AS QUATRO NOBRES VERDADES

Por: Ricardo Chioro

Diversos cientistas, filósofos e religiosos trouxeram novidades que beneficiaram muito o nosso planeta.

No caso de Sidarta Gautama, o Buda, sua principal novidade foram As Quatro Nobres Verdades.

 

I - A Primeira Nobre Verdade é que devido ao estado do homem voltado para os interesses de seu ego, sem voltar-se para os seus sentimentos gera insatisfação e sofrimento.

 

II – A Segunda Nobre Verdade é que “a insatisfação é o resultado de anseios ou desejos que não podem ser plenamente realizados, e estão atrelados a cede de poder”. (Carlos Antonio Fragoso Guimarães).

Este sofrimento vem pelos desejos negativos: de ser mais ou superior a todos, de controlar outro ser vivo, de prejudicar ou ferir, psicologicamente ou fisicamente, de não ser feio, querer excessivamente bens materiais, sexo ou comida.

Querer sexo, comida ou bens materiais sem ser em excesso é normal, saudável e necessário para a vida, e não é algo negativo e sim positivo.

Sexo em excesso é masturbação ou transar com alguém, contando os dois juntos, sete vezes por dia sai do equilíbrio.

Dinheiro em excesso, não é a quantidade de riqueza, mas o tempo em que a pessoa fica se preocupando em ganhar isso por dia.

Comida em excesso é a quantidade para a pessoa se tornar obesa.

O medo de sofrer e do indesejável também geram sofrimento. .

 

III – A Terceira Nobre Verdade nos diz que não estar voltado para os desejos negativos e o de não querer sofrer, extingue o sofrimento, que vem do ego. Não todo o sofrimento, mas só o de nossos estados psicológicos negativos.

A luz ela é positividade e sentimento, isso traz felicidade e satisfação, deixa o ser humano viver bem e quase que sem dor mental ou emocional.

 

IV – A Quarta Nobre Verdade é que o Nobre Caminho Óctuplo leva a extinção do sofrimento.

O Nobre Caminho Óctuplo é um caminho de autoconhecimento, como no Budismo outras religiões possuem seus caminhos de espiritualidade. Como você pode ver no nosso texto Jesus e o Autoconhecimento.

Quer ser feliz?

Então recomendamos: Leia nosso texto sobre este nobre caminho.