O Tomismo VII

Por Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho

PARALELO ENTRE AGOSTIANISMO E TOMISMO

                                  Agostianismo            Tomismo

            Filosofia

        

Solucionadora parcial do                  problema da vida.

Disciplina essencialmente teorética para resolver o problema  do mundo.

            Teologia

Razão aplicada ao mistério contido na Revelação.

Absolutamente distinta da                Filosofia.

            Gnosiologia

Ideogenia inatista. Iluminação divina na produção das idéias.

Empírica e racional, sem inatismos e iluminações divinas.

            Metafísica

Dualismo.

União substancial da alma e do corpo

Vontade e Intelecto

Voluntarismo.

Intelectualismo.

 

PARALELO ENTRE   BOAVENTURA E TOMÁS DE AQUINO

 

·      Deve-se ter em mente que  Boaventura representa a tradição platônica-augustiniana e Tomás de Aquino inauguraria a idade do aristotelismo cristão.

·      Não se pode esquecer que nem Boaventura é exclusivamente platônico-augustiniano, nem  Tomás de Aquino exclusivamente aristotélico.

·      Boaventura e Tomás de Aquino representam  duas formas igualmente ricas e importantes do pensamento cristão

·      Boaventura sente plenamente os valores e os direitos da razão, mas lhe sente também os limites.

·      Boaventura nunca ensinou filosofia nem escreveu qualquer obra filosófica, sendo sua filosofia inferior à teologia; Tomás de Aquino foi um renomado mestre e deixou obras amiráveis.

·      Boaventura conheceu a filosofia de Aristóteles, cita-o freqüentemente e o lembra na sua obra “Comentário às Sentenças de Pedro Lombardo”, mas seu conhecimento de Aristóteles é superficial ora o aceita, ora o rejeitam nas não se percebe anti-aristotelismo em sua obra, ao passo que Tomás de Aquino penetrou fundo na doutria do Estagirita.

·      Tomás de Aquino aceitou em bloco  a teoria aristotélica do conhecimento, ao passo que Boaventura tenta conciliar a teoria de Aristóteles com a teoria agostiniana da iluminação.

·      Boaventura declara absurda a eternidade da matéria, Tomás de Aquino afirma que só pela fé se conhece a criação no tempo e afirma que se pode admitir a eternidade da matéria desde que não se negue o ato criador do Ser Supremo

·      Tomas de Aquino recebeu dos árabes Alfarabe e Avicena a tese da distinção entre ser e essência para explicar a diferença radical entre Deus e a criatura e rejeita a tese do judeu Ibn Gebirol  acerca do hilemorfismo universal, Boaventura aceita a pluralidade das formas e a matéria espiritual