Temporalidade no Budismo

Por: Ricardo Chioro – Riath

(Texto inspirado pelos Mestres Ascensos)

Para o Budismo tudo está em constante mudança, sem nenhuma exceção. Já segundo o Hinduísmo o Self é imutável.

Acredito que enxergar que o Self sempre melhora, se positiva mais à medida que ganha mais espiritualidade pode ser um ponto de vista que comunga a temporalidade, uma mudança sempre positiva onde se conquista cada vez mais felicidade.

Segundo essa visão: se positivar sempre vai aumentar os níveis de espiritualidade, sem que exista um fim para isso, mas a eterna melhora, é uma visão onde a temporalidade pode existir.

Os mestres Ascensos dizem que sempre vamos evoluir, que o progresso nunca acaba, que estamos melhorando infinitamente.

Este ensinamento veio através da Umbanda, então existe mais uma semelhança que a essa religião afro-brasileira tem com o Budismo.

Veja o conceito de Self no Budismo na nossa pagina:  O Self Maior e Menor . É muito legal.

Mas voltando a escrever sobre a temporalidade Budista, tudo está fluxo de transformação, desde conceitos de uma sociedade que mudam de época em época até objetos físicos como carros, prédios, aviões e etc.

Seres vivos também estão em constante mudança, envelhecem, mudam seus corpos, sua maneira de ver a vida, isso são mudanças interiores e exteriores.

Inclusive os Budas, os Iluminados estão em estado de mudança.

Segundo o Budismo nem mesmo Buda é estático, mas sempre se transforma, se tornando cada vez mais Buda.

Buda é nossa natureza iluminada, também como se chama os iluminados ou o fundador do Budismo, Sidarta Gautama. É um nome que se aplica a essas três coisas.

O conceito de temporalidade inclui até mesmo os astros, os sois, luas, planetas e etc.

Segundo a temporalidade não existe uma verdade absoluta, pois os conceitos também mudam segundo as sociedades em que vivem, podemos pensar que a escravidão antigamente era aceita pela sociedade, hoje em dia não, podemos dizer que ocorreu uma evolução, uma melhora na nossa lei através de um humanismo melhor.

O Budismo Tibetano acredita no zodíaco oriental, a nossa sociedade também tem fé na astrologia ocidental, além de também nos orixás que nos qualificam, dão traços de personalidade, então mesmos nas nossas próximas vidas seremos regidos por signos diferentes e orixás, excerto os orixás ancestrais.

Então em cada vida além de recebermos diferente educação e influencias, também mudam signos, orixás que qualificam e diferenciam nossa personalidade.

Os Orixás Ancestrais também estão em mudança na nossa personalidade, pois à medida que evoluímos eles se positivam cada vez mais.

Leia outras vezes esse texto para ter uma compreensão melhor.