensinar o caminho é mostrá-lo, mas cada um vê o que quer.

Assim diversos conhecimentos que temos hoje no Misticismo, esoterismo e religiões foram sido trabalhas pelos filósofos de antigamente, eles prepararam o terreno para este conhecimento. Os conceitos que temos hoje, também pode ter mudanças no futuro e ser um preparo também para o amanhã.

A mudança não significa que tudo seja inverdade, longe disso, mas o ser humano pode se enganar e trazer conceitos errados tanto bem intencionados como mau.

Existem muitas verdades nas religiões, o que não significa que não tenham errado em alguma coisa, mas um dia vamos chegar na verdade total.

 

Bibliografia

http://www.filosofia.com.br/historia_show.php?id=38

Textos para se Iluminar - Mandalas Metafísica - Budismo Esotérico - Ciência, Religião, Provas e Evidencias - Todas as Religiões são Verdadeiras - Taoísmo - Yoga - Astrologia - Numerologia - Runas - Tarô - I-Ching - Xamanismo - Cristianismo Místico - Meditação - Orações - Feng Shui