Temos Normalmente uma Idéia Errada sobre o Ego

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Muito se fala em ego no Espiritualismo e no Budismo, mas esse conceito surgiu no século 19 com a Psicologia, e as religiões e espiritualismos existem a centenas ou milhares de anos, dependendo da religião ou escola espiritual.

O ego é o eu, é o se voltar para si mesmo, isso não é necessariamente algo negativo, o que é negativo é o egoísmo.

Egoísmo é só ver o seu lado, só se preocupar consigo mesmo, não se importar de verdade com os outros, não gostar de sentimentos positivos, buscar dominar e controlar os outros, frieza, falsidade, não se importar com certo e errado, entre outras coisas negativas.

Se voltar para si mesmo sem ser egoísmo, egocentrismo ou individualismo pode ser algo positivo.

Muitos falam na destruição do ego, só que não é para destruir, é para enxergar, isso é autoconhecimento.

Ego é o eu, e o conhecimento de si mesmo, é o conhecimento do eu.

Quando atingimos o Nirvana ainda vamos ter ego, mas ele não será mais o centro da personalidade.

O iluminado não dá muita bola para o ego, mas a vida sem o ele (ego) e sem individualidade, personalidade não existe.

Expansão da consciência é a mente ir além de si mesmo, é desse sentimento que nasce a compaixão e a empatia, que é ver a dor do outro como a própria, se importar com o outro como e a si mesmo, isso não tem nada de egoísmo, é o inverso dele.

O iluminado muitas vezes tem que se soltar para si mesmo, um dos motivos para isso é sua evolução espiritual, pois ele não sendo perfeito ainda tem o que se trabalhar internamente.

Os iluminados buscam muito esse trabalho interno, o aprendizado sobre si não acaba quando atingimos o Nirvana, mas quem o atinge se torna muito propicio a caridade.

O ser humano normalmente pensa em si mesmo primeiro, e não tem nada errado nisso, isso não é egoísmo, egocentrismo e individualismo, por isso não é algo negativo.

É importante buscarmos o bem-estar, a felicidade, isso é coisa altamente benéfica, ninguém deseja sofrer, nem os iluminados.

Buscar o bem a si mesmo é amor, e amor nunca é algo ruim, seja sobre si mesmo ou sobre os outros.

Amor nunca é egoísmo, o amor nos leva para além de nós mesmos, e para nós mesmos, e para dentro de nós mesmos.

Textos para se Iluminar - Mandalas Metafísica - Budismo Esotérico - Ciência, Religião, Provas e Evidencias - Todas as Religiões são Verdadeiras - Taoísmo - Yoga - Espiritualismo na Filosofia - Astrologia - Numerologia - Runas - Tarô - I-Ching - Xamanismo - Cristianismo Místico - Meditação - Orações - Feng Shui

Uma Sugestão para Evoluir Espiritualmente, Meditação com Mandalas, Exercicio do perdão e Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento