O Caminho do Meio e os Desejos

Por: Ricardo Chioro - Riath

(Inspirado e intuído pelos Mestres Ascensos)

Buda seguiu o caminho asceta antes de se iluminar.

No Ascetismo tem como base não realizar nenhum desejo mundano e fazer auto-mortificações, então claro, traz sofrimento.

Buda teve o insight que aquele caminho não levava a iluminação, então expôs para seus colegas de pratica, eles ficaram escandalizados.

O conceito de caminho do meio vem do equilíbrio, não realizar nenhum desejo mundano é um extremo, realizar todos desejos é outro.

O que Buda propôs foi um caminho de equilíbrio, de moderação.

Existem desejos bons, assim como maus, outros ainda nem positivo, nem negativo.

O Budismo aconselha a praticar bons desejos ou neutros, mas os maus não.

Desejos que devem ser terminados no caminho de autoconhecimento são os chamados de tanha, mana e ditthi que são muito mau traduzidos.

Os tradutores traduzem tanha, mana e ditthi simplesmente como desejos, mas não é, então muita gente acha que tem que deixar de desejar, isso é justamente o que Buda enxergou de errado no ascetismo.

Tanha, mana e ditthi significam desejos que trazem sofrimento.

 

1-Tanha significa insatisfação, significa não querer sofrer, na verdade você se preocupando com a dor antes dela acontecêr, quando na verdade devemos não nos preocuparmos com isso.

As pessoas sofrem antecipadamente com o medo de sofrer, na verdade não devemos nos preocupar com o futuro doloroso, porem mesmo um iluminado tem essa preocupação, porém lidar melhor com ela é não ligar.

As pessoas sofrem antes de uma cirurgia, pensando no que vai acontecer, ou no garoto da escola que pratica bullyng e vai te fazer mal e etc.

 

2-Mana já significa orgulho e presunção, essa característica drena nossa felicidade, dependendo da intensidade dela drena muito ou pouco.

Para o budismo querer ser superior ou inferior aos outros é orgulho. Essas questões não devem importar.

A melhor coisa a fazer é não alimentar o orgulho ou a presunção que ela morre de fome, mas o fato de voltar a alimentá-la ela volta, é um exercício de equilíbrio no começo, depois de algum tempo se torna natural evitar o Mana.

 

3-Ditthi significa desejos mal intencionados, como o de prejudicar alguém, esses devem ser sempre evitados.

 

Nas quatro nobres verdades é a segunda nobre verdade que fala do sofrimento, já a quarta fala de como superá-lo, que é o caminho de bondade, ética, boas ações e pensamentos, de refutar o mau, ter concentração e meditação.

A concentração e a meditação significa fazer as coisas concentradas na ação que estiver executando, não de forma distraída, mas ligada.