As Dimensões do Universo

Por: Ricardo Chioro – Riath

(Inspirado pelos Mestres Ascensos)

Todas as dimensões existem no mesmo lugar.

A primeira dimensão na qual estamos vivendo é o plano material, mas dentro desta dimensão física existe a astral, que é para onde a grande maioria das pessoas vão quando morrem.

Os espíritos podem estar do nosso lado e não vemos, isso acontece porque o Plano físico ocupa o mesmo espaço do astral.

As dimensão inferiores podem ser enxergadas por quem vive nas superiores, então muitos seres que vivem no astral podem enxergar o material.

O próximo plano dimensional depois do astral é o mental, depois do mental é o Búdico, depois do Búdico vem o Átimico, prosseguindo para o Monádico e em seguida o Logoíco. Todos esses planos se interpenetrais uns aos outros.

Quanto mais sutil a dimensão, mais elevada é, assim o lugar físico é muito denso, já o Lógico é ultra sutil.

Alexei Bueno dá um exemplo muito bom em seu texto sobre essas dimensões. Ele diz que podemos imaginar uma caixa de água, ela não é fazia mas sim está cheia de ar, então você coloca areia dentro, o ar e a areia estão ocupando o mesmo espaço, depois adiciona água.Então existem três matérias no mesmo lugar. Isso só é possível porque esses três elementos tem densidade diferentes, assim como as dimensões.

Recapitulando: as dimensões são de densidade muito diferentes, por isso podem existir uma dentro da outra.

As dimensões são de densidade tão diferentes que nós nem podemos enxergá-las.

Os espíritos elevados tem a alma com energia sutil, equivalente a dimensão que vai viver.

Alexei ainda escreve algo e vai ajudar muito nosso entendimento: que essas dimensões interpenétrão-se ocupando o espaço que existe entre os átomos.

Cada uma dessas dimensões tem um limite de espaço que sobre saem ao tamanho dos outros, segundo Alexei o astral do Planeta Terra vai do núcleo do nosso planeta até a orbita lunar, penetrando no astral da lua.

Já o Plano Búdico interpenetra diversos planetas, pois quanto mais sutil é a dimensão, maior ela é.

O plano Átimico ocupa todo espaço do universo.

O Espiritualismo reconhece sete estados da matéria:

1-sólido

2-liguido

3-gasoso

4-etérico

5-superetérico

6-subatômico

7-Atômica

Todas as sete dimensões possuem a matéria nesses 7 estados, sendo o sólido o mais denso de seu plano e o atômico o mais sutil.

É importante o entendimento de que o sólido da dimensão física é muito mais denso do que o solido do astral, assim como o sólido do mental é muito mais sutil do que a do astral.

Cada estado da matéria corresponde a um nível de densidade, sendo uma subdivisão do estado mais denso ao mais sutil. Veja o exemplo:

O nível mais sutil de matéria da dimensão física é o seu atômico, sendo o próximo nível em que diminui de densidade é o sólido do astral, já a densidade diminui no estado liquido do astral, passando para o gasoso, etérico, superetérico, subatômico e atômico, sendo o próximo nível mais leve é o sólido da próxima dimensão, a mental.

Dentro de um espaço de átomos átimicos existem muitos budiscos, mais ainda mentais, mais astrais e mais ainda físicos, todos se interpenetrando através de espaços vazios entre seus átomos.

Os matérias se atravessam devido aos átomos mais espaçados atravessarem os menos.

Então existem 7 dimensões e 49 estados de matéria, que são os sete de cada plano.