Auto-Estima VS Orgulho e Vaidade

Por: Ricardo Chioro - Riath

(Inspirado e Intuído pelos Mestres Ascensos)

É difícil alguém ser feliz se comparando aos outros.

A comparação é o ego querendo estar por cima, ele sempre quer isso.

O Budismo ensina que qualquer posicionamento que buscarmos em comparação aos outros é orgulho ou vaidade, tanto se sentir superior, como inferior ou igual.

Quando não nos importamos com posição nenhuma em comparação aos outros significa que realmente não estamos preocupados com isso.

Quem age da forma como falamos no parágrafo acima é porque atingiu a humildade, que é justamente não ligar para qualquer status, posição e etc.

Auto-estima não é se sentir superior, para viver em equilíbrio é muito importante se valorizar, ter estima e amor por si mesmo, mas também humildade, que não é inferioridade.

Quando nosso ego está inflado ficamos muito preocupados com o que os outros pensam de nós, isso não acontece só pessoas egoístas, mas também com pessoas espiritualizadas.

A vontade de ser bem visto, de que as pessoas nos achem demais é pura vaidade.

Quando estamos nesse estado nós nos preocupamos como os outros nos vêem, deixando de nos importar com eles em si.

Existem situações que a pessoa faz caridade por amor aos outros, mas ai as pessoas começam a admirar e o foco muda, podem deixar de se preocupar com o bem, para se importar com o que os outros vêem.

É muito importante nesse caso buscar a humildade, pois o amor nos dá felicidade, e a vaidade grande nos tira.

A solução para isso é nunca estimular a vaidade, assim ela vai embora, mas qualquer alimentada ela volta.

É muito importante nos valorizarmos sem nunca fazer qualquer comparação aos outros, também não ficar se importando em que os outros te vejam como alguém melhor, extraordinário e etc.

Importante é em uma relação seja de amizade, de namoro, familiar e etc. que haja troca de amor, não que sejam um instrumento do ego, querendo que os outros te coloquem em um pedestal.

É importante que os outros não sejam um veiculo para agradar nosso ego, mas sim que nos tragam e podemos dar felicidade, isso é amor, espiritualidade e uma troca saudável e desinteressada em coisas que vão boicotar nossa positividade, bem-estar.

Se amar é também se importar com seu auto-respeito, e nessas amizades por interesse somos muitas vezes desrespeitados. São pessoas que desejam se dar bem em cima da gente.

É importante se preservar e não se deixar abusarem de você.

Osho ensina que em todo o processo de aprendizagem de uma criança só dizem como ela deve ser, nunca que ela é boa como é, isso atrapalha o auto-amor.

O auto-amor só é possível quando nos aceitamos do jeito que somos, e é muito importante buscarmos isso, faz parte do autoconhecimento, você pode procurar em terapeuta para se trabalhar nisso, também conhecer nossas praticas de Mandalas de Autoconhecimento e Auto-estima no link: Mandalas para Auto-Estima e Autoconhecimento

Também temos muitos textos de auto-estima na nossa seção: Textos para se Iluminar.

Tem muitos textos lá, para encontrar os que estamos indicando entre no link e só depois clique Ctrl e F juntos, e digite auto-estima que o computador vai selecionar eles.

Boa viagem interior!!!!

Textos para se Iluminar - Mandalas Metafísica - Budismo Esotérico - Ciência, Religião, Provas e Evidencias - Todas as Religiões são Verdadeiras - Taoísmo - Yoga - Espiritualismo na Filosofia - Astrologia - Numerologia - Runas - Tarô - I-Ching - Xamanismo - Cristianismo Místico - Meditação - Orações - Feng Shui

 

Uma Sugestão para Evoluir Espiritualmente, Meditação com Mandalas, Exercicio do perdão e Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento