Zazen

Por: Ricardo Chioro – Riath

(Inspirado pelos Mestres Ascensos)

Zazen é a meditação do Zen Budismo.

Zen significa meditação, Zazen significa sentar em meditação.

Existem muitas maneiras de sentar em Zen, mas o importante nas recomendações é ficar com coluna reta, o queixo um pouco para baixo para a cervical ficar em boa posição.

É importante relaxar qualquer lugar que esteja tenso.

Meditar é não pensar em nada, também não capturar pensamentos, deixe-os passarem.

Um termo interessante que Monja Coen usa é que meditar é ficar sem pensar e sem não pensar, esse termo aparentemente contraditório descreva que na prática devemos deixar os pensamentos passarem, não se preocupar com eles, assim nos aprofundamos durante a pratica no estados de consciência.

Assim durante o sentar em Zen é importante ignorar qualquer informação dos órgãos sensoriais e também do intelecto, mas claro, os pensamentos que surgirem não devemos nos envolver por eles, informações que nos distanciem do estado que consciência que adquirimos quando nos aprofundamos no exercício que é tema desse texto.

O momento da meditação do Zen é o momento de Buda.

Você é Buda, a natureza iluminada está dentro de você.

Afirme para si mesmo que você é um Buda. Faça isso sempre.

Em momentos difíceis, desconfortais procure manter a postura ereta e a respiração, o relaxamento como no momento da meditação, principalmente quando está cansado ou stressado.

Buddhidarma, patriarca do Zen trouxe o Zazen da índia para a China em um Mosteiro Shaolin, se tornando um prática comum para quem vive em mosteiros.

Na China existiam cinco escolas Zen, no Japão três.

A escola Soto Zen japonesa é a que dá mais importância para a meditação.

Não precisa ser budista para meditar, muitas pessoas praticam o Zazen assim como técnicas de outras escolas de ensinamentos do Buda que são católicos, místicos, esotéricos, ateus e etc. Eles estão interessados no autoconhecimento ou outros benefícios.

Não precisa ser budista para praticar meditação ou até mesmo outras técnicas, o importante é que as pessoas possam se beneficiar de algo que faz bem, isso é muito importante.

Devemos respeitar a religião das pessoas, caso possamos ajuda-las é sempre uma coisa boa, sem fazer cobrança para mudar de crença ou outra. Quanto mais pessoas se beneficiar é melhor.

A cobrança só atrapalha nesse sentido, cada pessoa tem o livre arbítrio para escolher a religião que deseja.

O Zazen traz tranqüilidade e esclarecimento a mente.

Veja nessa site a meditação com a Mandala de Buddhidarma: http://an.locaweb.com.br/Webindependente/Mandalas/boddhiddharma.htm  

Ou nossa seção com Mandalas Budistas:  http://espiritualismouno.com.br/mandalas/Menudemandalas/Mandalas%20para%20Autoconhecimento%20com%20Temática%20Budista.htm

Todas servem para autoconhecimento.