Yoga Tibetano

Por: Ricardo Chioro – Riath

A Yoga Tibetana, também chamada de Yoga Budista, Yoga Yantra e TrulKor vem dos monges e yogues do Tibet.

É assim como outros Yogas da medicina oriental e tem a função de prevenir doenças com o bom funcionamento do nosso interior e exterior, do nosso psicológico e físico trabalhando os canais Rtsa Lung da medicina tantrica.

A Yoga Budista trabalho os Ásanas (posturas e posições corporais), meditação e a respiração, assim traz cura para o corpo e a mente, é parecido com o Hatha Yoga.

Apesar de ser parecido como Hatha os Ásanas são diferentes da tradição Hindu, pois muitas posturas são iguais, mas a forma de praticá-las é diferente.

A Yoga Hindu aumenta a força e flexibilidade do copo, enquanto que a Tibetana a coordenação, energia e o psicológico.

Os ásanas descarregam o stress, a ansiedade e as tensões, acredito que o indiano também, mas não tenho certeza.

Como no Budismo essa pratica deixa a mente menos tagarela (termo budista) então aumenta a paz, também limpa os canais esquerdo e direito e desobstrui os Chakras.

A respiração dessa técnica que é assunto do texto trabalha no sistema nervoso central acalmando a mente, tornando a o raciocínio mais claro, também traz o equilíbrio, flexibilidade corporal e psicológica, relaxamento, concentração, autoconhecimento, prazer e integridade. Trabalha as emoções e os pensamentos com a meditação, aumenta o amor, alegria e carinho.

Os sistemas da prática do assunto desse site contem uma vasta gama de posições, utiliza as sete fases das postura com as sete fases da respiração.

O objetivo maior da pratica do TrulKor é fazer o praticante atingir o nirvana, se tornar um iluminado. É a integração com o cosmos.

Os ásanas, a respiração e a meditação aceleram a conquista do Samadhi, nirvana.

O TruKor é baseado na obra de Nyda Khajor que traduzindo significa A União do Sol com a Lua, foi escrito por Vairotsa, um mestre budista que trabalhava como tradutor. Também está muito ligado ao Dzogchen, que é uma tradição espiritual, mas pode ser praticada sem essa associação com o Espiritualismo, apenas praticando os exercícios pela saúde integral e autoconhecimento.

 

Bibliografia

https://olharbudista.wordpress.com/2016/12/01/yantra-yoga-o-yoga-tibetano-do-movimento/

http://centrodedharma.ngalso.org/events/trulkor-yoga-tibetano/

http://www.vajra.com.br/praticas/yoga-tibetano/

https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/conheca-a-ioga-tibetana-e-seus-beneficios/