Hatha Yoga, o Yoga do Corpo

Por: Ricardo Chioro – Riath

(Texto inspirado pelos Mestres Ascensos)

Esse método surgiu na índia nos séculos VIII e XII.

Além das posturas yogue o Hatha inclui praticas de celibato absoluto, vegetarianismo, o que é normal na Índia, exercícios de respiração, concentração, técnicas de limpeza dos canais nasais e digestivos. 

Há significa Sol, fonte de luz, então é o sol interior, sua alma.

Tha significa Lua.

Lua é sua consciência, seu psicológico.

Hatha significa o equilíbrio entre a força lunar e solar, o psicológico e a alma, o masculino e feminino.

Essa técnica usa a plena atenção em sua pratica, é praticar sem se distrair, focado na ação que está praticando como nas posturas (asanas), pranayamas ou qualquer exercício da filosofia que busca a integração entre o psicológico e a alma.

Nos ásanas deve se concentrar muito na postura do corpo, em seu alinhamento que gera como resultando a mudança de padrões psicológicos, comportamentais. Isso é o autoconhecimento, é a transformação interior.

Mas para atingir um om resultado é importante praticar os alinhamentos corporais com precisão, isso a pessoa vai ganhando a medida que pratica.

Quanto mais praticar, mas vai adquirindo abilidade e fazendo cada vez mais as posturas corretamente.

A Yoga do corpo tem como objetivo preparar o praticante para níveis ampliados de consciência e meditação, e melhorar o funcionamento físico, mental e espiritual.

O corpo é visto como um instrumento para os pránas.

O corpo possui aspectos físicos, mentais e espirituais.

 

O Ego

O Hatha recebe duras criticas de que seus métodos não tiveram forte disciplina e educação, a visão do yogue pode alimentar seu ego ao invés do espírito. Esse é um problema que ocorre muito na Índia e no Espiritualismo Ocidental também.

Existem quem se acha superior por ter seu conquistado um bom físico com o Hatha Yoga, porém o orgulho e a vaidade vem muitas vezes por se achar com o melhor sistema de autoconhecimento que os outros, melhor religião, melhor espiritualidade e etc. São coisas que acontecem muito na Índia e aqui no Ocidente também, principalmente nas crenças de reencarnação ou renascimento.

É preciso parar de alimentar o ego, assim ele perde a influencia sobre nós, porém qualquer alimentada ele volta.

Um dos autores do Livro Teorias da personalidade encontrou um yogue que tinha sido usado em diversas pesquisas, tinha um domínio sobre o corpo muito grande devido a pratica do Hatha, então ele em uma grande conferencia desafiou outros yogues a fim de demonstrar quem era o melhor.

 

Pratica que não Necessita de Idade

Qualquer pessoa pode praticar, desde crianças até idosos, existem professores especializados no publico infantil.

 

Bibliografia

Fadiman, James & Frager, Robert. Teorias da Personalidade, Editora Harbra, São Paulo, 2002.

 http://www.personare.com.br/entenda-melhor-sobre-hatha-yoga-m390