Como Atingir o Estado Meditativo

Por: Ricardo Chioro – Riath

(Inspirado pelos Mestres Ascensos)

Quando você medita sua mente faz dois processos contrários:

1-Trabalha na quietude dos pensamentos e ter concentração.

2-Procura tirar você da concentração e do processo meditativo.

Esses dois lados brigam para conseguir anular um ao outro, um é consciente, o outro inconsciente, isso ocorre porque a mente tenta se proteger da mudança, é uma defesa psicológica, porem o mestre taoista Wu Jyh Cheng ensina que é possível acabar com esse conflito através da disciplina.

Quando ingressamos em uma prática de autoconhecimento, muitas vezes a mente tenta resistir.

Quando alguém começa uma terapia, no começo a pessoa atrasa, se sente mal ao ir para lá, é a mente inconsciente tentando resistir à transformação.

É claro que a pessoa busca a concentração e esvaziar os pensamentos, é isso que ela quer e decidiu fazer, mas muitas vezes fica confusa sobre parar ou continuar.

Nesse processo dual que falamos acima faz surgir pensamentos para atrapalhar o silêncio mental que faz a meditação progredir.  

Se você lutar para que esse pensamento vá embora acaba atrapalhando a meditação, mas se deixar o pensamento passar, sem dar atenção para ele, sua concentração permanece.

O importante é também não dar continuidade nesse pensamento, se não também atrapalha.

A pessoa não deve conversar com seus pensamento, nem dar continuidade a ele, dai então a pessoa permanece no processo meditativo.

O Taoísmo ensina que devemos ignorar os pensamentos quando estamos no processo da meditação, e voltar o mais rápido possível para essa pratica que é tema desse texto.

Ficar concentrado na respiração é uma forma de é uma forma de controlar os pensamentos, isso ocorre estando concentrado no ar que entra e sai, sem tentar parar essa entrada e saída, mas contemplá-la, isso só dará certo se você não sair do estado de relaxamento.

Para conseguir isso é importante se manter relaxado, o ar ou os pensamentos não podem tira-lo do estado de relaxamento, nem se manter excessivamente concentrado e nem disperso, é um meio termo.

Fazendo tudo isso direitinho a pessoa conseguirá fazer sua pratica com excelência, atraindo um resultado excelente de autoconhecimento.  

 

Bibliografia

Jornal Tao do Taoísmo numero 20