Taoísmo e Umbanda – Semelhanças

Por Ricardo Chioro – Ryath

(texto inspirado pelos Mestres Ascensos)

O Taoísmo assim como a Umbanda são religiões místicas que acreditam em karma, reencarnação, mandala (com o nome de ponto riscado na religião afro-brasileira que estamos falando), mantras (ponto cantado na umbanda), incenso, velas e muitos outros utensílios. Essas são semelhanças que muitas crenças tem.

No Taoísmo assim como na Umbanda existem as divindades (orixás no caso das religiões afro-brasileiras) e existe um sincretismo entre a Umbanda e o Taoísmo, onde cada divindade chinesa é a mesma força cósmica que os Orixás.

Tipo de Energia ou Regencia

Divindade Taoísta Chinesa

Orixás Umbandistas

Amor

Kawan Yin  e Chang Um

Oxum

Criação e Criatividade

Tung-Yueh Tai-ti

Omulu

Evolução

Shou Lao

Obaluaiê

Ordem e Ação

Kwan Kun e Liu Pei

Ogum

Cada divindade rege um aspecto da obra de Deus, elas recebem humanização (forma humana) e mitologia.

Elas recebem uma humanização porque não são humanas, é uma forma de representa-las em uma dada civilização, assim como também recebem mitologia, que também não conta a história verdadeiras dessas forças cósmicas, mas também são uma forma de representação que encobre verdades.

No nosso planeta existiu sempre mitos e parábolas para ocultar o real conhecimento espiritual, é uma forma de lidar com as forças cósmicas que funciona, mas sem expô-las.  

Assim como a Umbanda, a religião chinesa também tem mediunidade, tanto psicografia como incorporação.

Os frequentadores chineses também tem a possibilidade de se comunicar e ser orientado por entidades espirituais, que é o que a Umbanda mais faz.

Na Umbanda recentemente também está tendo obras psicografadas, uma pratica que também existe no Taoísmo.