ESCLARECIMENTOS IMPORTANTES SOBRE O BUDISMO 3

Por: Ricardo Chioro

Existe uma frase Budista que é assim: O budismo ensina o autoconhecimento, isso é pensar em si mesmo, e quando nos conhecemos, não pensamos em nós mesmos.

Muitas pessoas pregam que não se deva pensar em si mesmo, só nos outros, que essa é a condição da iluminação, mas não é assim, isso é somente uma linguagem.

O que o budismo chama de eu é ego, mas existe um eu que não é ego, isso o budismo chama de não-eu, mas é somente uma linguagem.

Veja se um iluminado é alguém e existe, ele é alguma coisa, é alguém, então o eu existe sim.

Veja pelos pronomes pessoais que aprendemos na escola, se eu posso chamar uma pessoa de ele, um iluminado por exemplo, então ele pode ser chamado de eu por si mesmo.

Eu, tu, ele, nós, vós, eles.

Eu e ele é o mesmo pronome pessoal praticado por pessoas diferentes.

Se posso chamar um iluminado de ele, então ele pode ser chamado de eu por si, então o eu iluminado existe.

O que podemos notar é uma diferença da linguagem budista com o português.

Algumas pessoas pensam que os iluminados não pensam em si mesmos, mas isso não é verdade, porque se fosse assim nós não conheceríamos a história da iluminação do Buda, porque ele só pode ter contado isso depois de se iluminar, pois teve que pensar em si para praticar esta ação.

Podemos notar outra coisa interessante, que chamamos o Buda de ele.

O que quiseram dizer na primeira frase do texto sobre não pensar em si mesmo, é somente não pensar com o ego, é somente uma forma de falar.

O grande problema dessa linguagem é que muitas pessoas pregam que não se deva importar consigo mesmo, só com outros, e não se deva pensar em si, e que com isso não se deva ter auto-estima.

Isso vai contra o ensinamento de Jesus que diz: Amai o próximo como a ti mesmo.

Segundo essas pessoas se deve somente amar o próximo e também anular a si mesmo.

A auto-estima é muito importante para adquirir auto-conhecimento, quando a pessoa trabalha para adquirir mais auto-estima, está trabalhando para adquirir mais autoconhecimento.

A auto-estima é necessária para a iluminação.

As coisas boas que você enxerga sobre si mesmo são verdade, não são ilusão, reconhecer isso é sabedoria, e valorizar também.

Também não se deve anular a si mesmo.

Quando uma pessoa se anula pode anular a sua parte que não é a do ego, a parte que é luz.

É muito importante que a não anulemos a nós mesmos.

É importante nos darmos importância.

Mais textos sobre esclarecimentos do Budismo: Esclarecimentos Importantes sobre o Budismo, Esclarecimentos Importantes sobre o Budismo 2, Esclarecimentos Importantes sobre o Budismo 3 e Amor não é Apego.