Japa Yoga ou Mantra Yoga

Pelo Espaço de prática PuraYoga

Mediante o pensamento cosntante no mantra, cada um é protegido e libera-se da roda de nascimentos e mortes. "Man" vem da raíz de manas que é mente e significa "pensar"; "tra" significa proteger ou liberar. Um mantra gera a força criativa e outorga a bem aventurança eterna. Um mantra, quando é repetido constantemente desperta a cosnciência.
Swami Sivananda (Japa Yoga)

 

MANTRA YOGA
Um mantra é uma energia mística encerrada dentro da estrutura do som. É o poder divino manifestado em um corpo sonoro. Por meio da concentração e da repetição se libera a sua energia e esta toma forma. O Japa, ou Mantra Yoga, é aquela prática através do qual o poder contido nos mantras é aplicado. Cada mantra está construído a partir de uma combinação de sons derivados das cinquentas letras do alfabeto sâncrito. O Sânscrito também é conhecido como Devanagari ou linguagem dos Deuses. Os sábios da antiguidade, sintonizados com elevados níveis de consciência, conheciam muito bem o poder inerente contido nos sons e eles utilizavam combinações de sons para obter vibrações especificas.
SOM: A SEMENTE DE TODA MATÉRIA
"No princípio era a Palavra. A Palavra estava com Deus e a Palavra era Deus".
A "Palavra da Bíblia é a Sabdabrahman do Tantra Hindu, Palavra, som e mantra são partes integrantes da cosmologia hindu e não podem separar-se dela. O japa, a repetição do mantra, extrai os pirncípios cosmológicos do terreno da teoria e os coloca para trabalhar de um modo prático. Esta é a senda do microcosmo ao macrocosmo, é o veículo que leva a pessoa de volta a sua origem.

Durante a período de dissolução, a Energia Cósmica (Shakti) permanece inativa. Tal como a tulipa está latente dentor do bulbo, assim também este universo, tal como nós conhecemos, está latente em Shakti. Nese instante surge uma vibração, ou "big-bang" e como um botão de rosa, o universo se abre e se expande. Depois da primeira diferenciação, que são as energias seminais do universo, a massa de energia vibrante continua diferenciando-se e expandindo-se em forma de ondas. Na quinta diferenciação o universo evolui até o plano denso, com a criação de cinquenta sons articulados. Sob todas formas do mundo físico estão as ondas oscilantes dos cinquenta sons primários em distintas combinações. O som é a forma potencial e a forma é o som manifestado.

O SOM COMO ENERGIA
As sílabas sagradas usadas em meditação pelos aspirantes espirituais habitualmente são nomes Sâncritos do Absoluto. Como poder divino manifestado em som, o mantra em si mesmo é o corpo sutil da deidade. A teoria da meditação Japa diz que mediante a repetição das sílabas com precisão e devoção intensa, se chama a forma da deidade que preside o mantra. A meditação em Om Namah Shivaya produz a forma de Shiva, enquanto que Om Namo Narayanaya produz a forma de Vishnu. As vibrações produzidas pelos tons de uma mantra são muito importantes e sua pronúncia não pode ser uma questão fortuita.
Sintonizando com o comprimento de onda do mantra a pessoa é conduzida de volta, desde o plano denso dos sons articulados através do véu que enconbre o universo material até a deidade personalizada, e finalmente, a energia primária indiferenciada do Poder Supremo.
Pensamento e som se manifestam em quatro estados fundamentais, com um som audível em um extremo do espectro e pensamento na outra. A meditação Japa nos leva desde o mais baixo destes estados ao mais elevado.


OS QUATRO NÍVEIS DE SOM

VAIKHARI: a palavra falada. É densa, som audível até a sua máxima diferenciação. É o pensamento transformado em um código que se chama linguagem. O pensamento, como palavra falada é o seu estado mais concreto.

MADHYAMA: vibração mental. Quem fala pensa em uma linguagem e seleciona suas palavras atarvés de seu prisma mestal, nublado por preconceitos, impressões, emoções e outras limitações.

PASHYANTI:estado telepático, em que se pode literalmente sentir a forma de pensamento. Este é o nível universal em que tem lugar todos os pensamentos. Naõ há diferenciação de pensamentos, nome ou forma. Um hindu, um esquimó, um alemão e um espanhol podem olhar para a mesma flor e experimentarem a pensamento dela ao mesmo tempo e na mesma linguagem não verbal.

PARA: o quarto estado e mais elevado é transcendental. Não está formado por nenhum comprimento de onda particular, está por cima de todos os nomes e formas. É o substrato imutável, o substrato primitivo de todas as linguagens e é energia pura, ou Shakti. Como som potencial indiferenciado se corresponde com Sabdbrahman, a divina vibração que tudo une.

VIBRAÇÕES SONORAS NA MEDITAÇÃO
O Japa é um método de canalizar nossa consciência desde o nível mais baixo até o nível mais elevado d epensamento puro. Repetido verbal ou mentalmente, um mantra nos eleva até o estado telepático, e mais além, até o transcendental. A pessoa não desfrutada bem aventurança, mas torna-se a bem aventurança. Esta é a verdadeira experiência da meditação. O poder do som é tremendo. Além da imagem e da forma, pode gerar idéias, emoções e experiências. Simplismente escutando voçês, a mente pode experimentar prazer ou dor. Se alguém grita: "Uma serpente! Uma serpente!", todos saltam imediatamente com espanto. Se tal é o poder de uma coisa comum neste mundo, imagine qual é o poder que reside no nome do Senhor. Japa é um dos métodos mis diretos para a realização do Ser, ou Consciência Universal. Elimina as impurezas mentais, a cólera, avareza, luxúria e outras impurezas que escondem a luz interna. O Japa relaizado com fé, devoção e pureza incrementa a força do aspirante que preside o mantra.
O Supremo não é uma entidade indivivual. Deus é uma experiência que se realiza dentro de um particular comprimento de onda. O Japa produz na mente a forma da deidade vinculada com o mantra. Mediante a prática constante, este forma se converte no centro de nossa consciência e pode realizar-se diretamente.
Em consequencia, o mantra da deidade é a deidade mesma. A repetição com concentração sobre o significado do mantra e sobre os atributos da deidade particular nos levam rapidamente a realização de Deus.

AS SEIS PARTES DE UM MANTRA
1.RISHI - Aquele que teve a realização do Ser pela primeira vez mediante esse mantra e quem o deu ao mundo. O sábio Vishwamitra é o Rishi do Gayatri
2. MEDIDA - Que governa a inflexão da voz
3. DEVATA - Ser sobrenatural, superior ou inferior, que consituti o poder que sustenta o mantra. Este devata é a deidade que preside o mantra
4.BIJA - Semente. Palavra ou série de palavras significativas que dão um poder especial ao mantra. A Bija é a essência do mantra
5. SHAKTI - A energia da forma do mantra, quer dizer das formas das vibrações criadas por seus sons. Estes conduzem o aspirante até a divindade adorada.
6. KILAKA - A rolha que tampa a chaitanya (consciência pura) escondida no mantra. Assim que a rolha é removida através da repetição constante e prolongada do Nome, se revela chaitanya. O aspirante recebe a visão do seu Ishta Devata.

LIKHITA JAPA
É a pratica diária de escrever o mantra durante certo tempo num caderno exclusivo para isso. Enquando se escreve o mantra deve se observar mauna (silêncio interno). Escreva o mantra com tinta claramente. Aos domingos e durante as férias escreva-o por mais tempo. Pode se desenvolver um maravilhoso poder de concentração. Do Likhita Japa provém incontáveis benefícios espirituais. Quando se escreve o mantra naõ ha nenhuma restrição sobre nenhum tipo especial de escritura. Pode ser escrito em qualquer idioma.

PRATICA DE JAPAYOGA
Veja instruções mais detalhadas no texto (Guia para meditação).
Pronuncie cada sílaba do mantra corretamente e de maneira bem definida. Não repita o mantra nem muito rápido e nem muito devagar. Aumente a velocidade só quando a mente se distraia. Não faça japa de forma apressada. O que ajuda o aspirante a obter consciência de Deus não é o número de repetições mas sim a pureza, a concentração, a atitude mental e o foco da mente em um só ponto. Faça Japa com devoção total.
Usar um mala (colar) te mantém atento a atua como um incentivo a seguir o Japa com continuidade. Pode não ser necessário para os discípulos adiantados. A variedade no ritmo do japa é necessária para manter o interesse, evitar a fadiga e compensar a monotonia. Repita-o em voz baixa durante um tempo, depois sussure o mantra e algumas vezes repita-o mentalmente.
Sinta que seu coração se purifica e que a mente se estabiliza pelo poder do mantra. Mantenha seu mantra em segredo. Depois de terminar o japa não deixe imediatamente o lugar, não se misture com todo mundo nem se submeta a atividades mundanas. Sente-se em silêncio ou faça um relaxamento por pelo menos 10 minutos, sussurando alguma oração, recordando e refletindo sobre o infinito amor.

Espaço de prática PuraYoga
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Tel: (11) 5093-1964
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