C.G.JUNG: A PRÁTICA DA PSICOTERAPIA
Palestra proferida no Instituto Reichiano –eventos comemorativos de 10 anos.
Renata Cunha Wenth
- agosto 2000 -
O título de nossa conversa é o do volume 16 das Obras Completas de Jung, onde encontramos textos sobre psicoterapia e sua prática , transferência, sonhos.
Aquilo que se delineia como psicoterapia está em intrinseca relação com os construtos teóricos de cada autor dentro da psicologia. Desta forma teremos diferentes teorias acerca da prática da psicoterapia, e como diz Jung[1], não nos cabe julgar qual seria a melhor e sim aceitarmos que existe “público” para cada uma delas. Já que cada autor define a psique a partir de seus próprios e singulares pressupostos.
Meu intuito com vocês é passar um pouco daquilo que Jung coloca como sendo a psicoterapia, assim como de outros autores junguianos. E, também um pouco de minha prática já que trabalho como analista. Tentei agrupar principais temas relacionados à psicoterapia, como: sua definição, método, objetivos, transferência, mútuas transforma-ções, análise didática, supervisão, formação e mitologia.
· DEFINIÇÃO
No primeiro parágrafo deste volume Jung define a psicoterapia da seguinte forma:
“[...]se trata de um tipo de procedimento dialético, isto é,
de um diálogo ou discussão entre duas pessoas.[...]A pes-
soa é um sistema psíquico, que, atuando, sobre outra pes-
soa, entra em interação com outro sistema psíquico.[...]
a interação psíquica nada mais é do que a relação de troca
entre dois sistemas psíquicos.”[2]
Esta definição de psicoterapia, como Jung começa a refletir nos parágrafos seguintes a esse, nos conduz ,como veremos, a uma impossibilidade de um método formatado acerca do que seria a psicoterapia, seus objetivos e talvez dificuldades.
Afinal é esta uma relação de troca e contém toda a sua individualidade! Jung não se cansava de dizer que cada caso é uma nova teoria[3].
Porém a psicologia é uma ciência e para tanto precisa possuir “afirmações de validade universal”: existem partes nesse “sistema psíquico” que podem ser comparadas, que mostram as semelhanças entre os seres humanos. Saímos neste ponto de um subjetismo.
Como Jung diz: a individualidade é apenas relativa, isto é, apenas complementa a conformidade ou a semelhança entre os homens.”[4]
Sendo este o paradoxo da teoria junguiana: somos individuais e coletivos ao mesmo tempo, somos únicos e semelhantes uns aos outros. Para quem conhece um pouco da teoria é o amálgama entre a psique objetiva/coletiva e a psique subjetiva/pessoal, muitas vezes de difícil compreensão.
A análise torna-se objetiva a partir do momento em que sabe-se reconhecer a psique objetiva e essa é tarefa do analista, um conhecimento, uma vivência inclusive em si do que é ,digamos, humano. Como bem coloca Hillman:
“[...] O que torna a análise objetiva e oferece a oportunidade
para uma ciência da alma é exatamente o aspecto objetivo
e coletivo da alma. Este aspecto, a alma o tem em comum
com os outros e aparece na capacidade de conceber, ima-
ginar, comportar-se e ser tocada, de acordo com metáforas
fundamentais que Jung chamou de padrões arquetípicos.”[5]
Ou seja, a análise nada pode afirmar sobre a individualidade do outro, com o Outro somente (isso é muito e é difícil!!!!) podemos nos relacionar; por isso o procedimento dialético. E, enquanto analistas, o que ao outro oferecemos é o efeito que seu “sistema psíquico” em nossos “sistemas psíquicos” provoca.[6]
A partir desta visão o conceito daquilo que é uma psicoterapia e seus possíveis efeitos terapêuticos, se modificam. Saímos de um modelo médico, onde o paciente vai fornecendo ao analista dados e este os vai compilando para depois fornecer diagnóstico, prognóstico e tratamento – um modelo onde o analista participaria apenas com seu “saber”. Obviamente a análise compõe um pouco disso, como diz Jung[7], muitas vezes é a análise educativa, muitas vezes a própria confissão de algo já ajuda; porém uma profunda transformação somente se processa a partir da relação verdadeira entre analista e paciente.Obviamente com um analista qualificado para tal.
· MÉTODO/TÉCNICAS
“Muito mais forte do que suas frágeis palavras é a coisa que
você é. O paciente é impregnado pelo que você é – pelo seu
ser real – e presta pouca atenção ao que você diz.”[8]
Como já vimos, torna-se difícil e quase que impossível estabelecer um “método” jun-
guiano específico, com regras pré-estabelecidas. Seria ir contra a sua definição de análise como um sistema dialético, uma relação única. Porém, nada nos impede de ver esta forma
de funcionar, ou seja, considerar, por exemplo, cada caso como único, como o seu “método”. De certa forma, o seu método seria procedimento dialético, no mínimo , perseguí-lo, obviamente levando-se em consideração a especificidade de cada caso.
No que tange às técnicas, reportamo-nos novamente à sua definição de psicoterapia: as técnicas podem estar a serviço de não promover o procedimento dialético, o encontro analítico.Sendo utilizadas defensivamente por um analista inseguro, temeroso de uma relação verdadeira.
*
“[...]A Psicoterapia como um laboratório de imagens
conduzido pela habilidade artesanal de um psicotera-
peuta e por sua capacidade de gerar imagens”[9]
Ao mesmo tempo, a análise junguiana propõe a análise dos sonhos, a imaginação ativa,o trabalho com a caixa de areia. Não como técnicas vazias, sendo utilizadas somente pelo analista e sim favorecendo a relação analítica e necessitando da participação do paciente. Inclusive lida-se com algo já produzido pelo paciente: seu sonho, sua fantasia – suas imagens.
“[...] O meu esforço consiste justamente em fantasiar junto com o paciente.
Pois não é pouca importância que dou à fantasia.[...] Toda obra humana é
fruto da fantasia criativa.[...] A fantasia não erra , porque a sua ligação com
a base instintual humana e animal é por demais profunda e íntima.[...] O po-
der da imaginação, com sua atividade criativa, liberta o homem da prisão da
sua pequenez, do ser “só isso”, e o eleva ao estado lúdico. [...] O que viso é
produzir algo de eficaz, é produzir um estado psíquico, em que meu paciente
comece a fazer experiências com seu ser, um ser em que nada mais é definitivo
nem irremediavelmente petrificado; é produzir um estado de fluidez, de trans-
formação e de vir a ser.”[10]
Ou seja, “cai por terra” aquela imagem de um analista detentor do saber, repleto de instrumentais e respostas para o paciente. As “respostas”vem de dentro, da produção psíquica do paciente. Se é que existem métodos e técnicas, sempre estão apoiados na relação que se estabelece com cada paciente: “A personalidade do doente exige a presença da personalidade do médico e não artifícios técnicos.”[11]
Isto porque a técnica pressupõe uma suposta igualdade de personalidades e isto é impossível, além do que pressupõe que poderíamos tratar somente a parte “doente” da personalidade, tal qual tratarmos apenas o fígado doente. Na realidade lidamos com uma pessoa que não está bem como um todo, é toda a personalidade dela que está em jogo e , portanto, toda a sua individualidade.
“Muitas vezes me perguntaram qual era meu método psicoterapêutico ou analítico;
não posso oferecer uma resposta unívoca. Cada caso exige uma terapia diferente.
Quando um médico me diz que “obedece” estritamente a este ou àquele “método”,
duvido de seus resultados psicoterapêuticos.[...] As psicoterapias e as análises são
tão diversas quanto os indivíduos. Trato cada doente tão individualmente quanto
possível, pois a solução do problema é sempre pessoal.[...]Uma solução falsa para
mim pode ser justamente a verdadeira para outra pessoa.[...] Cada doente exige o
emprego de uma linguagem diversa. Assim, numa análise, posso falar uma linguagem
adleriana, em outra, uma linguagem freudiana.”[12]
.
“A técnica é sempre um esquema sem alma e quem considera a psicoterapia como
simples técnica corre, no mínimo, o perigo de cometer erros irreparáveis. Um mé-
dico consciencioso deve ser capaz de duvidar de todas as suas técnicas e teorias,
caso contrário cai nas malhas do esquema. Mas, esquema significa estupidez e
inumanidade.”[13]
“Inclusive é indiferente qual técnica emprega; o importante não é a “técnica”,
mas a pessoa que usa determinado método.”[14]
“[...] Todo psicoterapeuta não só tem o seu método: ele próprio é esse método.
“Ars totum requirit hominem” diz um velho mestre. O grande fator de cura, na
psicoterapia é a personalidade do médico – esta não é dada “a priori”; con-
quista-se com muito esforço, mas não é um esquema doutrinário. As teorias
são inevitáveis, mas não passam de meios auxiliares.”[15]
-Participação do analista:
“O dialético age como uma parteira, dizia Sócrates,
que inventou o método. Sua presença ajuda o pa-
ciente a dar à luz a nova vida que brota de si mes-
mo. O analista intensifica um processo que é fun-
damentalmente do próprio analisando.”[16]
Isto já é popularmente reconhecido: o analista junguiano “fala”. Em geral utiliza-se de duas poltronas, uma de frente para a outra. Face to face. Se o analista junguiano observa, o paciente também o observa, inclusive como a ele reage.
um outro ser humano. A análise é um diálogo que tem necessidade
de dois interlocutores. O analista e o doente se encontram, face a
face, olhos nos olhos. O médico tem alguma coisa a dizer, mas o
doente também.”[17]
O analista tem algo a dizer, o que não significa respostas prontas, conselhos, ou tentar convencer/julgar o paciente de algo. Mas temos que ter em mente que o analista é alguém qualificado para tal em vários sentidos, esta é uma relação profissional e então há sim algo a ser dito.O analista está ali trabalhando. Coloco isso para refletirmos sobre a especifici-dade desta relação profissional: é diferente de qualquer outra conversa até porque o objeto, o centro desta conversa é a psique. O analista possui conhecimento acerca de como a alma experimenta questões fundamentais da vida.[18] Se não tivermos isto claro podemos achar que dois amigos ao conversarem estão fazendo análise, ou que a análise “é só uma conversinha”, como já ouvi.
“Na psicoterapia de hoje exige-se às vezes que o médico ou o psicoterapeuta
“siga” por assim dizer, o doente e suas emoções. Não creio que seja sempre
este o melhor caminho. Às vezes é necessário que o médico intervenha ati-
vamente.”[19]
“Nunca tento converter um doente ao que quer que seja, não exerço sobre ele
qualquer pressão. O que importa acima de tudo, é que o doente chegue à sua
própria concepção.”[20]
“Não se deve olhar um paciente como um ser inferior que fica deitado num so-
fá enquanto a gente assume, ao lado, a posição de um deus que vez por outra
solta uma palavra. Também se deve evitar tudo que possa sugerir uma doença,
pois o paciente tem tendência para isto e gostaria de refugiar-se na doença:
“...Agora desisto, só preciso deitar-me, estou doente e acabado...”. A doença
também é uma espécie de solução para os problemas vitais: “Agora estou doente:
o médico precisa ajudar.”O terapeuta não pode ser ingênuo. Quando o paciente
não precisa deveras ir ao leito, deve-se tratá-lo como pessoa normal ou, por assim
dizer, como um parceiro. Isto fornece a base sadia de onde parte o tratamento.
Muitas pessoas vêm a mim esperando que eu liberte um feitiço medicinal. Ficam
decepcionadas quando as trato como pessoas normais e eu mesmo me comporto
como pessoal normal. Uma paciente, em outro consultório, só havia experimentado
um “deus calado”atrás de seu sofá. Quando comecei a falar com ela, ficou espanta-
da: “Mas o senhor demonstra emoções, o senhor manifesta inclusive sua opinião”.
Naturalmente, tenho emoções e as manifesto também. Nada é mais importante do
que isto: Deve-se considerar toda pessoa realmente como pessoa e tratá-la de acor-
do com suas peculiaridades.”[21]
· OBJETIVOS ANALÍTICOS
“A Psicoterapia, nesse sentido, é uma tentativa de tornar-
mos a vida tão psíquica quanto pudermos, de manter nos-
sa psique em movimento.”[22]
O grande objetivo analítico é conduzir o paciente à sua individuação, a ser aquilo que se é – através da relação que se estabelece entre analista e paciente, entre paciente e sua psique. Ambos a serviço do trabalho com a psique e suas imagens. O que buscaríamos promover seria movimentação psiquica[23], como diria Lopez-Pedraza; ou o “soul-making” como diria Hillman.
A análise pressupõe transformação, mas há que se ter cuidado e perspicácia. Não é tudo que pode ou deve ser modificado, não podemos correr o risco de “ao trocar a água do banho, jogar o bebê junto.”Inclusive, sempre digo que, muitos de nossos defeitos são nossas virtudes exageradas. Precisamos saber separar o joio do trigo.Precisamos saber distinguir aquilo que pode e deve ser mudado, daquilo que não pode e deve ser “lapi-dado”ou , no máximo, aceito.
*
“O Psicoterapeuta é literalmente o criado da alma”[24]
“A Arte da Psicoterapia é uma servidão”[25]
Não nos esquecendo de que se a análise obedece ao procedimento dialético, assim como não temos métodos e técnicas definidas o mesmo se sucede com os objetivos: são individuais, obedecem a individualidade do sujeito em questão. Coloco ênfase na palavra “obedecer” pois é algo além da vontade egóica, a psique nos conduz e a seu tempo. Entrando o fator tempo na análise. Muitas vezes demora e custa, é trabalhoso para ambos os envolvidos : é a construção de uma atitude perante si próprio e outro; e aquilo que se nos apresenta.
“Vi muitas vezes que os homens ficam neuróticos quando se contentam
com respostas insuficientes ou falsas às questões da vida. Procuram
situação, casamento, reputação, sucesso exterior e dinheiro; mas per-
manecem neuróticos e infelizes, mesmo quando atingem o que buscavam.
Essas pessoas sofrem, frequentemente, de uma grande limitação do espí-
rito. Sua vida não tem conteúdo suficiente, não tem sentido. Quando po-
dem expandir-se numa personalidade mais vasta, a neurose em geral
cessa.”[26]
“[...]tenho insistido na necessidade de uma maior individualização do método
terapêutico e na irracionalização ao fixar as suas metas, a fim de garantir a
maior imparcialidade possível.[...] cada indivíduo só pode alcançar a felicidade
a seu próprio modo.”[27]
“ [...]Em psicoterapia , considero até aconselhável que o médico não tenha ob-
jetivos demasiado precisos, pois dificilmente ele vai saber mais do que a pró-
pria natureza ou a vontade de viver do paciente. As grandes decisões da vida
humana estão, em regra, muito mais sujeitas aos instintos e a outros miste-
riosos fatores inconscientes do que à vontade consciente, ao bom senso, por mais
bem intencionados que sejam.”[28]
“[...]toda psicoterapia moderna que pretende ser responsável do ponto de vista médico
e respeitada por sua seriedade científica, já não pode ser de massas, mas depende do
interesse amplo e sem reservas dispensado a cada paciente individualmente. O proce-
dimento é necessariamente muito trabalhoso e demorado. É certo que se fazem muitas
tentativas no sentido de abreviar ao máximo a duração do tratamento, mas não se pode
afirmar que os resultados tenham sido animadores. Porque quase sempre as neuroses
são produtos de uma evolução defeituosa, que demorou anos e anos para se formar, e
não existe processo curto e intensivo que a corrija. O tempo é, por conseguinte, um fator
insubstituível na cura.”[29]
“[...] a neurose ou qualquer conflito psíquico depende muito mais da atitude pessoal
do paciente, do que da história de sua infância. Quaisquer que tenham sido as influên-
cias sofridas pelo paciente em sua juventude, ele tem que acabar se conformando. E só
vai consegui-lo, se tomar a atitude adequada.[...] A tarefa da psicoterapia consiste em
mudar a atitude consciente, e não em correr atrás de reminiscências submersas da in-
fância. Uma coisa não é possível sem a outra, certamente, mas a ênfase deveria ser
posta na atitude (consciente) do paciente.”[30]
· RELAÇÃO ANALÍTICA/SISTEMA DIALÉTICO
– Transferência/Contratransferência
“[...]é a única disciplina que investiga a psique em
seu ambiente natural, isto é, dentro de um relacio-
namento: pois [...]a análise é o estudo dentro de
um relacionamento”[31]
Como temos visto, a relação analítica é uma troca, um diálogo, um encontro.
Existe, como diria Lopez-Pedraza[32], um “trânsito”, um “movimento” entre analista e paciente; ou sendo mercuriais: há um intercâmbio, uma troca entre ambas as psiques.
“ O liame relacional necessário para que se exerça a eficácia psicoterapêu-
tica não permite ao médico subtrair-se ou furtar-se às impressões violentas
que o fazem participar dos cumes e abismos do homem que se debate no
sofrimento. Pois, enfim, o que significa esse famoso, “liame afetivo”entre
doente e médico, senão uma comparação e uma adaptação permanentes, no
seio de uma confrontação dialética, das duas realidades psíquicas que se a-
cham face a face?”[33]
Obviamente, há aspectos conscientes desta troca, assim como inconscientes. Aquilo que não vemos em nós (está inconsciente), projeta-se/transfere-se ao outro, seja da parte do paciente como do analista –daí a necessidade de análise por parte do analista como veremos.
Assim como há um trânsito de inconsciente para inconsciente, para o qual o analista deve estar atento, treinado a reconhecer e a utilizar.
“O terapeuta deve perceber a todo instante o modo pelo qual
reage em confronto com o doente. Não se reage só com o
consciente; é necessário perguntar sempre: como meu incons-
ciente vive esta situação? É preciso, pois, tentar compreender
os próprios sonhos, prestar uma atenção minuciosa em si mesmo
e observar-se tanto quanto ao doente, senão o tratamento poderá
fracassar.”[34]
“Pelo fato de debruçar-se com interesse, compreensão e solicitude
sobre o sofrimento psíquico do paciente, o médico fica exposto aos
conteúdos do inconsciente que o oprimem e consequentemente à a-
ção indutiva dos mesmos. Começa a “preocupar-se”com o caso.[...]
O fato de o paciente transmitir ao médico um conteúdo ativado do
inconsciente, também constela neste último o material inconsciente
correspondente, através da ação indutiva regularmente exercida em
maior ou menor grau pelas projeções. Médico e paciente encontram-se
assim numa relação fundada numa inconsciência mútua.[...]com a con-
taminação inconsciente nos é oferecida uma posssibilidade terapêutica
de inestimável valor, por realizar a transferência da doença para quem
está tratando dela. Conta-se evidentemente com o pressuposto de que o
médico tenha melhores condições de tomar consciência dos conteúdos
constelados, pois, de outra forma, ambos os lados ficariam aprisionados
na mesma inconsciência.[...] Não poderia dedicar-se a isso, sem algum
conhecimento introspectivo de seus próprios processos inconscientes.
Essa atração pelo inconsciente também não deve ser atribuída exclusi-
vamente a um interesse e opção livres, mas a uma predisposição inata
determinada pelo destino, que lhe infundiu a propensão para a profissão
de médico. [...] O médico sabe, ou pelo menos deveria sabê-lo, que não
se lançou nesta carreira por acaso e o psicoterapeuta, de modo especial,
deve compreender que as infecções psíquicas, ainda que lhe pareçam su-
pérfluas, no fundo são fenômenos fatalmente associados ao seu trabalho,
correspondendo, por conseguinte, à disposição instintiva de sua vida. A
compreensão deste fato redunda concomitantemente na atitude correta
em relação ao paciente. Assim sendo, o paciente passa a lhe dizer respeito
pessoalmente, e isso constitui a base mais propícia ao tratamento.”[35]
Jung, em seu último livro o Mysterium Coniunctionis e na Psicologia da Transfe-rência fala bastante sobre a conjunção dos opostos, sobre o mistério desta conjunção – e diz que quando duas coisas se juntam elas se modificam.
“[...] É que, queiramos ou não, a relação médico-paciente é uma relação pessoal,
dentro do quadro impessoal de um tratamento médico. Nenhum artifício evitará
que o tratamento seja produto de uma interação entre o paciente e o médico, co-
mo seres inteiros.[...]muitas vezes a personalidade do médico(como também
do paciente) é infinitamente mais importante para um tratamento psíquico do que
aquilo que o médico diz ou pensa[...] O encontro de duas personalidades é como
a mistura de duas substâncias químicas diferentes: no caso de se dar uma reação,
ambas se transformam.”[36]
No volume sobre a transferência utiliza-se de imagens alquímicas, imagens de um “casamento” alquímico: o rei e a rainha, para falar da relação analítica. Precisa haver a verdadeira relação analista/paciente, para que aconteça uma verdadeira relação do paciente com sua psique e com os outros, o mundo.E, para que o analista possa verdadeiramente se relacionar com o paciente, precisa ter trilhado o caminho que para este propõe.
“ARS REQUIRIT TOTUM HOMINEM” ( A arte requer o homem inteiro)
lê-se num tratado alquímico. O mesmo se aplica plenamente ao trabalho
psicoterapêutico. O compromisso real, que ultrapassa toda rotina profis-
sional, é não só exigido em tais casos, como também imperioso, se não se
preferir por tudo a perder para se esquivar do próprio problema que vai
surgindo com força e clareza cada vez maiores. O limite do subjetivamen-
te possível tem que ser atingido de qualquer maneira, pois de outra forma
o paciente também não pode perceber os seus próprios limites.”[37]
A transferência nos conduz, novamente, à exigência de uma real relação do analista com o paciente, onde o analista deixa-se afetar pelo inconsciente, por isso devendo ter ele um conhecimento de si, de seus complexos , de sua “equação pessoal”. Até para que possa diferenciar o que é dele e o que é de seu paciente.
“[...]o psicoterapeuta está obrigado a um autoconhecimento e a uma
crítica de suas convicções pessoais, filosóficas e religiosas, tanto -
quanto um cirurgião está obrigado a uma perfeita assepsia. O médi-
co deve conhecer sua “equação pessoal”para não violentar seu pa-
ciente.”[38]
“[...]É inevitável que o médico seja de certa forma influenciado, e que
a sua saúde nervosa sofre alguma perturbação ou dano. Ele “assume”
por assim dizer , o mal do paciente, compartilhando-o com ele. Assim
sendo, por princípio, o médico está comprometido, e nem poderia deixar
de estar.”[39]
· TRANSFORMAÇÃO MÚTUA
Como já vimos, em havendo “ligação” existem mútuas transformações: “Este vínculo
pode ser tão intenso, que até poderíamos falar de uma ligação. Quando duas substâncias
se ligam, ambas se alteram. O mesmo se dá com a transferência.[40]”
Encontrando-se neste ponto a grande dificuldade e o grande “barato” de nosso trabalho como analista. Efetivamente não existe rotina, assim como somos exigidos continuamente a
um trabalho de reflexão; mas, continuamente nos é ofertada a possibilidade de observarmos e dividirmos os “mistérios” das transformações nos outros e em nós.
“O encontro com meus analisandos e o confronto com o fenômeno psíquico que
eles e meus doentes me propuseram, num desenrolar inesgotável de imagens, me
ensinaram infinitas coisas, não somente acerca dos dados científicos, mas também
relativamente à compreensão de meu próprio ser. [...] Meus doentes e analisandos
puseram-me de tal modo a realidade da vida ao alcance da mão, que fui levado a
esclarecer fatos essenciais. O encontro com seres humanos, de gêneros e níveis psi-
cológicos os mais diversos, foi para mim de uma importância extrema e incompará-
vel; seu valor foi maior do que o das conversas eloquentes com personalidades céle-
bres.”[41]
· ANÁLISE DIDÁTICA
“Espera-se, e com razão, que o médico esteja no mínimo a par dos efeitos do inconsci-
ente sobre a sua pessoa e também que todo aquele que se dispõe a dedicar-se à psico-
terapia se submeta previamente a uma análise didática.”[42]
A análise didática é nosso principal instrumento, já que, como vimos, “o analista é seu próprio método”.
Conta-se com uma “transferência” de conteúdos inconscientes do paciente para o analista, mas para que isso ocorra em benefício da análise torna-se evidente que o analista se conheça, esteja em análise, esteja mais consciente do que o paciente. Inclusive, muitas vezes, utiliza-se manifestações do inconsciente no analista para se compreender o paciente – este é um trânsito entre analista e paciente.
“[...]Quando nos entretemos com alguém que “constela”, isto é, que tem con-
teúdos inconsciente ativados, surge no nosso inconsciente uma constelação
paralela, ou seja, é ativado um arquétipo igual ou semelhante. E, como se es-
tá menos inconsciente do que o outro, e não se tem motivos para repressão
fica –se cada vez mais presente ao seu tom emocional.[...]Experiências desse
tipo são comuns sobretudo ao psicoterapeuta ou a alguém que muitas vezes
tem a oportunidade de conversar – profissionalmente talvez – com pessoas
sobre assuntos íntimos delas e com quem não tem qualquer relacionamento
pessoal”.[43]
Vale ressaltar que a análise didática não é para que se compreenda o paciente do analista em questão! Na realidade somente irá compreender o outro se tiver o mesmo afã genuíno de se conhecer, de ser o que se é. Inclusive diria que o analista precisa ter “necessidade” de passar pela análise – o que futuramente veremos: “só o ferido cura”.
“Mas o psicoterapeuta não deve contentar-se em compreender o doente; é importante
que ele também se compreenda a si mesmo. Por esse motivo a condição sine qua non
de sua formação é sua própria análise: a análise didática. A terapia do doente começa,
por assim dizer , na pessoa do médico.[...] Na análise didática, o médico deve apren-
der a conhecer sua alma e a tomá-la a sério para que o doente possa fazer o mesmo.[...]
Enquanto analisando, deve perceber que a análise lhe diz respeito, que ela é uma parte de
sua vida real e não um método aprendido de cor “no sentido superficial do termo”[44].
Sempre penso que somos todos um pouco “São Tomé”, acreditando naquilo que em nós teve sua eficácia. Como poderia então acreditar um analista em seu trabalho se por ele não passou?
“[...] o médico também “está em análise”, tanto como o paciente. Ele é
parte integrante do processo psíquico do tratamento, tanto quanto este
último, razão por que também está exposto às influências transforma-
doras. Na medida em que o médico se fecha a essa influência, ele tam-
bém perde sua influência sobre o paciente.[...] O médico fica, portanto,
com uma tarefa semelhante à que ele gostaria de dar como encargo ao
paciente [...]Você tem que ser a pessoa com a qual você quer influir so-
bre o seu paciente.[...] exige, portanto, que se reaplique no próprio mé-
dico o sistema em que se acredita, seja ele qual for.”[45]
“Queria tornar-se analista! “O senhor sabe – disse eu – o que isto significa?
Significa que deverá conhecer-se primeiro a si mesmo para tornar-se um
instrumento; se não estiver em ordem, como reagirá o doente? Se não es-
tiver convencido, como persuadirá o doente? O senhor mesmo deverá ser
a matéria a ser trabalhada.”[46]
Como já vimos, a análise sustenta-se na relação entre ambos os envolvidos, portanto o analista somente tem a “coragem” para tanto se estiver, de certa forma, à vontade consigo próprio,somente assim se é natural.
“A personalidade do doente exige a presença da personalidade do médico
e não artifícios técnicos. Por isso venho há muito tempo defendendo a i-
déia de que o próprio médico deve ser analisado.[...]É louvável que o mé-
dico tente ser o mais objetivo e impessoal possível e se esforce por não i-
miscuir-se na psicologia do paciente qual salvador miraculoso; o artificia-
lismo nesta relação traz, porém, consequências perniciosas. Por isso não
poderá ultrapassar impunemente os limites da naturalidade. Daria, assim,
um péssimo exemplo ao paciente que não está doente por um excesso de
naturalidade. Além disso haveria um menosprezo perigoso do paciente, se
o médico imaginasse que todos eles eram tão bobos a ponto de não perce-
berem os artifícios, o uso de seu prestígio e as medidas de segurança do
médico.”[47]
“[...]Aquilo que não está claro para nós, porque não o queremos reconhecer
em nós mesmos, nos leva a impedir que se torne consciente no paciente, na-
turalmente em detrimento do mesmo. A exigência de análise para o próprio
analista tem em vista a idéia do método dialético.”[48]
“Mesmo o psicoterapeuta mais experiente terá que descobrir incessante-
mente que um laço e uma ligação que lhe dizem respeito se criaram a
partir de um inconsciente comum. E mesmo que julgue possuir todas
as noções e conhecimentos necessários acerca dos arquétipos constela-
dos, por fim ele será obrigado a reconhecer que existem muitas coisas
que sua cultura escolar nem sonhava que pudessem existir. Todo caso
novo, que exige terapia profunda, implica trabalho pioneiro e o menor
traço de rotina acaba revelando-se como um caminho errado. Vê-se por
aí que as formas superiores de psicoterapia são uma atividade extrema-
mente exigente que às vezes levantam problemas, verdadeiros desafios
não só à inteligência e à compaixão, mas ao homem como um todo. O
médico vê-se tentado a exigir esse compromisso total do paciente. No
entanto ele tem que estar bem consciente de que uma tal exigência só
será eficaz na medida em que ele souber que o mesmo é exigido dele.”[49]
· SUPERVISÃO
A supervisão sim, está a serviço do analista olhar seus pacientes e ser olhado em seu trabalho por um outro analista, com outra “equação pessoal”, podendo por isso lhe alertar sobre seus “pontos cegos”, ou no mínimo, possíveis formas diferentes de trabalho. Já que, necessariamente, possui uma experiência diferente.
“Todo terapeuta deve ter a supervisão de um terceiro, para que haja
sempre a possibilidade de um outro ponto de vista. O próprio Papa
tem um confessor.”[50]
·
FORMAÇÃO DO ANALISTA:
Em geral o analista junguiano aqui no Brasil, precisa do curso de Psicologia ou deMedicina. E, alguns bons anos de estudo da obra junguiana, em geral feita em grupos de estudos e, cada vez mais difundidas, as formações em sociedades junguianas. Obviamente associadas à análise e supervisão.
Temos a formação em sociedades reconhecidas e filiadas à Internacional de Zuri-que,como a AJB de São Paulo, Rio e Minas e a SBPA.
Como diz Hillman[51], “Os desafios que a alma lhe coloca no consultório exigem que ele estude”, um estudo de como a alma experimenta a vida.Para tanto, precisa também um ana-lista ter habilidade com a imagem, pois a alma se expressa a partir de imagens.
Mas, acredito, não bastam as formações, os estudos, análises ou supervisões. Como diz Marie-Louise von Franz[52],há que se ter vocação para tal. Pois como já vimos, perante o paciente e durante o “encontro analítico” é justamente a pessoa do analista que está em jogo:“Costumo dizer aos jovens terapeutas: Aprendam o máximo e, depois, esqueçam tudo quando chegarem ao paciente. Ninguém é bom cirurgião pelo fato de saber de cor um livro sobre o assunto.”[53]
A palavra vocação, de acordo com von Franz, implica em “servir aos Deuses”. O que deixa claro o fato de que para ser analista precisamos estar a serviço de “algo maior”, algo como um chamado de dentro, uma necessidade para a pessoa do analista, algo inclusive vital para ele, para sua individuação:“[...]a palavra vocação está relacionada com algo ainda mais profundo e essencial –a ligação com Deus ou com os deuses, ou seja, com as forças que se manifestam dentro da psique.”[54]
Sendo mais teórica: o ser um analista não pode ser algo só egóico, provém de uma necessidade maior, algo que se impõe ao sujeito em questão. Von Franz, faz uma analogia aos xamãs/ curandeiros, onde estes recebem um chamado dos espíritos para se tornarem xamãs, são “escolhidos” para tal ( muitas vezes contra a vontade) e passam por uma iniciação, uma espécie de treinamento. Tal iniciação é “sofrida”, inclui rituais de morte e renascimento,onde o candidato é “mutilado”, chega até a sua substância imperecível e a partir daí é reconstituído. Oras, aí está a função da análise didática para o analista, há que se “sofrer”uma análise afastando daí qualquer hipótese de uma análise meramente racional:
“Quando a análise de treinamento do futuro analista permanece presa à
discussão de problemas pessoais, de acordo com minha experiência essa
pessoa nunca se torna, mais tarde, um analista eficaz.[...]essa pessoa só
poderá oferecer aos outros algo superficial: bons conselhos, interpretações
intelectuais, recomendações bem intencionadas voltadas à normalidade. É
importante que o analista viva interiormente no que é essencial, porque só
assim ele poderá conduzir o analisando ao centro interno dele.”[55]
Obviamente não estamos aqui falando que o analista tem necessariamente que ser um “doente”:
“a pessoa que consegue curar a si mesma não é a pessoa doente e, sim, aquela
capaz de ajudar os outros, pois essa pessoa está intacta em seu núcleo mais ín-
timo e possui a força do ego, dois pré-requisitos indispensáveis à pessoa do
terapeuta.[...] Tampouco seu desmembramento iniciatório é esquizofrenia. De
acordo com a descrição mitológica, trata-se de uma redução ao esqueleto. Mas
o que isso significa segundo os povos que criaram esses mitos é o indestrutível,
o eterno no ser humano.”[56]
· “Qualidades” de um analista:
Uma analogia , entre tantas possíveis ao processo alquímico e a psicoterapia , é no que tange à personalidade do analista /alquimista. Esta alusão à personalidade dos “artífices” torna-se óbvia e necessária a partir do momento que, para ambas as “artes”, o “sucesso” da opus depende da pessoa do alquimista/analista.
São várias as virtudes exigidas: humildade, perseverança, fé, amor, paciência.
“Patientia et mora” (paciência e lentidão) são indispensáveis nesse trabalho.
Temos que saber esperar. Há trabalho suficiente com a elaboração atenta dos
sonhos e dos demais conteúdos inconscientes. O que o médico não suporta,
o paciente não vai poder suportar.”[57]
Hillman nos remete à etimologia da palavra “paciente”: Da mesma raiz vem “paciente”e “paciência”. Ambos têm grande capacidade de suportar e, como diziam os alquimistas, “em sua paciência está a sua alma.”[58]
Ser um bom profissional é algo difícil em qualquer área, em qualquer profissão. Com a análise não seria diferente. Torna-se importante sobre este assunto refletirmos pois é preconceito de muitos ( às vezes analistas) de que ser analista é uma tarefa fácil, até idealizada como se fosse somente “algo maravilhoso” ou menosprezada, como “ao invés de ir ao analista vou conversar com um amigo”. Ser analista exige estudo e troca contínua, e como vimos, uma constante análise de si próprio, de reflexão sobre aquilo que se é.
É preciso todo um treinamento intelectual, ou como diz von Franz[59], uma tentativa de se trabalhar as 4 funções: o pensamento, a sensação, a intuição e o sentimento.Obviamente
não se trata de alguém “perfeito” e sim de alguém que no mínimo reconheça as suas fa-
lhas , ou até, alguém que reconheça que suas falhas podem estar em jogo o que o conduz à supervisões e análise pessoal.
“[...]Apoiado em minha longa experiência, gostaria de fazer uma séria
advertência àqueles que se deixam levar pelo entusiasmo terapêutico.
O trabalho com a alma pertence às coisas mais dificeis,[...] A ignorância
certamente nunca foi recomendada, mas muitas vezes nem mesmo o maior
saber é suficiente. Por isso,é bom que não se passe um único dia sem que o
psicoterapeuta se lembre humildemente de que ainda tem tudo a aprender.”[60]
· MITOLOGIA:
A mitologia oferece um pano de fundo para a situação analítica. Jung frequentemente falava do mito do curador ferido para ressaltar o quanto o analista precisa estar em relação com suas feridas já que só o ferido, cura.
Também nos remete à figura alquímica de Mercurius e suas relações com o mito de Hermes. Visão esta muito bem captada por Lopez-Pedraza, em seu livro , Hermes e seus Filhos.
James Hillman,em seu livro O Mito da Análise, nos remete ao mito de Eros e Psique para falar da análise como um engendrar Psique/ Alma através de Eros.
- O Curador Ferido:
“Aquele que fere também cura[61]”
Encontramos o arquétipo do curador ferido no mito de Asclépio/Quiron: Asclépio, filho de Apolo, deus da medicina, foi criado/educado por Quiron, um centauro que possuia uma ferida incurável na sua pata traseira, sua metade animal. Devido à sua “ferida” vivia a pesquisar ervas, passando então a ter um conhecimento enorme das ervas e da dor.Além do que vivia numa ilha repleta de ervas medicinais.. Ou seja, aprendemos que existem sim feridas incuráveis[62], que aquele que cura conhece a doença em si.
O dito “aquele que fere também cura” reflete o fato de as doenças nos tempos de Asclépio serem vistas como enviadas pelos deuses e também eram por eles curadas. O curador era divino, e a aflição também.
Como vimos, somente podemos acreditar naquilo que teve efeito em nós. Para tanto, teremos que ter olhado para as nossas “feridas”.
“A arte da psicoterapia exige, portanto, que o terapeuta possua uma convicção
recomendável, defensável e de grande credibilidade, com provas de eficácia,
inclusive pelo fato de ter resolvido ou evitado dissociações neuróticas em si
mesmo.”[63]
“Enquanto médico, sempre me pergunto que mensagem traz o doente. O que
significa ele para mim? Se nada significa, não tenho um ponto de apoio. O mé-
dico só age onde é tocado. “Só o ferido cura.” Mas quando o médico tem uma
persona, uma máscara que lhe serve de couraça, não tem eficácia.
Levo meus doentes a sério. Talvez esteja exatamente como eles
diante de um problema.”[64]
Não nos esquecendo de que, enquanto analistas não somos os curadores, e sim facilitadores deste processo, da constelação da cura no paciente, como bem diz Hillman:
“Na realidade, o analista não é o Curador. Não há Curadores; há apenas aqueles atra-
vés de quem opera o arquétipo do curador.”[65]
- Hermes:
O deus mensageiro, protetor das trocas e intercâmbios e , portanto, do comércio. O deus ladrão, gatuno, cara de pau, mentiroso.Hermes, a divindade das conexões, das negociações.
Oras, muito poderíamos falar sobre Hermes. Mas, como relacioná-lo à psicoterapia?
Como já disse, Jung e Lopez-Pedraza fizeram esta conexão. Pedraza sugere um modelo para a psicoterapia baseado em Hermes:“[...]uma psicologia de intercâmbio e negociação. [...]Não é preciso “saber” ou ter um profundo entendimento do outro, pois existe uma psicologia de intercâmbios que é, em si mesma, terapêutica.”[66]
Isto é “assentar mitológicamente” a definição junguiana de psicoterapia como um sistema dialético. O grande “intercâmbio” é entre as duas psiques, uma troca de inconsciente para inconsciente. O objetivo terapêutico também é hermético, ou seja, propiciar um movimento psíquico no paciente, só possível de ser propiciado se o analista o tem em sua vida. Hermes é uma divindade em constante movimento, um mensageiro dos deuses, transitando tanto no Olimpo, quanto no mundo dos mortais e no Hades.
“Se o movimento na vida é o que realmente se obtém da psicoterapia,
então o movimento que o analista imprime à sua própria vida é funda-
mental para que ele venha a ter condições de constelar no outro um
movimento em sua vida; seu movimento transferencial em relação aos
próprios complexos é a substância que produz a psicoterapia, e não uma
técnica fixa ou uma noção preconcebida. Encontramos uma nova pers-
pectiva segundo a qual entender o termo “transferência”. É o movimento
na vida.”[67]
Jung coloca a neurose como uma “divisão” psíquica, uma unilateralidade e então são as qualidades herméticas em alguém que proporcionam uma conexão. Relações de conexão, de troca, de “furto” entre consciente e inconsciente; seja inter ou intra-
psiquicamente – inclusive delineia um certo jeito de relacionar-se com o outro: indire-tamente, negociando, trocando, furtando,brincando. Tudo isso nos protege do poder, que é o oposto de eros, da relação.
- Eros e Psique:
“A terapia por isso é amor à alma”[68]
O mito de Eros e Psique, seu encontro amoroso, seu afastamento doloroso, as tarefas de
Psique e o reencontro entre ambos, levando Psique a uma condição divina, expressa muito bem , de acordo com Hillman, o que se sucede na análise, no método dialético.
Inclusive, fornece um pano de fundo mitológico a análise que talvez faça mais juz à ela do
que outros mitos, como o edípico, heróico.
“[...]nossa história de Eros e Psique [...]é explícita, emocional, hu-
mana; faz-nos pressentir como é encenada em qualquer vida. Nos-
so mito retrata a interação entre eros e psique como um ritual que
se realiza hoje entre as pessoas e no íntimo de cada pessoa, isto é,
não apenas na análise, mas na vida. A principal vantagem deste mi-
to é que ele fala para todas as épocas e, portanto, também para a nos-
sa, onde o amor é a necessidade da alma e a psique é a necessidade
de eros. Hoje sofremos e adoecemos por causa de sua separação.”[69]
Eros engendrando Psique, Psique sendo cultivada à partir de Eros, do amor, da relação.
“O despertar da psique depende inteiramente do daimon de eros. A psique é educada, extraída de sua crisálida, através da recordação de suas asas preexistentes, isto é, de suas relações apriorísticas com a divina natureza arquetípica de todas as coisas[...]”[70]
Através de Eros, no mito, Psique sai de sua pálida condição virginal – através das conexões promovidas por eros, a alma/ a psique sai de sua condição não – trabalhada, não cultivada. Eros aqui entendido como um propiciador de conexões entre os opostos, um intermediário que une o pessoal ao impessoal: “Eros como sintetizador, aglutinador e intermediário reconcilia dois domínios: forma símbolos.”[71]
“Sabemos, por Platão e Jung, que a saúde da alma é sua integridade
psicológica e que eros é o fator integrador que enlaça, mantém jun-
tos e une os opostos. Este eros não é benevolência, nem compaixão,
nem o interesse terapêutico; é amor como um todo que tende à to-
talidade. E o amor total inclui o ódio, assim como a criatividade in-
clui a destrutividade.”[72]
* * *
· BIBLIOGRAFIA:
FRANZ, Marie-Louise von. Psicoterapia. SP:Paulus,1999.
HILLMAN, James. O Mito da Análise. RJ: Paz e Terra,1984.
Suicídio e Alma.RJ: Vozes,1993.
JUNG,C.G. A Prática da Psicoterapia.RJ:Vozes.,1985.
_________. Ab-Reação, Análise dos Sonhos e Transferência.RJ:Vozes,1987.
_________. Civilização em Transição. RJ: Vozes,1993.
_________. Entrevistas e Encontros. SP: Cultrix,1977.
_________. Memórias, Sonhos e Reflexões. RJ:Editora Nova Fronteira, 1961.
LOPEZ-PEDRAZA,Rafael. Hermes e seus Filhos. SP:Paulus,1999.
“O PSICOTERAPEUTA É LITERALMENTE O CRIADO DA ALMA.”
Hillman,J. Suicidio e Alma.
“A ARTE DA PSICOTERAPIA É UMA SERVI-DÃO.”
Lopez-Pedraza,R. Hermes e seus Filhos. p.21
“[...]É A ÚNICA DISCIPLINA QUE INVESTIGA
A PSIQUE EM SEU AMBIENTE NATURAL, ISTO É, DENTRO DE UM RELACIONAMEN-TO: POIS [...] ANÁLISE É O ESTUDO DENTRO DE UM RELACIONAMENTO, DE EVENTOS PSICOLÓCOS INCONSCIENTES COM O PRO-PÓSITO DE REALIZÁ-LOS CONSCIENTEMEN-TE.”
Hillman,J. Suicidio e Alma. p.130
“A TERAPIA POR ISSO É AMOR À ALMA.”
Hillman,J. O Mito da Análise. p.86
“[...]A PSICOTERAPIA É UMA TENTATIVA DE TORNAR A VIDA TÃO PSÍQUICA QUANTO PU-DERMOS, DE MANTER NOSSA PSIQUE EM MOVIMENTO.”
“[...]A PSICOTERAPIA COMO UM LABORATÓRIO DE IMAGENS CONDUZIDO PELA HABILIDADE ARTESANAL DE UM PSICOTERAPEUTA E POR SUA CAPACIDADE DE GERAR IMAGENS.”
Lopez-Pedraza, R. Hermes e seus Filhos. p.31
DO. SUA PRESENÇA AJUDA O PACIENTE A
DAR À LUZ A NOVA VIDA QUE BROTA DE SI
MESMO. O ANALISTA INTENSIFICA UM PRO-
CESSO QUE É FUNDAMENTALMENTE DO PRÓ
PRIO ANALISANDO. BÁSICA A TODAS AS RE-
LAÇÕES INTERPESSOAIS É A DIALÉTICA IN
TRAPESSOAL, A RELAÇÃO COM A PSIQUE
INCONSCIENTE.”
HILLMAN,J. Suicídio e Alma. p.166
DEFINIÇÃO
“[...] SE TRATA DE UM TIPO DE PROCEDI-
MENTO DIALÉTICO, ISTO É, DE UM DIÁLO-
GO OU DISCUSSÃO ENTRE DUAS PESSOAS.
[...]A PESSOA É UM SISTEMA PSÍQUICO, QUE,
ATUANDO SOBRE OUTRA PESSOA, ENTRA
EM INTERAÇÃO COM OUTRO SISTEMA PSÍ-
QUICO [...] A INTERAÇÃO PSÍQUICA NADA
MAIS É DO QUE A RELAÇÃO DE TROCA ENTRE OS DOIS SISTEMAS PSÍQUICOS.”
JUNG,C.G. A Prática da Psicoterapia. (1)
“[...]MÉTODO DIALÉTICO, QUE CONSISTE
EM CONFRONTAR AS AVERIGUAÇÕES MÚ-
TUAS. MAS ISTO SÓ SE TORNA POSSÍVEL SE
EU DEIXAR AO OUTRO A OPORTUNIDADE
DE APRESENTAR O SEU MATERIAL O MAIS
COMPLETAMENTE POSSÍVEL[...]AO COLO-
CAR-NOS DESSA FORMA, O SISTEMA DELE
SE RELACIONA COM O MEU, PELO QUE SE
PRODUZ UM EFEITO DENTRO DO MEU PRÓ-
PRIO SISTEMA. ESTE EFEITO É A ÚNICA COISA QUE POSSO OFERECER AO MEU PA-
CIENTE INDIVIDUAL E LEGITIMAMENTE.”
JUNG,C.G. A Prática da Psicoterapia. (2)
MÉTODOS/TÉCNICAS
“MUITO MAIS FORTE DO QUE SUAS FRÁ-
GEIS PALAVRAS É A COISA QUE VOCÊ É.
O PACIENTE É IMPREGNADO PELO QUE
VOCÊ É – PELO SEU SER REAL – E PRESTA
POUCA ATENÇÃO AO QUE VOCÊ DIZ.”
JUNG,C.G. Entrevistas e Encontros. p.322
SEU MÉTODO: ELE PRÓPRIO É ESSE MÉTO-
DO. “ARS TOTUM REQUIRIT HOMINEM”DIZ
UM VELHO MESTRE.[...]AS TEORIAS SÃO I-
NEVITÁVEIS, MAS NÃO PASSAM DE MEIOS
AUXILIARES.”
JUNG,C.G. A Prática da Psicoterapia. (198)
TE.[...]AS PSICOTERAPIAS E AS ANÁLISES
SÃO TÃO DIVERSAS QUANTO OS INDIVÍDU
OS.”
JUNG,C.G. Memórias, Sonhos e Reflexões. p.120
AR JUNTO COM O PACIENTE. POIS NÃO É
POUCA IMPORTÂNCIA QUE DOU À FANTA-
SIA.[...]TODA OBRA HUMANA É FRUTO DA
FANTASIA CRIATIVA.”
JUNG,C.G. A Prática da Psicoterapia. (98;99)
PARTICIPAÇÃO DO ANALISTA
“O FATO DECISIVO É QUE ENQUANTO SER HUMANO, ENCONTRO-ME DIANTE DE OU-
TRO SER HUMANO. A ANÁLISE É UM DIÁ-
LOGO QUE TEM NECESSIDADE DE DOIS
INTERLOCUTORES. O ANALISTA E O DOEN-
TE SE ENCONTRAM, FACE A FACE, OLHOS
NOS OLHOS. O MÉDICO TEM ALGUMA COI-
SA A DIZER, MAS O DOENTE TAMBÉM.”
JUNG,C.G. A Prática da Psicoterapia. (121)
UM SER INFERIOR QUE FICA DEITADO NUM
SOFÁ ENQUANTO A GENTE ASSUME, AO LA-
DO, A POSIÇÃO DE UM DEUS QUE VEZ POR
OUTRA SOLTA UMA PALAVRA.[...]DEVE-SE
TRATÁ-LO COMO UMA PESSOA NORMAL OU, POR ASSIM DIZER, COMO UM PARCEI-
RO. ISTO FORNECE A BASE SADIA DE ONDE
PARTE O TRATAMENTO.[...]TENHO EMO-
ÇÕES E AS MANIFESTO TAMBÉM. NADA É MAIS IMPORTANTE QUE ISSO: DEVE-SE CON
SIDERAR TODA PESSOA REALMENTE COMO
PESSOA[...].”
JUNG,C.G. Civilização em Transição. (881)
OBJETIVOS TERAPÊUTICOS
“[...]TENHO INSISTIDO NA NECESSIDADE
DE UMA MAIOR INDIVIDUALIZAÇÃO DO
MÉTODO TERAPÊUTICO E NA IRRACIONA-
LIZAÇÃO AO FIXAR AS SUAS METAS [...]CA-
DA INDIVÍDUO SÓ PODE ALCANÇAR A FELI-
CIDADE A SEU PRÓPRIO MODO.”
JUNG,C.G. A Prática da Psicoterapia. (42)
NEURÓTICOS QUANDO SE CONTENTAM COM RESPOSTAS INSUFICIENTES OU FAL-
SAS ÀS QUESTÕES DA VIDA.[...]QUANDO PO-
DEM EXPANDIR-SE NUMA PERSONALIDADE
MAIS VASTA, A NEUROSE EM GERAL CESSA.”
JUNG,C.G. Memórias, Sonhos e Reflexões. p.127.
“[...] CONSIDERO ATÉ ACONSELHÁVEL QUE
O MÉDICO NÃO OBJETIVOS DEMASIADO -
PRECISOS, POIS DIFICILMENTE ELE VAI SA-
BER MAIS DO QUE A PRÓPRIA NATUREZA OU A VONTADE DE VIVER DO PACIENTE.
AS GRANDES DECISÕES DA VIDA HUMANA, ESTÃO, EM REGRA, MUITO MAIS SUJEITAS
AOS INSTINTOS E A OUTROS MISTERIOSOS
FATORES INCONSCIENTES DO QUE À VON-
TADE CONSCIENTE, AO BOM SENSO, POR MAIS BEM INTENCIONADOS QUE SEJAM.”
JUNG,C.G. A Prática da Psicoterapia. (81)
“[...] A NEUROSE OU QUALQUER CONFLI-
TO PSÍQUICO DEPENDE MUITO MAIS DA ATITUDE PESSOAL DO PACIENTE, DO QUE DA HISTÓRIA DA INFÂNCIA.[...]A TAREFA
DA PSICOTERAPIA CONSISTE EM MUDAR A ATITUDE CONSCIENTE[...].”
JUNG,C.G. A Prática da Psicoterapia. (53)
“[...]IMAGINAR O COMPLEXO MISTÉRIO DA DOENÇA EM TERMOS DE FIXAÇÃO, PARA-
LISAÇÃO OU PETRIFICAÇÃO[...]A PSICOTE-
RAPIA, NESSE SENTIDO, É UMA TENTATIVA
DE TORNAR A VIDA TÃO PSÍQUICA QUANTO
PUDERMOS, DE MANTER NOSSA PSIQUE EM
MOVIMENTO. CASO FRACASSEMOS, PRECI-
SAREMOS SUPORTAR AS DOLOROSAS CON-
SEQUÊNCIAS DA PERTURBAÇÃO PSICOLÓ-
GICA, DE UMA ENFERMIDADE, OU A SUA DE
CORRÊNCIA MAIS COMUM – UMA VIDA RE-
PETITIVA E ESTAGNADA.”
LOPEZ-PEDRAZA,R. Hermes e seus Filhos. p.9
RELAÇÃO ANALÍTICA
“O TERAPEUTA DEVE PERCEBER A TODO
INSTANTE O MODO PELO QUAL REAGE EM CONFRONTO COM O DOENTE. NÃO SE REA-
GE SÓ COM O CONSCIENTE; É NECESSÁRIO
PERGUNTAR SEMPRE: COMO MEU INCONS-
CIENTE VIVE ESTA SITUAÇÃO?É PRECISO,
POIS,TENTAR COMPREENDER OS PRÓPRIOS
SONHOS, PRESTAR UMA ATENÇÃO MINUCI-
OSA EM SI MESMO E OBSERVAR-SE TANTO
QUANTO AO DOENTE, SENÃO O TRATAMEN-
TO PODERÁ FRACASSAR.”
JUNG,C.G. Memórias, Sonhos e Reflexões. p.122.
“O FATO DE O PACIENTE TRANSMITIR AO MÉDICO UM CONTEÚDO ATIVADO DO IN-
CONSCIENTE, TAMBÉM CONSTELA NESTE
ÚLTIMO O MATERIAL INCONSCIENTE COR
RESPONDENTE. [...]MÉDICO E PACIENTE ENCONTRAM-SE ASSIM NUMA RELAÇÃO
FUNDADA NUMA INCONSCIÊNCIA MÚTUA.
[...]COM A CONTAMINAÇÃO INCONSCIENTE
NOS É OFERECIDA UMA POSSIBILIDADE TE-
RAPÊUTICA DE INESTIMÁVEL VALOR, POR
REALIZAR A DOENÇA PARA QUEM ESTÁ TRATANDO DELA. CONTA-SE EVIDENTE-
MENTE COM O PRESSUPOSTO DE QUE O MÉDICO TENHA MELHORES CONDIÇÕES
DE TOMAR CONSCIÊNCIA DOS CONTEÚDOS
CONSTELADOS[...].”
JUNG,C.G. Ab-Reação, Análise dos Sonhos e Psicologia da Transferên-
cia.(364;365)
“[...]QUANDO NOS ENTRETEMOS COM AL-
GUÉM QUE “CONSTELA”, ISTO É, QUE TEM
CONTEÚDOS INCONSCIENTE ATIVADOS,
SURGE NO NOSSO INCONSCIENTE UMA -
CONSTELAÇÃO PARALELA, OU SEJA, É A-
TIVADO UM ARQUÉTIPO IGUAL OU SEME-
LHANTE. E, COMO SE ESTÁ MENOS INCONS-
CIENTE DO QUE O OUTRO, E NÃO SE TEM MOTIVOS PARA A REPRESSÃO FICA-SE CA-
DA VEZ MAIS PRESENTE AO SEU TOM EMO-
CIONAL.”
JUNG,C.G. Civilização em Transição.(850;851)
“ESTE VÍNCULO PODE SER TÃO INTENSO, QUE ATÉ PODERÍAMOS FALAR DE UMA
LIGAÇÃO.QUANDO DUAS SUBSTÂNCIAS SE LIGAM, AMBAS SE ALTERAM. O MESMO SE DÁ COM A TRANSFERÊNCIA.”
JUNG,C.G. Ab-Reação, Análise dos Sonhos e Psicologia da Transferên-
cia. (358)
ANÁLISE DIDÁTICA
TENTAR-SE EM COMPREENDER O DOENTE;
É IMPORTANTE QUE ELE TAMBÉM COMPRE
ENDA A SI MESMO. POR ESSE MOTIVO A
CONDIÇÃO SINE QUA NON DE SUA FORMA-
ÇÃO É SUA PRÓPRIA ANÁLISE: A ANÁLISE
DIDÁTICA. A TERAPIA DO DOENTE COME-
ÇA, POR ASSIM DIZER, NA PESSOA DO MÉ-
DICO.”
JUNG,C.G. Memórias, Sonhos e Reflexões. p.122
NIFICA QUE DEVERÁ CONHECER PRIMEI
RO A SI MESMO PARA TORNAR-SE UM INS-
TRUMENTO; SE NÃO ESTIVER EM ORDEM,
COMO REAGIRÁ O DOENTE? SE NÃO ESTI-
VER CONVENCIDO, COMO PERSUADIRÁ O
DOENTE? O SENHOR MESMO DEVERÁ SER
A MATÉRIA A SER TRABALHADA.”
JUNG,C.G. A Prática da Psicoterapia. (123)
FORMAÇÃO
“OS DESAFIOS QUE A ALMA LHE COLOCA NO CONSULTÓRIO EXIGEM QUE ELE ESTU-
DE. DEVE SABER COMO COLOCAR O SUBJE-
TIVO DENTRO DE UM CONTEXTO OBJETIVO
DO CONTRÁRIO, FICA PRESO A INSIGNIFI-
CÂNCIAS.[...]O CONHECIMENTO DO ANALIS
TA É TOMADO DA FILOSOFIA, DA ETNOLO-
GIA, DAS ARTES, DA RELIGIÃO E DA MITO-
LOGIA, [...]PORQUE ESSES CAMPOS APRE-
SENTAM AS FORMULAÇÕES DA PSIQUE OB-
JETIVA. RELATAM COMO A ALMA ENCARA
E EXPERIMENTA A VIDA E A MORTE.”
HILLMAN,J. Suicídio e Alma.p.173.
TAS: APRENDAM O MÁXIMO E, DEPOIS, ES-
QUEÇAM TUDO QUANDO CHEGAREM AO –
PACIENTE. NINGUÉM É BOM CIRURGIÃO
PELO FATO DE SABER DE COR UM LIVRO
SOBRE O ASSUNTO.”
JUNG,C.G. Civilização em Transição. (882)
MA NÃO É A PESSOA DOENTE E,SIM, AQUE
LA CAPAZ DE AJUDAR OS OUTROS, POIS ES-
SA PESSOA ESTÁ INTACTA EM SEU NÚCLEO
MAIS ÍNTIMO E POSSUI FORÇA DE EGO, DOIS PRÉ-REQUISITOS INDISPENSÁVEIS
À PESSOA DO TERAPEUTA.[...]TAMPOUCO
SEU DESMEMBRAMENTO INICIATÓRIO É
ESQUIZOFRENIA. DE ACORDO COM A DES-
CRIÇÃO MITOLÓGICA, TRATA-SE DE UMA
REDUÇÃO AO ESQUELETO. MAS O QUE IS-
SO SIGNIFICA SEGUNDO OS POVOS QUE -
CRIARAM ESSES MITOS É O INDESTRUTÍ-
VEL, O ETERNO NO SER HUMANO.”
FRANZ, Marie-Louise von. Psicoterapia. p.302.
TIDÃO) SÃO INDISPENSÁVEIS NESSE TRABA-
LHO. TEMOS QUE SABER ESPERAR. HÁ TRA-
BALHO SUFICIENTE COM A ELABORAÇÃO ATENTA DOS SONHOS E DOS DEMAIS CON-
TEÚDOS INCONSCIENTES. O QUE O MÉDICO
NÃO SUPORTA, O PACIENTE NÃO VAI PODER
SUPORTAR.”
JUNG,C.G. Ab-Reação, Análise dos Sonhos e Transferência. (466)
CIÊNCIA”. AMBOS TÊM GRANDE CAPACIDA
DE DE SUPORTAR E, COMO DIZIAM OS AL-
QUIMISTA, “EM SUA PACIÊNCIA ESTÁ A SUA
ALMA.”
HILLMAN,J. Suicídio e Alma. p.136
MÉDICO-FERIDO
“ENQUANTO MÉDICO, SEMPRE ME PERGUN
TO QUE MENSAGEM TRAZ O DOENTE. O QUE SIGNIFICA ELE PARA MIM? SE NADA
SIGNIFICA, NÃO TENHO UM PONTO DE APOIO. O MÉDICO SÓ AGE ONDE É TOCADO.
“SÓ O FERIDO CURA”. [...] LEVO MEUS DOENTES A SÉRIO.TALVEZ ESTEJA EXATA-MENTE COMO ELES DIANTE DE UM PRO-BLEMA.”
JUNG,C.G. Memórias, Sonhos e Reflexões. p.123.
HERMES
“[...]UMA PSICOLOGIA DE INTERCÂMBIO E NEGOCIAÇÃO. [...]NÃO É PRECISO “SABER”
OU TER UM PROFUNDO ENTENDIMENTO
DO OUTRO, POIS EXISTE UMA PSICOLOGIA
DE INTERCÂMBIOS QUE É, EM SI MESMA,
TERAPÊUTICA.”
LOPEZ-PEDRAZA,R. Hermes e seus Filhos. p.98
EROS E PSIQUE
“O DESPERTAR DA PSIQUE DEPENDE INTEIRAMENTE DO DAIMON DE EROS.”
HILLMAN,J. O Mito da Análise. p.86.
“EROS É O FATOR QUE ENLAÇA, MANTÉM
JUNTOS E UNE OS OPOSTOS.”
HILLMAN,J. O Mito da Análise. p.80.
“[...]NOSSO MITO RETRATA A INTERAÇÃO ENTRE EROS E PSIQUE COMO UM RITUAL QUE SE REALIZA HOJE ENTRE AS PESSOAS E NO ÍNTIMO DE CADA PESSOA, ISTO É, NÃO
APENAS NA ANÁLISE, MAS NA VIDA.[...]
AMOR É A NECESSIDADE DA ALMA E A PSI-
QUE É A NECESSIDADE DE EROS. HOJE SO-
FREMOS E ADOECEMOS POR CAUSA DE SUA
SEPARAÇÃO.”
HILLMAN,J. O Mito da Análise. p.61.
“A TERAPIA POR ISSO É AMOR À ALMA.”
HILLMAN,J. O Mito da Análise. p.86.
[1] “Se hoje existe um campo , em que é indispensável ser humilde e aceitar uma pluralidade de opiniões aparentemente contraditórias, esse campo é o da psicologia aplicada. Isto porque ainda estamos longe de conhecer a fundo o objeto mais nobre da ciência – a própria alma humana.”
JUNG,C.G. A Prática da Psicoterapia. (71)
2 op.cit. (1)
[3] “A regra fundamental do psicoterapeuta é considerar cada caso como novo e único. Assim se chega mais próximo da verdade.”
JUNG,C.G. Civilização em Transição. (357)
[4] JUNG,C.G. A Prática da Psicoterapia. (1)
[5] HILLMAN,James. Suicídio e Alma. p.172.
[6] “[...] não tenho condições de julgar a totalidade da personalidade que está lá à minha frente. Posso fazer declarações legítimas apenas a respeito do ser humano genérico, ou pelo menos relativamente genérico. Mas como tudo o que vive só é encontrado na forma individual, e visto que só posso afirmar sobre a individuali-
dade de outrem, o que encontro em minha própria individualidade, corro o risco, ou de violentar o outro, ou de sucumbir por minha vez ao seu poder de persuasão. Por isso, quer eu queria quer não, se eu estiver disposto a fazer o tratamento psíquico de um indivíduo, tenho que renunciar a minha superioridade no saber, a toda e qualquer autoridade e vontade de influenciar. Tenho que optar necessariamente por um método dialético, que consiste em confrontar as averiguações mútuas. Mas isto só se torna possível se eu deixar ao outro a oportunidade de apresentar seu material o mais completamente possível, sem limitá-lo pelos meus pressupostos. Ao colocar-nos dessa forma, o sistema dele se relaciona com o meu, pelo que se produz um efeito dentro do meu próprio sistema. Este efeito é a única coisa que posso oferecer ao meu paciente individual e legitimamente.”
JUNG,C.G. op.cit.(2)
[7] op.cit. ( 153)
[8] JUNG,C.G. Entrevistas e Encontros. p.322.
[9] LOPEZ-PEDRAZA,R. Hermes e seus Filhos.p.31.
[10] JUNG,C.G. A Prática da Psicoterapia.(98;99)
[11] JUNG,C.G. Civilização em Transição. (338)
[12] JUNG,C.G. Memórias, Sonhos e Reflexões. p.120.
[13] JUNG,C.G. Civilização em Transição. (357).
[14] op.cit. (337).
[15] JUNG,C.G. A Prática da Psicoterapia. (198).
[16] HILLMAN,J. Suicídio e Alma. p.166.
[17] op.cit. p.121
[18] “A compreensão por isso exige conhecimento, conhecimento da psique objetiva. Sem este conhecimento do inconsciente coletivo, o analista tende a reduzir os problemas fundamentais às trivialidades pessoais de uma vida individual.”
HILLMAN,James. Suicídio e Alma. p.172.
[19] JUNG,C.G. Memórias, Sonhos e Reflexões. p.129.
[20] op.cit. 126.
[21] JUNG,C.G. Civilização em Transição. (881)
[22] LOPEZ-PEDRAZA, R. Hermes e seus Filhos.p.9
[23] “[...]Acredito que não seja difícil para o leitor imaginar o complexo mistério da doença em termos de fixação, paralisação ou petrificação.[...]Em outras palavras, a psicoterapia , nesse sentido, é uma tentativa de tornar a vida tão psíquica quanto pudermos, de manter nossa psique em movimento. Caso fracassemos, precisaremos suportar as dolorosas consequências da perturbação psicológica, de uma enfermidade, ou a sua decorrência mais comum – uma vida repetitiva e estagnada.”
LOPEZ-PEDRAZA, R. Hermes e seus Filhos. p.9.
[24] HILLMAN,J. Suicídio e Alma.
[25] LOPEZ-PEDRAZA. Hermes e seus Filhos.p.21
[26] JUNG,C.G. Memórias, Sonhos e Reflexões. p.127.
[27] JUNG,C.G. A Prática da Psicoterapia. (42).
[28] op.cit. (81)
[29] op.cit. (36)
[30] op.cit. (53)
[31] HILLMAN,J. Suicídio e Alma. p.130
[32] “[...]associo o termo ‘transferência’ mais a um movimento psíquico do que ao processo geralmente conotado.”
LOPEZ-PEDRAZA,R. Hermes e seus Filhos.p.9.
[33] JUNG,C.G. Memórias, Sonhos e Reflexões. p.130
[34] op.cit. p.122
[35] JUNG,C.G. Ab-Reação, Análise dos Sonhos e Psicologia da Transferência.(364;365)
[36] JUNG,C.G. A Prática da Psicoterapia. (163)
[37] JUNG,C.G. Ab-Reação, Análise dos Sonhos e Psicologia da Transferência.(400)
[38] JUNG,C.G. Civilização em Transição. (350)
[39] op.cit.(358)
[40] JUNG,C.G. Ab-reação, Análise dos Sonhos e Psicologia da Tranferência. (358)
[41] JUNG,C.G. Memórias, Sonhos e Reflexões. p.132.
[42] JUNG,C.G. Ab-reação, Análise dos Sonhos e Psicologia da Transferência. (365)
[43] JUNG,C.G. Civilização em Transição .(850;851)
[44] JUNG,C.G. Memórias, Sonhos e Reflexões. p.122.
[45] JUNG,C.G. A Prática da Psicoterapia. (166;167;168)
[46] op.cit. 123.
[47] JUNG,C.G. Civilização em Transição. (339)
[48] JUNG,C.G. A Prática da Psicoterapia. (8)
[49] JUNG,C.G. Civilização em Transição. (367)
[50] JUNG,C.G. Memórias, Sonhos e Reflexões. p.123.
[51] “Os desafios que a alma lhe coloca no consultório exigem que ele estude. Deve saber como colocar o subjetivo dentro de um contexto psicológico objetivo, do contrário fica preso a insignificâncias.[...]O conhecimento de um analista é tomado da filosofia, da etnologia, das artes, da religião e da mitologia, de preferência à medicina ortodoxa, porque esses campos apresentam as formulações da psique objetiva. Relatam como a alma encara e experimenta a vida e a morte.”
HILLMAN,J. Suicídio e Alma. p.173.
[52] em seu texto Profissão e Vocação.
FRANZ, Marie-Louise von. Psicoterapia.
[53] JUNG,C.G. Civilização em Transição.(882)
[54] FRANZ,Marie-Louise von. Psicoterapia. p.298.
[55] op.cit. p.300.
[56] op.cit. p.302.
[57] JUNG,C.G. Ab-reação, Análise dos Sonhos e Transferência.(466)
[58] HILLMAN,J. Suicídio e Alma. p.136.
[59] FRANZ, Marie-Louise von. Psicoterapia. p.296.
[60] op.cit, (464)
[61] MEIER,C.A.Ancient incubation and modern psychoterapy. IN:A Imagen Arquetípica do Médico Ferido,C.J.Groesbeck.
[62] “De modo que o mundo de Chiron, com suas inesgotáveis possibilidades de cura, era também um mundo de doença eterna.”
GROESBECK,C.J. A Imagem Arquetípica do Médico Ferido. IN: Junguiana: Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica. p.72.
[63] JUNG,C.G. A Prática da Psicoterapia. (179)
[64] JUNG,C.G. Memórias, Sonhos e Reflexões. p.123.
[65] HILLMAN,J. Suicídio e Alma. p.144.
[66] LOPEZ-PEDRAZA, Rafael. Hermes e seus Filhos. p.98
[67] op.cit. p.51
[68] HILLMAN,James. O Mito da Análise. p.86
[69] op.cit. p.61.
[70] op.cit.76.
[71] op.cit. p.80.
[72] op.cit. p.84.