NUMEROLOGIA

Por: Celina Lago

 
A Numerologia é o estudo oculto do simbolismo numérico que há muito vem beneficiando as pessoas que se utilizam dessa ferramenta para seu autoconhecimento. O homem das cavernas desenvolveu palavras pictóricas para os números. A capacidade de comunicação do homem era limitada, porém ele sabia calcular. Quando queria indicar que tinha três esposas ele desenhava, por exemplo, uma figura feminina ao lado de uma folha com três arestas.

Que rainha é você? Faça o teste aqui


Pitágoras, um dos que se utilizavam desse instrumento, criador da matemática, baseava seus estudos na compreensão científica e matemática da relação oculta dos números com as verdades do universo. Fundou sua escola dando sustentação a seus princípios, foi reverenciado como “mestre”, aquele que conduziu seus seguidores a um modo de viver diferente. Ele achava que o símbolo numérico não somente servia para a matemática como trazia em si mensagens ocultas a serem desvendadas pelo homem. Ele acreditava em carma e reencarnação e ensinava a seus discípulos que colhemos aquilo que plantamos, isto é, somos inteiramente responsáveis por tudo que nos acontece, compreendamos isso ou não. Tinha uma compreensão dos níveis da consciência humana que serviu como alicerce da arte, da escala musical diatônica, da astronomia e da geometria.

Os números fazem parte de nosso cotidiano, não vivemos sem eles, tente passar um dia sem eles. Não poderá olhar para o despertador, para seu relógio de pulso, não poderá telefonar para ninguém, não poderá ligar o rádio nem a televisão, etc. Você aí sim, se dará conta que sem números não se vive. Os números nos acompanham desde o dia em que nascemos até nossa morte. Essa é a forma física de se ver os números, quando os usamos de forma concreta, porém existe o aspecto oculto no qual a Numerologia se baseia e ajuda a desvendar esse mistério.

Costumo dizer que a Numerologia se assemelha aquele caderno aparentemente, todo em branco que, quando criança, costumávamos brincar, e que ao ser rabiscado com um lápis surgia um desenho que estava oculto mas, que sabíamos de antemão que existia, somente não o podíamos ver. Ela ajuda a trazer à tona aquilo que sentimos em nosso cotidiano e que muitas vezes não compreendemos, isto é, traz a possibilidade de melhor compreendermos o que sentimos.

Devemos pensar nos números como uma lição a ser aprendida. Cada número representa uma área do conhecimento e experiência humana; todos os números juntos cobrem todas as possibilidades de conhecimento, experiências, talentos e características. Os números simples de 1 a 9 são os mais usados e os números dobrados, chamados de mestres, que não são reduzidos a um só dígito, representam a oitava superior do número simples.

Usando a Numerologia, você pode descobrir quais as suas necessidades interiores mais profundas, suas reações emocionais, a forma pela qual se relaciona com as pessoas, seus talentos, dificuldades, potencialidades e com isso tornar-se uma pessoa consciente de suas características pessoais e melhorar o inter-relacionamento pessoal.

Pesquisadores tem encontrado correlação entre os fenômenos físicos claramente observáveis e o trabalho interior das pessoas. Em outras palavras, o universo parece provido de muitas chaves ocultas, as quais, quando compreendidas, são excelentes ferramentas para a compreensão da natureza humana. Na Astrologia, essa conexão está relacionada à posição dos planetas na data e hora de nascimento das pessoas, na numerologia, a chave está relacionada com o nome e a data de nascimento. De acordo com muitos numerólogos existe uma forte relação entre os números das pessoas, suas características pessoais e suas experiências de vida.

A história da Numerologia mostra como tudo começou. O zero sendo o útero de onde nasce o Homem, simbolizando o renascimento e a transformação. Desse útero nasce a energia do número 1, representada pela energia masculina e yang do Homem, a ação, a liderança, aquele que tudo inicia. Com o passar do tempo o Homem percebe que está sozinho e que para continuar sua caminhada necessita da energia feminina e yin, representada pela Mulher e pelo número 2, aquela que faz a união, que coopera, que é sensível, materna. Com a união do homem com a mulher dá-se a continuidade da espécie com o nascimento do filho, representado pelo número 3, aquele que traz o movimento, a comunicação, a criatividade. É formado o primeiro triângulo divino que representa o Pai.

Com a formação da família, o homem tem a necessidade de abrigá-la construindo então sua casa representada pelo quadrado e simbolizando a matéria. É a energia do número 4, representando a realização, a concretização, a praticidade das coisas, o estar com o pé no chão, viver no aqui e agora. Após abrigar a família, o Homem sente a necessidade de se aventurar, se expandir, sair em busca de novos caminhos, é a energia do número 5 onde se busca a liberdade interior através das viagens, da sexualidade, da conscientização do processo da vida. Após vivenciar essa expansão de consciência o Homem sente então necessidade de se responsabilizar pela família que formou, servindo a ela através do amor, energia representada pelo número 6, família, casamento, lar. É formado então o segundo triângulo representando o Filho.

A partir daí o Homem começa então sua busca espiritual, primeiramente através do autoconhecimento pela introspecção, pela observação e análise, e pelo estudo profundo de si mesmo para então perceber aquilo que os olhos não vêem, mas sentem. É a energia representada pelo número 7, número do mistério, do oculto. Só então o Homem estará apto a concretizar seu lado material, já tendo compreendido o processo evolutivo do ser humano. Essa é a energia representada pelo número 8, é a energia da busca pelo equilíbrio, aprendendo a dar o justo valor as coisas materiais.

Finalmente, após ter vivenciado todos esses números é que ele estará pronto para se doar, é a energia do número 9, representando o altruísmo, a compaixão, o humanitarismo e o amor universal. Aqui surge o terceiro triângulo, formando a terceira trindade, o Espírito Santo. Logo, nos nove números simples estão inseridos os mistérios da Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo. Através dessa ferramenta podemos desvendar os mistérios da vida.

Pouca gente sabe que, pela numerologia, podemos fazer os trânsitos diários, a Sinastria entre parceiros ou parcerias, saber quais são as nossas maiores dificuldades e como superá-las, nossas maiores virtudes e como aproveitá-las. Podemos saber também que doenças temos tendência a desenvolver e como evitá-las. A Numerologia é uma ferramenta poderosa de autoconhecimento onde podemos prever acontecimentos, saber qual a energia que nos está beneficiando e qual a que temos que aprender a superar.

Através da Numerologia aprendemos a seguir nossos impulsos de forma mais consciente. Nosso nome de nascimento nos revela quem realmente somos, aquilo que aparentamos e como nos expressamos, seja afetiva ou profissionalmente. Já pela data de nascimento descobrimos nosso destino complementar, um dom oculto que trazemos para alcançar nosso propósito de vida, que é aquilo pelo qual viemos lutar para superar.

Existem em Numerologia quatro números considerados cármicos, 13, 14, 16 e 19, e que muitas pessoas procuram fugir deles. Com a prática de mais de 20 anos trabalhando com a Numerologia, cheguei a conclusão que esses números, quando os possuímos, servem para nos mostrar que não dá mais para repetir de ano. Chegou o momento, aqui e agora, de resolver uma questão que foi mal trabalhada no passado e que devemos superar. Se tentarmos mudar esse destino trocando de nome, alterando letras em nosso nome, estaremos somente adiando uma questão que deveria estar sendo trabalhada nessa vida. Mesmo que troquemos de nome, mais dia menos dia a vida nos cobrará passarmos de ano.

E como fica para as pessoas que nasceram em datas cármicas? Mudaríamos a data de seu nascimento? Se nascemos numa data é porque temos que aprender alguma coisa com isso. Então porque não nos tornarmos experts nessa energia, pois é isso o que acontece quando aprendemos a lidar com nossas dificuldades, tornamo-nos experientes na questão e com isso superamos o problema. O que necessitamos é aprender a entender o que viemos fazer nessa vida, o que temos de superar e o que temos que realçar.

Não costumo fazer a Numerologia da criança antes do seu nascimento, pois ao nascer ela sinaliza o que veio aprender e quem somos nós para intervir em seu destino? Nem sempre as coisas são como parecem ser. Muitas vezes, ao escolher um nome, sem números cármicos, pensamos que estamos facilitando suas vidas e na verdade estamos adiando sua evolução. A Numerologia auxilia a pessoa em seu autoconhecimento e ajuda a encontrar meios de se equilibrar e aprender a lidar melhor com as dificuldades pessoais.

A Numerologia é apenas um meio simbólico de entendermos o lado oculto da vida, tanto quanto a Astrologia, o Tarot, as Runas, os Búzios, etc. A diferença está em quem estuda cada uma dessas ferramentas e na conscientização pessoal da responsabilidade que temos ao orientarmos nossos clientes. Ninguém é dono da verdade, tudo na vida tem dois lados e depende do ângulo em que estamos vendo a situação naquele momento. O certo é que qualquer técnica deve ser utilizada com muita consciência e ética.
 

Celina Lago – tel.: (21) – 2221-7599 / 8853-0210  e-mail: celinalago@gmail.com

Arquiteta Especialista em Conforto e Edificações Sustentáveis, Consultora de Feng Shuí, Pesquisadora de Numerologia, Astrologia e Geobiologia, Terapeuta Holística utiliza as técnicas: Reiki, Cura Prânica, Shiatsu, Cromopuntura, Kinesiology e Radiestesia. Pós-graduada em Terapia Floral pela UERJ. Ministra palestras em empresas sobre “Numerologia e Qualidade de Vida”, “Geobiologia e Arquitetura”, “Importância das técnicas Holísticas nas Empresas”. 

Artigo publicado no Jornal “REVISTA FRATER” – Outubro de 2002