AUTOCONHECIMENTO NO ESPIRITISMO

Por: Ricardo Chioro

(Parte deste texto é canalizada dos Mestres Ascensos) 

Psicografia é onde espíritos passam informações para os médiuns, que as escrevem, assim trazem diversas orientações morais e conhecimentos.

Evoluímos espiritualmente lendo sobre o espiritual.

Aprendemos com textos explicativos sobre o que não é do mundo físico, assim como com romances espirituais, são obras importantes.

Existem espíritas que dizem que devemos apenas ler as obras de Allan Kardec, mas ler sempre as mesmas obras é desestimulante, ao contrario do que ter um numero grande informações disponíveis, vão surgir trabalhos que despertem nosso interesse, conseqüentemente leremos mais. Falamos mais sofre isso no texto: A Importância da Diversidade de Obras Espirituais.

Além da obra de espíritos podemos contar com a de encarnados, porque lendo material trazido pelos desencarnados podem se informar e escrever também.

A orientação no Espiritismo onde se a consegue evolução é na moral cristã, são as orientações que praticadas trazem autoconhecimento.

Não é só a moral cristã que traz o despertar da consciência, outras religiões que não são do Cristianismo também tem suas orientações de evolução, que são muito boas.

Não existe uma religião melhor, com uma orientação melhor.

Cada religião tem suas vantagens e desvantagens.

Uma orientação moral errada é que devemos ser gratos as pessoas que nos fazem mal, isso por queimarmos karma.

Não devemos ser gratos a quem nos faz mal porque não fizeram nada de bom para nós, não tiveram essa intenção, além de trazerem sofrimentos com isso, é antinatural ser grato em uma situação dessas, é importante sermos gratos pelas boas coisas, não pelas ruins.

A atitude espiritualizada não é ser grato ao mal feitor, mas sim perdoar.

Psicologicamente ser grato ao mal feitor resulta normalmente em repressão de raiva, ódio, mágoa, chateação e etc. repressão não é nunca autoconhecimento e transformação, o perdão é sim.

O perdão elimina raiva, ódio e mágoa, a repressão não, encobre de nossa mente, mas continua existindo no nosso inconsciente ou subconsciente.

Outra orientação errada é a repressão sexual, ver o sexo como de baixa espiritualidade.

Sexo não significa traição, traição sim é algo errado, o sexo não.

Não queremos diminuir o Espiritismo com essas explicações, mas colocar em pé de igualdade com as outras religiões.

Mas falando agora do positivo: O Dr. Bezerra de Menezes estudou a obra de Allan Kardec (codificador do Espiritismo) por dez anos, então disse que a moral cristã traz sim o autoconhecimento.

Emmanuel (mentor de Chico Xavier) escreveu em um livro do qual não me recordo o nome, que o progresso da alma é tão importante que Jesus não teria multiplicado os pães e peixes, se não fosse para os discípulos ficassem fortes, então caminhassem para a evolução.

Além do estudo e da orientação a mediunidade, o amor, a oração e a caridade trazem o progresso da alma, mais explicações sobre isso em: Como Desenvolver seu Autoconhecimento.

O Espiritismo promove e ensina a caridade, amor, oração e a mediunidade.

Acredito, pois não conheço bem o passe espírita, mas técnicas similares de outras crenças ou métodos que trabalham energeticamente podem despertar nossa consciência, então acho que talvez o passe também possa.

Se o passe não provocar autoconhecimento em quem o recebe, em quem o faz sim, pois trabalhar com energia positiva nos desperta a consciência, além de também ser caridade.

Textos afins: Jesus e o Autoconhecimento, Chico Xavier Quebrando Mitos A Importância das Religiões e A Importância da Diversidade de Obras Espirituais.