AS QUATRO NOBRES VERDADES Por: Ricardo Chioro (Parte deste texto é canalizada dos Mestres Ascensos) Diversos cientistas, filósofos e religiosos trouxeram novidades que beneficiaram muito o nosso planeta. No caso de Sidarta Gautama, o Buda, sua principal novidade foram As Quatro Nobres Verdades.
I - A Primeira Nobre Verdade é que devido ao estado do homem voltado para os interesses de seu ego, sem voltar-se para os seus sentimentos gera insatisfação e sofrimento.
II – A Segunda Nobre Verdade é que “a insatisfação é o resultado de anseios ou desejos que não podem ser plenamente realizados, e estão atrelados a cede de poder”. (Carlos Antonio Fragoso Guimarães). Este sofrimento vem pelos desejos negativos: de ser mais ou superior a todos, de controlar outro ser vivo, de prejudicar ou ferir, psicologicamente ou fisicamente, de não ser feio e querer excessivamente bens materiais. Querer bens materiais sem ser em excesso é normal, saudável e necessário para a vida, e não é algo negativo. Dinheiro em excesso, não é a quantidade de riqueza, mas o tempo em que a pessoa fica se preocupando em ganhar isso por dia. Alguns desejos que não estão atreladas a cede de poder, também trazem sofrimento, como é por exemplo querer sexo e comida excessiva. Sexo em excesso é masturbação ou transar com alguém, contando os dois juntos, sete vezes por dia sai do equilíbrio. Comida em excesso é a quantidade para a pessoa se tornar obesa. O medo de sofrer e do indesejável também geram sofrimento. .
III – A Terceira Nobre Verdade nos diz que não estar voltado para os desejos negativos, extingue o sofrimento, que vem do ego. Não todo o sofrimento, mas só o de nossos estados psicológicos negativos. A luz ela é positividade e sentimento, isso traz felicidade e satisfação, deixa o ser humano viver bem e quase que sem dor mental ou emocional.
IV – A Quarta Nobre Verdade é que o Nobre Caminho Óctuplo leva a extinção do sofrimento. O Nobre Caminho Óctuplo é um caminho de autoconhecimento, como no Budismo outras religiões possuem seus caminhos de espiritualidade. Como você pode ver no nosso texto Jesus e o Autoconhecimento. Quer ser feliz?
Então recomendamos: Leia nosso texto sobre este nobre caminho.
|