OS MUDRAS E A VERDADE NAS RELIGIÕES

Por: Ricardo Chioro

(Parte deste texto é canalizada dos Mestres Ascensos)

Já em outros textos que eu escrevi vinha falando das similaridades das técnicas usadas em várias religiões como o uso de velas, de incensos, de orações, de concentrações e outras, explicando que elas usam os mesmos meios para lidar com a luz maior; seja isso para dar proteção, amparo e limpeza energética.

Eu sempre falei que esse é o meio de se atingir a realidade e todos usam; pois o meio é este.

Estes dias estava pesquisando os Mudras do Yoga e do Budismo Tibetano e achei algo interessantíssimo.

Os Mudras são gestos simbólicos feitos com as mãos que nos auxiliam em diversas coisas.


Ao lado estamos vendo um Mudra que auxilia na prática da meditação; mão direita sobre a esquerda, com as pontas dos polegares se tocando.

Muitas vezes em imagens que Buda aparece meditando, ele aparece fazendo esse gesto com as mãos.

Abaixo vamos ver mais exemplos de Mudras:

 

Estes três Mudras são para: o primeiro serve para proteção ou destemor; o segundo para misericórdia; e o terceiro serve para renuncia ou eliminação do apego.

Agora, existe um Mudra que quase todos nós usamos, sem nem mesmo sabermos que é um Mudra, mas que nos auxilia na oração e o Mudra é este:

Na educação cristã aprendemos a rezar fazendo este gesto, sem sermos explicados sobre o que é ele e para que ele serve, apenas aprendemos que é assim que se reza.

Quantas não são as religiões em que se reza da mesma maneira?

As técnicas de lidar com a luz são as mesmas e por isso elas são iguais em diversas religiões.

No caso das mandalas também a encontramos em diversas religiões, não só no Budismo ou na Umbanda, mas assim como o Mudra da oração não é dito que se trata de uma mandala, eles apenas colocam-na sem explicações ou até mesmo dão outros nomes para elas.

Às vezes no cristianismo vemos uma mandala na cabeça de São Francisco, de Nossa Senhora, nos vitrais e em outros lugares, mas não existem explicações a respeito.

O Inharoy Michel, meu amigo, me contou que a Igreja Católica destruiu diversas escrituras de métodos religiosos do Antigo Egito, porque eram iguais às católicas e eles não queriam levar este fato ao mundo.

Na Igreja Católica os procedimentos usados também são muito fechados, sem dar explicações.

Muitas coisas são iguais nas religiões, mas existem as diferenças também e elas ocorrem porque muita coisa foi alterada por causa de interesses. Também porque muita coisa foi mal compreendida, por causa de uma diferença de linguagem e objetivo.

Se falar sobre as diferenças nas religiões afeta sua crença, leia o texto Provas do Espiritualismo.

Também é comum muitas pessoas acharem que sua religião é melhor do que a do outro. Mas veja: em todas as religiões as pessoas são auxiliadas; em todas elas existem métodos para lidar com o plano espiritual superior, com a luz maior e com Deus.

Por isso a pessoa tendo uma religião já é auxiliada e isso é muito bom, pois vai trazer coisas positivas para ela.