Os Quatro Tipos de Generosidade Segundo o Budismo

Por: Ricardo Chioro - Riath

(Inspirado pelos Mestres Ascensos)

Segundo o psicóloga budista Bel Cesar desenvolver a generosidade é uma forma de grande auto-estima.

Muitos acreditam que o Budismo não deva trabalhar a auto-estima, acreditam que devemos esquecer a nós mesmos, mas esse conceito errado acontece por más traduções.

A auto-estima está ligado ao amor, e seu desenvolvimento traz autoconhecimento.

Sim, os Budas tem auto-estima, não todos, mas muitos.

Auto-estima é necessário para ter saúde psicológica, assim como generosidade.

O Budismo ensina que existe quatro tipos de generosidade:

 

1-Partilhar ensinamentos que geram paz, autoconhecimento, saúde, uma vida melhor e etc.

Cometer ações desses tipos sempre respeitando o ponto de vista do aconselhado, sua religião, conceito do que é bom para si próprio.

Respeitar as crenças e ponto de vista do outro é ter consideração por ele, pelo que causa felicidade no seu mundo interior.

De que adianta dar um delicioso chocolate para quem não gosta dele, ou não pode comer?

Ajudar as pessoas é segundo a visão de mundo delas, isso é uma forma de respeito muito grande, mas apesar disso se o outro fazer maldades e para ele isso for o bom, é um conceito deturpado do que é bom, pois isso é maldade, jamais devemos incentivar ou ajudar a manter esse tipo de comportamento.

 

2-Ajudar materialmente usando recursos ou habilidades.

Por exemplo: quando um morador de rua está pedindo comida, você pode saciar a sua fome com seus recursos.

Se você é um fabricante de roupas, já pode ajudar com o seu trabalho doando peças de roupas.

 

3-Dar proteção, consolo e coragem.

Esse conceito budista vai além do mundo físico denso, é ajudar os outros a se protegerem de pessoas humanas, não-humanas e de elementos, porém para isso precisa ter conhecimento para saber distinguir ou como ajudar.

 

4-Doar amor.

O amor nos leva a doarmos nosso tempo, ou apoio ou energia positiva - vibração.

 

Bel Cesar ensina que existe um limite para a generosidade, pois só podemos ajudar com recursos que temos, sejam eles materiais, mentais e emocionais.

Pode faltar tanto recursos materiais quanto psicológicos, pois podemos ajudar no mundo interior do ser humano.

Lama Zopa Rinpoche ensina que mesmo se não tivermos esmola para dar a um mendigo podemos dar um sorriso, tratar bem, não virar a cara e ser frio, esses irmãos de rua tem a auto-estima detonada pelo preconceito e medo que os outros tem por eles. Isso é dar ajuda com recursos internos.

Lembrando que se doarmos o que seja com amor, o receptor de nossa boa ação vai receber a energia boa enviada para ele, então lhe fará bem.

Textos para se Iluminar - Mandalas Metafísica - Budismo Esotérico - Ciência, Religião, Provas e Evidencias - Todas as Religiões são Verdadeiras - Taoísmo - Yoga - Espiritualismo na Filosofia - Astrologia - Numerologia - Runas - Tarô - I-Ching - Xamanismo - Cristianismo Místico - Meditação - Orações - Feng Shui

 

Uma Sugestão para Evoluir Espiritualmente, Meditação com Mandalas, Exercicio do perdão e Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento