A Diferença entre Intuição, Constatação e Julgamento

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O que as religiões chamam de julgamento é falar mal do outro sem saber.

Porém julgamento é muito mais que isso, é o uso da razão, é comer algo e julgar se é bom ou ruim, é assistir um esporte e julgar se estão jogando bem ou mau, isso é o uso da razão para avaliar algo, o que não existe nenhum mal nisso.

Falar mal do outro para jogar as frustrações em cima dele ou, se sentir melhor, superior, ou até mesmo para se vingar de algo que ele fez, ou por sadismo é errado, é comportamento negativo.

As religiões por influencia do Cristianismo condenam o julgamento, é o falar sem saber, a fofoca, isso são comportamentos errados, não virtuosos.

Se por um lado existe a condenação do julgamento, as religiões, principalmente as místicas, esotéricas e orientais vêem positivamente a intuição, o insight.

A intuição é você saber de algo, sem que exista um raciocínio que o leve a essa conclusão, algo parecido com o julgamento no sentido cristão, por ser algo sem pensar.

A intuição nos leva ao autoconhecimento, pois sim, com o progresso da consciência podemos constatar a realidade sem passar por uma experiência, sem precisar errar ou acertar.

Um mestre usou uma explicação uma vez que é assim:

-Quando você diz para uma criança não enfiar o dedo na tomada, ela enfia e toma choque, com a intuição não, você extrai informações da realidade sem precisar passar para a experiência.

Então ter intuição pode confundir com ter julgamento, pois em ambos os casos não temos não existe um raciocínio direito.

Mas quando temos intuição, temos certeza da informação que recebemos é realidade, no julgamento de acordo com a linguagem do Cristianismo não.

Ter conhecimento sobre si mesmo também é observar para saber quando temos intuição ou julgamento.

Intuição não é invencionice religiosa, a Psicologia que é uma ciência faz parte dos seus conhecimentos à intuição, que é inclusive ensinada como algo bom, saudável.

O progresso espiritual não ocorre só enxergando a nós mesmos, mas também aos outros, pois muitas vezes nos envolvem em suas manipulações trazendo uma perda de liberdade importante para a felicidade, então enxergar o outro para uma proteção pessoal, para podermos ser felizes e evitar o sofrimento também é importante.

Porém é mais virtuoso enxergar nossos defeitos do que o dos outros, mais muitas vezes ter intuição sobre os outros, ou muita observação nos mostrando quem ele é, é necessário para nos protegermos e sermos felizes.

Depois de enxergar algo que o outro fez e nos prejudicou é necessário perdoar, pois a mágoa, a raiva e o ódio são sentimentos ruins, prejudicam a nós mesmos.

Quando nossa alma não agüenta mais o nosso ódio, raiva ou mágoa o que pode ocorrer é o câncer, então não perdoamos o outro por causa dele, mas por nossa causa, e essa atitude traz evolução espiritual, é sempre uma oportunidade de evoluir.

Quanto mais difícil for perdoar, maior é a evolução com esse ato. Aproveite a oportunidade para se desenvolver bastante, e quase sempre perdoar uma única vez não tira todo emocional negativo com relação a essa questão, então é buscar perdoar muitas vezes e buscar enxergar se a raiva, ódio e a mágoa foram embora, ou temos mais a perdoar.

Conheça o exercício do perdão, uma pratica muito boa para a evolução no seguinte link: Exercício do Perdão.

Você busca o crescimento espiritual? Caso a resposta seja positiva, com nosso site temos essa intenção, escrevemos para você desenvolver seu autoconhecimento e até mesmo para atingir a iluminação com a Lei de Atração, convidamos vocês a conhecer nosso trabalho, entre na nossa pagina inicial.

Destacamos os índices: Textos para se Iluminar e Nirvana e Mestres Ascensos

 

Textos para se Iluminar - Mandalas Metafísica - Budismo Esotérico - Ciência, Religião, Provas e Evidencias - Todas as Religiões são Verdadeiras - Taoísmo - Yoga - Espiritualismo na Filosofia - Astrologia - Numerologia - Runas - Tarô - I-Ching - Xamanismo - Cristianismo Místico - Meditação - Orações - Feng Shui

Uma Sugestão para Evoluir Espiritualmente, Meditação com Mandalas, Exercicio do perdão e Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento