COMO MEDITAR

Por: Ricardo Chioro

(Parte deste texto é canalizada dos Mestres Ascensos)

Meditar é não pensar em nada.

Antes de começar a meditar, você tem que se acostumar com a idéia de que a meditar é não pensar em nada. Pense bastante nisso antes de começar a prática, ajuda.

Não é fácil, pois estamos pensando sempre.

Meditar é relaxar, esse relaxamento em um nível muito mais profundo, é o não pensar em nada.

Para alguns esse relaxamento muito profundo leva até o êxtase.

Para relaxar, a melhor postura é a mais confortável, ou seja: deitado.

Muitas pessoas pregam que a melhor postura para esta prática é sentar na postura de lótus.

Os orientais em diversas regiões como na Índia e no Tibet, onde a pratica é mais utilizada, estão acostumados a sentar em lótus, sentam assim no chão para comer, relaxar, até mesmo trabalhar, para eles é normal.

Nós não estamos acostumados a sentar assim, se ficarmos cinco minutos vamos sentir dor.

Se as vezes não conseguimos ler com barulho, imagine meditar, que exige muito mais, com dor e estando desconfortável, que é muito pior que barulho.

Pelo menos começar a meditar em lótus, sem estar acostumado com a postura, é passar nervoso e fracassar. Nervoso por não conseguir, é ser atrapalhado pelo desconforto e dor.

É muito difícil livrar a mente dos pensamentos, e qualquer coisa que atrapalhe, prejudica muito.

No começo, você faz apenas exercícios de relaxamento, fica uns 30 dias ou mais com essas práticas, só depois começa a tentar não pensar.

Alguns pensamentos vão aparecer, ai você vai deixamos passar.

Alguns exercícios de visualização acompanham, para ajudar o não pensamento, como pensar em tudo escudo ou tudo preto.

Não é todo mundo que consegue meditar, algumas pessoas muito preocupadas em não esquecer os afazeres, pessoas muito estressadas ou muito ligadas terão dificuldades, o que não significa que estejam em um nível baixo de evolução espiritual, não tem nada disso. As vezes pela educação e pelo que sofreu na vida a pessoa não consegue desligar, relaxar profundamente.

Existem pessoas de baixíssimo nível de espiritualidade que conseguem meditar, e pessoas de alto nível que não conseguem. Isso depende de tanta coisa.

Já soube de casos em que psicopatas meditavam para relaxar.

O que acontece com muitíssima freqüência, é no começo as pessoas não conseguirem, ficar nervoso é normal, e isso atrapalha, pois para o sucesso temos que estar em paz.

As vezes estamos conseguindo, derrepente vem um pensamento e não deixamos passá-lo, e atrapalha tudo. Mas quanto mais se aprofundar, mais difícil é sair do estado de consciência alcançado.

Não seja exigente com você, isso só irá atrapalhar.

Existem pessoas que dizem que conseguem na meditação entrar no estado mais aprofundado em dois minutos, dez minutos, e geralmente falam isso porque querem mostram evolução ou poder, e na grande maioria das vezes estão mentindo, como diz um amigo meu muito estudado: nem os monges tibetanos que passam a vida meditando conseguem isso.

O problema dessas afirmações é que pode ser muito desestimulante, pois o praticante pode se sentir desestimulado ou abaixando sua alto-estima, porque enquanto o outro leva 2 ou 10 minutos ele leva 1 hora.

Não ligue para essas pessoas, meditação exige paciência e perceverança.

Ame-se, respeite-se, e saiba que é difícil para todos, tem gente que demora muito para conseguir.