As Oferendas aos Orixás na Umbanda

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Os procedimentos ritualísticos das oferendas são dados pelos dirigentes espirituais e Orixás, pois tem que ser feitos de forma correta para terem efeitos.

Os Orixás participam dando o conhecimento de seus procedimentos corretos para lidamos com eles, e somos os beneficiados disso, pois eles oferecem ajuda para o que necessitamos, acima dos mentores e espíritos de extrema luz estão os Orixás, que acima deles somente Deus.

É muito importante frisar isso: Para obter resultados temos que agir da forma correta, que consiste também em tratá-los como divindades.

Porém independente de fazermos ou não as oferendas os Orixás, eles estarão sempre nos ajudando, pois eles cuidam de toda a criação sobre o comando do Divino Criador, e freqüentando uma religião seremos mais ajudados ainda, pois contamos com as forças deles, e eles são cultuados em todas as crenças positivas, com outros nomes, parábolas ou mitologias e humanizações, assim como os mentores da Umbanda também atuam em outras crenças, e a maioria delas no Brasil são os Católicos e Evangélicos, mas também atuam em outras.

Estão crescendo muito as crenças que acreditam em reencarnação e karma, assim dá mais espaço para espíritos atuarem nessa área. 

Voltando a abordar as oferendas, elas são uma prova de nosso apreço e devoção as divindades, assim como de nossa fé e amor, pois elas se sacrificam para nos ajudar, tendo a função de zelar por toda a criação, mante-la e sustentá-la, tarefa eterna, pois elas tem um grande amor, imenso, gigantesco por todos.

No momento da oferenda deve-se portar com seriedade, uma postura religiosa adequada, espiritualidade, devoção e respeito.

Não admite-se brincadeiras, conversas profanas, desleixos, falta de atenção e sobriedade. É muito importante se portar da maneira correta e ter boas intenções.

Mais importante que a qualidade dos elementos usados na oferenda, é o amor, a fé e o respeito.

As oferendas são recursos de rituais religiosos, e não são de uso único da Umbanda, mas quase todas as religiões os utilizam em seus rituais, só o Espiritismo e a religião evangélica que não as utilizam, pois não tem fé nisso, e freqüentemente encaram com muito preconceito essas praticas.

O problema disso é quando misturam a Umbanda ao Espiritismo, que podem crer na inutilidade dos elementos, o que prejudica e dificulta muito a ajuda espiritual, pois ela tem uma forma correta de proceder, uma ciência.

Para quem tem preconceito com a utilização de elementos físicos nos rituais, recomendamos o texto: Chico Xavier Quebrando Mitos, Magia Verde e Espiritismo e Espiritismo e Misticismo.

As oferendas tornam sagrados os elementos usados para o ritual, pois não teriam uso mundano, o que não é errado em outras situações, mas durante o ritual é importante a sacralidade.

Os objetos usados nos rituais devem apenas serem usados para isso, não para outras coisas e precisam ser tratados com cuidado e religiosidade.

As oferendas são praticas religiosas e de magia.

O sentido religioso é fazer os rituais com fé, amor e respeito, já o sentido da magia é pedirmos, clamarmos por ajuda em nossos problemas, dificuldades e sofrimentos, e para isso é importante sabermos quais os lugares naturais de cada Orixá, saber qual é a atuação deles e acertar o elemento correto de cada local.

Muitos objetos tem função de magia e ou religiosos.

Fazer oferenda aumenta nossa vibração, pois nos coloca na sintonia certa dos Orixás.

Visite nossa seção sobre Umbanda, tem muita coisa lá, entre no link: Umbanda.

Textos para se Iluminar - Mandalas Metafísica - Budismo Esotérico - Ciência, Religião, Provas e Evidencias - Todas as Religiões são Verdadeiras - Taoísmo - Yoga - Espiritualismo na Filosofia - Astrologia - Numerologia - Runas - Tarô - I-Ching - Xamanismo - Cristianismo Místico - Meditação - Orações - Feng Shui

Uma Sugestão para Evoluir Espiritualmente, Meditação com Mandalas, Exercicio do perdão e Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento