|
Como Atingir o Estado Meditativo Por: Ricardo Chioro – Riath (Inspirado pelos Mestres Ascensos)
Quando você medita sua
mente faz dois processos contrários: 1-Trabalha na quietude
dos pensamentos e ter concentração. 2-Procura tirar você
da concentração e do processo meditativo. Esses dois lados
brigam para conseguir anular um ao outro, um é consciente, o outro
inconsciente, isso ocorre porque a mente tenta se proteger da mudança, é uma
defesa psicológica, porem o mestre taoista Wu Jyh Cheng ensina que é
possível acabar com esse conflito através da disciplina. Quando ingressamos em
uma prática de autoconhecimento, muitas vezes a mente tenta resistir. Quando alguém começa
uma terapia, no começo a pessoa atrasa, se sente mal ao ir para lá, é a
mente inconsciente tentando resistir à transformação. É claro que a pessoa
busca a concentração e esvaziar os pensamentos, é isso que ela quer e
decidiu fazer, mas muitas vezes fica confusa sobre parar ou continuar. Nesse processo dual
que falamos acima faz surgir pensamentos para atrapalhar o silêncio mental
que faz a meditação progredir.
Se você lutar para que
esse pensamento vá embora acaba atrapalhando a meditação, mas se deixar o
pensamento passar, sem dar atenção para ele, sua concentração permanece. O importante é também
não dar continuidade nesse pensamento, se não também atrapalha. A pessoa não deve
conversar com seus pensamento, nem dar continuidade a ele, dai então a
pessoa permanece no processo meditativo. O Taoísmo ensina que
devemos ignorar os pensamentos quando estamos no processo da meditação, e
voltar o mais rápido possível para essa pratica que é tema desse texto. Ficar concentrado na
respiração é uma forma de é uma forma de controlar os pensamentos, isso
ocorre estando concentrado no ar que entra e sai, sem tentar parar essa
entrada e saída, mas contemplá-la, isso só dará certo se você não sair do
estado de relaxamento. Para conseguir isso é
importante se manter relaxado, o ar ou os pensamentos não podem tira-lo do
estado de relaxamento, nem se manter excessivamente concentrado e nem
disperso, é um meio termo. Fazendo tudo isso
direitinho a pessoa conseguirá fazer sua pratica com excelência, atraindo um
resultado excelente de autoconhecimento.
Bibliografia Jornal Tao do Taoísmo
numero 20
|