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O Misticismo de Nicolau de Cusa Por: Ricardo Chioro – Riath
Existe na Filosofia de Nicolau o misticismo como
Deus sendo o uno, o todo, tudo o que existe e o universo é uma
exteriorização do Criador de tudo. O Criador é infinito e está em tudo formando uma
unidade com tudo o que existe. Estados alterados de consciência como se consegue
na meditação pode nos fazer sentir essa união, que não existe separação
entre nós, Deus e tudo o que existe, é tudo uma unidade. A iluminação
espiritual também pode trazer essa consciência, que é para o Catolicismo a
Santidade. Segundo Cusa a razão não pode atingir a
compreensão do Uno porque ela só compreende a natureza evidente.
A razão é inferior a unidade de tudo, pois não
pode entendê-la, porém é possível vivenciá-la. Para Cusa existem quatro graus de conhecimento, que são: 1-O conhecimento dos sentidos: proporcionam-nos informações
confusas sobre o mundo. 2-A razão: ele põe ordem no conhecimento dos sentidos podendo
classificar o que existe. 3-A razão especulativa, que tem a finalidade de unir o conhecimento
das informações captadas pelos sentidos com a razão. 4-A contemplação intuitiva que alcança a ascensão para Deus, o
conhecimento de que tudo é uma unidade, tudo faz parte do Criador. O conhecimento dos contrários também são unos com a realidade de
que tudo está integrado em uma só unidade, ou seja: os contrários fazem
parte do todo. Podemos fazer uma analogia com o Taoísmo onde Ying e Yang são os
contrários de tudo o que existe, mas tudo o que existe faz parte do Tao, que
significa tudo. A filosofia de Cusa é muito parecida ou até mesmo igual ao Taoísmo,
existe a afirmação de que a unidade de tudo engloba a união dos contrários. O infinito significa que não existe nenhum limite, Deus é infinito
e nunca acaba, e também o ponto de convergência de tudo, pois ele é tudo, é
a unidade com tudo. Para Nicolau o homem deve renunciar a toda afirmação e toda negação
para atingir a unidade suprema. O Zen Budismo também busca unificação e perder o limite do Eu para
se integrar ao todo. São semelhanças da filosofia de Nicolau com religiões orientais,
isso são significa que ele tenha copiado essas filosofias, pois considerado
verdadeira essa concepção, podendo ser vivenciada e especulada diversos
homens podem descobri-la com a própria experiência.
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