Disciplina essencialmente teorética para resolver o
problema do mundo.
Teologia
Razão aplicada ao mistério
contido na Revelação.
Absolutamente distinta da
Filosofia.
Gnosiologia
Ideogenia inatista. Iluminação divina na produção das
idéias.
Empírica e racional, sem
inatismos e iluminações divinas.
Metafísica
Dualismo.
União substancial da alma e
do corpo
Vontade e Intelecto
Voluntarismo.
Intelectualismo.
PARALELO ENTRE
BOAVENTURA E TOMÁS DE AQUINO
·Deve-se ter em mente que Boaventura representa a tradição
platônica-augustiniana e Tomás de Aquino inauguraria a idade do
aristotelismo cristão.
·Não se pode esquecer que nem Boaventura é exclusivamente
platônico-augustiniano, nem Tomás de Aquino exclusivamente aristotélico.
·Boaventura e Tomás de Aquino representam duas formas
igualmente ricas e importantes do pensamento cristão
·Boaventura sente plenamente os valores e os direitos da razão,
mas lhe sente também os limites.
·Boaventura nunca ensinou filosofia nem escreveu qualquer obra
filosófica, sendo sua filosofia inferior à teologia; Tomás de Aquino foi um
renomado mestre e deixou obras amiráveis.
·Boaventura conheceu a filosofia de Aristóteles, cita-o
freqüentemente e o lembra na sua obra “Comentário às Sentenças de Pedro
Lombardo”, mas seu conhecimento de Aristóteles é superficial ora o aceita,
ora o rejeitam nas não se percebe anti-aristotelismo em sua obra, ao passo
que Tomás de Aquino penetrou fundo na doutria do Estagirita.
·Tomás de Aquino aceitou em bloco a teoria aristotélica do
conhecimento, ao passo que Boaventura tenta conciliar a teoria de
Aristóteles com a teoria agostiniana da iluminação.
·Boaventura declara absurda a eternidade da matéria, Tomás de
Aquino afirma que só pela fé se conhece a criação no tempo e afirma que se
pode admitir a eternidade da matéria desde que não se negue o ato criador do
Ser Supremo
·Tomas de Aquino recebeu dos árabes Alfarabe e Avicena a tese
da distinção entre ser e essência para explicar a diferença radical entre
Deus e a criatura e rejeita a tese do judeu Ibn Gebirol acerca do
hilemorfismo universal, Boaventura aceita a pluralidade das formas e a
matéria espiritual