A Umbanda ser Chama de Espiritismo

Por: Ricardo Chioro – Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres Ascensos)

O nome Espiritismo indica que é uma religião feita por espíritos, o que é uma definição condizente com o que a Umbanda faz.

Antigamente a Umbanda era chamada de Espiritismo de Terreiro, enquanto que o Kardecismo de Espiritismo de Mesa Branca.

Mas nossos irmãos kardecistas reivindicarão reivindicaram o nome Espiritismo para eles, não querendo mais a Umbanda usa-se o nome que indica que é uma religião formada pelos espíritos.

Realmente o nome espirita foram eles que deram, mas o que fez eles não quererem que a Umbanda tivesse esse nome pelo foi pelo preconceito, ou porque achavam sua religião superior. Não queriam que as duas crenças fossem confundidas.

Porém o nome Umbanda é muito bonito, significa a união de todas as crenças, pois os espíritos manifestados podem ter qualquer religião, já na espirita só se professa o Cristianismo.

Um significa a unidade de tudo, Banda significa religiões.

O nome Espiritismo de Terreiro quase não é mais usado, porém podemos valorizar o nome da nossa crença, que é muito bonito.

Não importa o nome, mais sim o amor, a caridade.

É bom também para a Umbanda haver uma distinção entre ela e o Espiritismo porque são religiões diferentes.

O Espiritismo abole o uso de elementos que são muito necessários para que as energias das entidades e Orixás beneficiem os atendidos.

Muitos centros misturam a Umbanda com o Espiritismo, mas essa junção pode atrapalhar, pois o uso de elementos é fundamental para beneficiar as pessoas.

O Espiritismo julga o uso de elementos como desnecessário ou que só entidades de baixa espiritualidade necessite delas, mas não, é o contrario: são as entidades mais evoluídas que necessitam desses materiais porque a energia delas é muito sutil, enquanto vivemos no plano material que é denso demais.

no nosso texto Chico Xavier quebrando Mitos encontramos na obra de Chico bases para entidades iluminadas usarem o materiais.

No final do filme do Chico, onde passa os créditos finais mostra algumas cenas do programa Pinga Fogo que participou, justamente no momento em que ele diz que quando os católicos estão em uma vibração de fé na igreja, no momento em que recebem a hóstia, (que é um elemento material) aparecem seres santos, que abençoam aquele material e eles tomam a forma (espiritual) em que parecem flores de luz.

Seres santos são seres iluminados, Mestres Ascensos, Mestres da Luz, seres de muita evolução que não necessitam mais reencarnar, tem a energia muito sutil, e justamente por terem a sua energia muito sutil necessitam do uso de certos materiais para tornar a sua energia mais densa, porque estamos no plano material, que é extremamente denso, e uma energia muito sutil não nos atinge, não podendo nos beneficiar.

O uso dos materiais permite que a energia da entidade nos atinja, podendo trazer autoconhecimento, equilíbrio, positivismo, vibração elevada, alegria, felicidade, eliminar ou diminuir emoções ruins e etc. Caso contrario não.

Na obra de Chico ainda podemos notar outra parte que aborda o uso de materiais, e é no Livro Nosso Lar, onde André Luiz (um espírito) foi curar o marido de sua ex-esposa, que estava doente, para isso ele usou a água que já se encontrava no quarto dentro de uma jarra, emanando luz na água, ainda através do sonho mandava que o doente a bebesse.